Coordenação corporal, maturação biológica e atividades praticadas nos tempos livres em crianças do ensino fundamental

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Introdução: O objetivo do estudo é analisar a associação da idade, gênero, maturação sexual e tipo de atividade praticada no tempo livre com a coordenação motora de crianças. O estudo transversal utilizou amostra de 100 crianças de ambos os sexos, com idades entre 10 e 13 anos, (média 11,5+ 0,9anos) completos na data da recolha dos dados escolares da rede municipal de ensino na cidade de Alhandra, grande João Pessoa, estado da Paraíba, Nordeste Brasileiro, selecionadas aleatoriamente e divididas, em dois grupos etários (10-11 e 12-13 anos). A amostra foi submetidas às medidas antropométricas, ao questionário de atividades extracurriculares (AEC) luso-brasileiro, à bateria de testes KTK, à auto avaliação de maturação sexual pranchas de Tanner, devidamente autorizadas pelos pais e gestores. Utilizou-se o SPSS 18.0, com média, desvio padrão e correlação de Spearman e Pearson, e análise multivariada para verificar diferenças entre as variáveis por faixa etária e gênero sexual. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: O quociente motor total (QMT) geral foi de 76,1±12,8, classificado de coordenação insuficiente, sendo o QMT dos meninos (80,8±13,2), maior do que o das meninas (71,1±10,3), com diferenças significativas (p=0,001); entre faixas etárias o QMT foi de 76±10,6, para 10-11 anos e 76,1±14,8 para 12-13 anos, sem diferenças (p=0,962). Não se encontrou diferenças significativas, para os meninos, pelas idades, nos testes da bateria KTK e as meninas apresentaram diferenças significativas, entre as faixas etárias para todos os testes. Para as crianças de 10 a 11 anos os meninos foram estatisticamente melhores que as meninas para os escores do QMT (80,7±12,2 vs 73,4±8,8, p=0,018) e SL (87,3±17,1 vs 78,8±14,2 p=0,002), o mesmo ocorreu para a faixa etária de 12 a 13 anos para o QMT (80,8±13,9 vs66,3±11,8, p=0,001), SM (78,6±17,5 vs 61,8±12,6, p=0,001) SL (78,8±14,2 vs 66,5±15,8, p=0,002) e TL (82,6±14,7 vs 68±12,4, p=0,001). A classificação da melhor coordenação foi para o TE, meninas (80%) e meninos (64%), coordenação normal; a maturação sexual de ambos os grupos foi predominante para púbere; meninas mamilo (83,6%) e púbis (59,2%) e meninos genitália (86,3%) e púbis (80,4%); houve diferenças significativas entre os estágios para ambos os grupos. Em relação ao transporte utilizado para ir à escola 51% das crianças declararam ir de ônibus, já 38% vai caminhando, com diferenças significativas entre os percentuais (p=0,001); 36% alegaram nunca praticar atividades com presença do professor sem ser na escola. Baixas correlações foram observadas entre atividades extracurriculares, grau de maturação sexual, idade, gênero sexual e quocientes motores. Conclusões: O QMT geral do grupo foi classificado em coordenação insuficiente, sendo o dos meninos maior do que o das meninas independente da faixa etária; a maturação sexual classificada, predominantemente, de púbere; as atividades extracurriculares, praticadas nos tempos livres, e o QM não apresentaram correlações, indicando a independência entre variáveis.
Introduction: The aim of this study is to analyze the association of age, gender, sexual maturation and type of activity practiced in leisure time with the motor coordination of children. The study used cross-sectional sample of 100 children of both sexes, aged between 10 and 13 years (mean 11,5 + 0,9 years) completed on the date of collection of school data in the municipal schools of the city of Alhandra, João Pessoa, Paraíba State, Northeast Brazil, randomly selected and divided into two age groups (10-11 and 12-13). The sample was tested for anthropometric measurements, the questionnaire of extra-curricular activities (ECA) Luso-Brazilian, battery testing KTK, self assessment of sexual maturation boards Tanner, duly authorized by the parents. We used the SPSS 18.0, mean, standard deviation and Pearson and Spearman correlation, and multivariate analysis to determine differences between variables by age and gender. It was adopted a significance level of 5%. Results: The total motor quotient rate (QMT) was 76,1±12,8, classified as insufficient coordination, and the QMT of boys (80,8±13,2) was higher than the QMT of girls (71,1±10,3), with significant differences (p=0,001). Between the ages QMT was 76±10,6 for 10-11 years and 76,1±14,8 for 12-13 years, with no differences (p=0,962). There were no significant differences for boys, by age, in the KTK tests battery and girls showed significant differences between age groups for all tests. For children 10-11 years, boys were significantly better than girls for the QMT scores (80,7±12,2 vs 73,4±8,8, p=0,018) and SL (87,3±17,1 vs 78,8±14,2 p=0,002), the same occurred in the age group 12-13 years for the QMT (80,8±13,9 vs 66,3±11,8, p=0,001) , SM (78,6±17,5 vs 61,8±12,6, p= 0,001) SL (78,8±14,2 vs 66,5±15,8, p=0,002) and TL (82,6±14,7 vs 68±12,4, p=0,001). The classification was better coordination for the TE, girls (80%) and boys (64%), normal coordination; sexual maturation of both groups was predominant pubescent; nipple girls (83,6%) and pubis (59,2%) and boys genitalia (86,3%) and pubis (80,4%), significant differences between stages for both groups. In relation to the transport used to go to school 51% of children said to go by bus, and 38% walking, with significant differences between the percentages (p = 0,001), 36% claimed never do activities with teacher's presence without being in school . Low correlation was observed between extra-curricular activities, degree of sexual maturation, age, gender and motor quotient. Conclusions: The QMT overall group was classified as insufficient coordination, and the boys higher than girls regardless of age, sexual maturation classified mainly of puberty, the extra-curricular activities, practiced in leisure, and QM showed no correlations, indicating independence between variables.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Física e Desporto, especialização em Desenvolvimento da Criança
Palavras-chave
Crianças , Jovens , Coordenação motora , Desenvolvimento motor
Citação