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Título: A abordagem da compreensão auditiva e sua avaliação no ensino de E/LE, no Ensino Secundário (11.º Ano – Nível de Iniciação)
Autor: Batista, José António Flambó Afonso
Orientador: Oliveira, Anabela Dinis Branco de
García, José Manuel Giménez
Palavras-chave: Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Discurso oral
Memória auditiva
Data: 2011
Resumo: A compreensão auditiva, que pressupõe um esforço cognitivo do ouvinte, deve ser uma prática recorrente no processo de ensino-prendizagem de qualquer língua, em articulação com as restantes competências. Neste sentido, cabe ao professor fomentar uma pedagogia activa e desempenhar o papel de mediador, desenvolvendo actividades variadas e motivadoras, a fim de aumentar a competência e a eficácia dos alunos na recepção e compreensão de um vasto e diversificado reportório de enunciados orais autênticos que representem os traços característicos da comunicação oral quotidiana. Actualmente, existem preciosos recursos educativos (filmes, televisão, rádio, canções, Internet…) que contribuem, sem dúvida, para tornarem, por um lado, as aulas de E/LE mais estimulantes e enriquecedoras, devido às suas inúmeras potencialidades, e, por outro, para formarem ouvintes/falantes autónomos, efectivos e competentes. Tratando-se de uma habilidade linguística que se avalia obrigatoriamente em cada período lectivo, é necessário reflectir sobre a avaliação efectuada e repensar os procedimentos utilizados.
Listening comprehension, which implies a cognitive effort from the listener, should be a regular practice in the teaching-learning process of any language, in articulation with all other skills. Thus, it is the teacher‟s duty to promote an active pedagogy and perform the role of the mediator, developing varied and motivating activities, to improve the students‟ competence and effectiveness in the reception and understanding a vast and diversified repertoire of authentic oral texts that represent the characteristic features of daily oral communication. Currently, there are valuable educational resources (films, television, radio, songs, Internet…) that undeniably contribute to make Spanish as a foreign language classes both more inspiring and enriching, due to these countless potentialities, and also to form autonomous, proficient and competent listeners/speakers. Being a linguistic skill that has to be assessed each term compulsorily, it is necessary to reflect upon the carried out assessment and rethink the adopted procedures.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/2526
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

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