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Title: Jogos reduzidos em futebol - Efeitos da Aprendizagem do Jogo e do Número de Balizas nos Indicadores Técnico-Tácticos Individuais e Colectivos, na Frequência Cardíaca e Percepção Subjectiva de Esforço, em Situações de Jogo 6x6, com alunos Universitários
Authors: Sousa, Carlos Alberto Santos
Advisor: Maçãs, Victor Manuel Oliveira
Sampaio, António Jaime Eira
Keywords: Futebol
Jogos Reduzidos
Indicadores Técnico-Tácticos
Frequência Cardíaca
PSE
Issue Date: 2010
Abstract: Este estudo teve como objectivos verificar os efeitos da aprendizagem do jogo, através do módulo teórico-prático da unidade curricular de EFDE IV (Futebol) em situação de JR (GR+6x6+GR), em dois momentos (M1 e M2), e posteriormente comparar a prestação dos jogadores em duas situações de JR (GR+6x6+GR), com objectivos tácticos diferenciados, nomeadamente a variação do número de balizas. Utilizamos 12 jogadores, com a média (M) de idades de 21,6±1,6 anos, anos de prática de 6,8±6 anos. Através de um sistema de notação manual foi registada a frequência dos Indicadores Técnico-táctico individuais e colectivos, com o Polar Team System foi realizada a avaliação da FC, em situações de JR de 6x6 (em espaço de 60x40m), durante 12 minutos, e a escala PSE no final de cada JR. Para análise estatística dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva. Para análise estatística dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva, com apresentação dos valores da média e desvio padrão. A análise inferencial das variáveis ITTI e ITTC foi realizada através da comparação efectuada pela Anova de Friedman. Nos casos onde foram identificadas diferenças, foi utilizado o teste de Wilcoxon para as discriminar. Os valores da FC foram analisados através de um modelo de análise de variância factorial para medidas repetidas 3x4 (JR 1; JR 2; JR 3; Zonas de Intensidade da FC). O cálculo estatístico foi realizado através do software de tratamento estatístico SPSS para Windows, versão 16.0 (SPSS Inc., Chicago, IL) e a significância estatística foi de P < 0,05. Os JR estudados não apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação aos ITTI na comparação do JR 1 com JR 2, como na comparação do JR 2 e JR 3. Quanto aos ITTC, aumentou a média da duração das AO em 7,05 segundos do JR 1 para o JR 2. Quando fazemos a comparação do JR 2 com o JR 3, verificou-se um aumento de golos (G*), foi estatisticamente significativo. Os JR provocaram exigências fisiológicas elevadas nos jogadores, independentemente do JR utilizado. Um dado que sobressai deste estudo, é que nos JR 1 e 2, valores médios de FCmax estão acima dos 90% (JR 1 – 91,2%; JR 2 – 91,5%), passando respectivamente 71,3% na Zona 4 (>90% da FCmax). Quando comparado o JR 2 com o JR 3, verificamos o oposto, ou seja, apesar dos jogadores se encontrarem na Zona 4 (> 90% da FCMax) com o valor de 50,1%, foi cerca de 20,2% inferior ao encontrado no JR 2, havendo uma distribuição superior nas outras zonas de intensidade. A FC foi estatisticamente significativa nas diversas Zonas de Intensidade, verificando-se o mesmo na interacção da FC com os JR. Na análise PSE verificou-se que foi superior no JR 2, com uma média de 14,7±0,8 (Forte / Intenso), comparativamente ao JR 1, com uma média de 13,7±1,2 (Moderado). Quando se fez a comparação do JR 2 com o JR 3 (15,3±0,9 – Forte / Intenso), estes dados foram superiores.
This study aims to verify the effects of learning the game, through the theoretical and practical module of the course of EFDE IV (Soccer) in a situation of small-sided games (Gk+6x6+Gk), in two instances (M1 and M2), and then compare the performance of players in two situations SSG (Gk+6x6+Gk) with different tactical objectives, including changes in the number of goals. We used 12 players, with the mean (M) age of 21.6±1,6 years, years of practice of 6.8±6 years. Through a rating system manual was registered the frequency of Technical Indicators Battle individual and collective, with the Polar Team System was evaluated in HR, in situations of SSG 6x6 (in area of 60x40m) for 12 minutes, and PE scale at the end of each SSG. For statistical analysis we used the procedures of descriptive statistics. For statistical analysis we used the procedures of descriptive statistics, with presentation of mean values and standard deviation. The inferential analysis of the variables TTI and TTC was accomplished through the comparison made by the Friedman Anova. In cases where differences were identified, we used the Wilcoxon test to discriminate. The HR values were analyzed using a standard analysis of variance for repeated measures factorial 3x4 (SSG 1, SSG 2, SSG 3; HR intensity zones). The statistical calculation was performed using the statistical software SPSS for Windows, version 16.0 (SPSS Inc., Chicago, IL) and statistical significance was P <0.05. SSG the study showed no statistically significant differences in relation to the comparison of TTI SSG 1 and 2 as compared to SSG 2 and SSG 3. As for the TTC, increased average duration of 7.05 seconds in AO SSG 1 to 2. When we compare it with the SSG 2 to 3, there was an increase in goals (G *) as statistically significant. SSG led the high physiological demands on players, regardless of SSG used. One fact that stands out in this study is that SSG 1 and 2, mean values of HRmax are above 90% (SSG 1 to 91.2%; SSG 2 to 91.5%), from 71.3% in Zone 4 (> 90% HRmax).When compared with the SSG 2 to SSG 3, we found the opposite, ie, despite the players meet in Zone 4 (> 90% HRmax) with the value of 50.1% was about 20.2% lower than SSG 2, with a distribution in other areas of higher intensity. The HR was statistically significant in several areas of intensity, verifying the same interaction with the HR SSG. The analysis found that PE was higher in SSG 2, with an average of 14.7±0,8 (Strong / Intense) compared to SSG 1, with an average of 13.7±1,2 (Moderate). When we compare it with the SSG 2 and 3 (15.3±0,9 - Hard / Heavy), these figures were higher.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Colectivos
URI: http://hdl.handle.net/10348/2534
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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