O reflexo das aprendizagens na área da expressão musical do pré-escolar no 1º ciclo do ensino básico

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho, no contexto de pré-escolar, reflete, por um lado, a prática neste nível de ensino, em situação de estágio e, por outro, investiga sobre a influência que as atividades de expressão musical aí desenvolvidas têm na Música, nas Atividades de Enriquecimento Curricular na Educação Básica - 1ºciclo. Partindo da nossa observação participante, enquanto estagiária no pré-escolar, inicial, foi surgindo a necessidade de aprofundar melhor o conhecimento dos contextos, e respetivas práticas. Começámos, primeiramente, com uma investigação de âmbito concetual teórico, recorrendo à revisão bibliográfica e documental que fundamentou as bases para esta investigação de forma a encontrar sustento à problemática em questão e desenvolvendo, posteriormente, toda a reflexão da componente empírica, da qual fomos entretanto fazendo registos, emergentes do nosso estágio. Metodologicamente foi efetuado o registo de atividade através de grelhas de observação, em investigação-ação, visto estarmos a desenvolver atividade de estagiária em pré-escolar e, mais tarde, a de professora contratada das atividades de enriquecimento curricular em ensino básico-1º ciclo. Foram inquiridas educadoras e professores, através de entrevistas e questionários de onde retirámos os dados que foram analisados e dos quais retirámos as opiniões que serviram de sustentáculo às nossas conclusões. Partindo da análise dos dados obtidos, verificámos, com esta investigação, que apesar de se sentir os reflexos das aprendizagens musicais do pré-escolar no ensino básico - 1º ciclo, existe a necessidade, por parte de educadores e professores, de mais formação e de auxílio de professores especializados ou com experiência nesta área, considerada muito importante para o desenvolvimento global das crianças, mas que no entanto não é relevada.
This work, in the context of pre-school, reflects, on the one hand, the practice of teaching at this level, in a situation of stage and secondly, investigates the influence that the activities of musical expression have developed there in music, in Curricular Enrichment activities in Basic Education - 1st cycle. From our observation, as an intern in preschool, home, has emerged the need to deepen the knowledge of the best contexts and respective practices. We started first with an investigation of Conceptual theoretical framework, drawing on the literature review and documentation that substantiate the basis for this research in order to find sustenance for the relevant issue and developing subsequently, all the reflection of empirical component, which were however making records, emerging from our stage. Methodologically was made registration activity through observation grids in action inquiry, as we develop activity intern in preschool and later, the teacher's contracted activities to enrich the curriculum in basic education-1st cycle. Educators and teachers were surveyed through questionnaires and interviews where we removed the data were analyzed and from which we withdrew the opinions that served as the backbone to our conclusions. Based on the analysis of the data obtained, we find with this investigation, that despite feeling the repercussions of musical learning from preschool to primary school - 1st cycle, there is a need on the part of educators and teachers, more training and assistance of specialist teachers or experienced in this field, considered very important to the overall development of children, but that is not yet in relief.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-escolar
Palavras-chave
Educação musical , Ensino/aprendizagem , Educação pré-escolar , Ensino básico 1º ciclo
Citação