Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2628
Title: Acessibilidade nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira – Armamar
Authors: Filipe, Jorge Manuel Matos
Advisor: Escola, Joaquim José Jacinto
Keywords: Acessibilidades
Deficiência motora
Inclusão
Integração
Barreiras arquitetónicas
Issue Date: 2012
Abstract: O presente trabalho pretende realizar um estudo sobre a acessibilidade em quatro escolas do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira – Armamar e, mostrar se estas estão preparadas para receber alunos com deficiência motora que se movimentem em cadeiras de rodas. Para uma melhor compreensão da problemática sobre a acessibilidade, apresenta-se uma perspetiva sobre o conceito, assim como, um enquadramento legal da legislação portuguesa que esteja relacionada com o conceito de acessibilidade. Ao falar-se de acessibilidade ressaltam logos noções como inclusão, integração, escola inclusiva, o papel do professor na escola inclusiva. Estas serão, também, tratadas neste trabalho. Neste trabalho de investigação serão mostrados quadros com fotografias onde se mostraram as escolas e as suas condições de acessibilidade, ou falta delas, através de fotografias. Serão ainda apresentados e analisados os resultados obtidos dos questionários colocados ao público-alvo da amostra. Este trabalho terá, como propósito sensibilizar as autoridades competentes, pais, docentes e a sociedade em geral para esta problemática.
This work intends to conduct a study on accessibility in four primary schools of the Group of Schools Gomes Teixeira - Armamar and show if they are ready to receive students with physical disabilities that move in wheelchairs. For a better understanding of the accessibility conditions, it will be presented a perspective on the concept, as well as the Portuguese law contextualization related to the concept of accessibility. When we discuss accessibility, we emphasize notions such as inclusion, integration, inclusive school and namely the teacher's role in inclusive schools. These aspects will also be treated in this study. In this research work will be shown framed photos with schools, their accessibilities or the lack of it. It will also be presented and analyzed the results of questionnaires submitted to the school intervenient. This work has as purpose to sensitize the authorities, parents, teachers and society at large to this problem.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Educação Especial, domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10348/2628
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MsC_jmmfilipe.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.