O jogo na infância: instrumento para uma educação inclusiva

Data
2011
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Resumo
A infância é o tempo em que a criança se apropria gradativa e lentamente do mundo, sendo neste momento, não só aprendiz dos signos e significados que pelos seus olhos interpretam, mas também aprendiz das regras e valores determinados pelos cuidados da família e instituição escolar a que pertence. Dessa forma, é necessário ressaltar que este período, também, é caracterizado pelo brincar e não apenas pelo cuidar, sendo nas brincadeiras que a criança contempla a sua identidade, passando a entender-se e ao universo cultural em que está inserida. Diante disso, o presente estudo tem como principal objetivo averiguar se o jogo, enquanto recurso pedagógico, promove o desenvolvimento de competências e inclusão de crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais (NEE), em ambiente de jardim de infância. Analisa-se a abordagem do jogo pelos Docentes de Educação de Infância e de Educação Especial, em jardim de infância com crianças portadoras de NEE inclusas, no concelho de Vila Real. Num primeiro momento desta dissertação, desenvolvemos a história da Educação Especial em Portugal e introduzimos o conceito de NEE e Educação Inclusiva. Teorizamos sobre o jogo, dissertando sobre os vários tipos de jogos em função das competências a desenvolver e como meio facilitador das aprendizagens em crianças portadoras de NEE, procedendo com uma contextualização da Educação de Infância e da Educação Especial. No prosseguimento do estudo, efetuamos um inquérito por questionário junto de docentes de jardim de infância e de docentes de Educação Especial, com crianças portadoras de NEE inclusas, para aferir qual a importância atribuída a cada tipo de jogo, a frequência e a intensidade de utilização dos mesmos. Concluímos que o jogo é um instrumento considerado, por ambos os tipos de docentes, como extremamente importante no desenvolvimento das competências das crianças portadoras de NEE, e verificamos que a escolha do jogo para o desenvolvimento de uma determinada competência não é consensual entre os dois tipos de docentes, bem como varia em função do contexto de aplicação.
Childhood is the time when the child gets to, gradual and slowly, know the world, being this moment the one to learn the signs and meanings they understand through their eyes and also by certain rules and values, family cares and the school Institution where they belong. This way it’s needed no note this period is also characterized by playing and not only by caring. It’s by playing the child looks on its own identity, also understanding the cultural universe around the child. Ahead of it, the present study has as main goal to verify if the game, while pedagogic resource, promotes skill competences and inclusion for children with Special Educative Needs (SEN), in kindergarten environment. The approach to the game is analyzed by Childhood Education and Special Education Teachers in kindergarten with children with inclusive SEN, in Vila Real County. At first, the history of special education in Portugal is developed and introduces the concept of SEN and Inclusive Education. We theorize about the game, discoursing about several types of games, according to its competences to develop and as a way to make it easier for children with SEN to learn, proceeding with a contextualization of Childhood Education and Special Education. Following that, this study makes inquires kindergarten teachers and special education teachers, with children with inclusive SEN, to know about how important is every different type of game, the frequency and intensity of using them. We conclude that the game is the considered instrument, for both kinds of teachers, as extremely important on developing skills on children with SEN. We’ve also verified that the choice of a game to develop a certain skill isn’t consensual among both types of teachers, as well as it varies in function of the context of the application.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial: Domínio cognitivo e Motor
Palavras-chave
Educação especial , Jogo , Inclusão , Crianças portadoras de NEE
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