Estudo do perfil sensorial de Vinhos do Porto Branco, Ruby e Tawny presentes no mercado Português

Data
2013
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CGB-UTAD
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Resumo
O Vinho do Porto é um vinho tipicamente Português, produzido na Região Demarcada do Douro. Requer especial atenção, quer pela sua história quer pela internacionalização do mercado, contribuindo consideravelmente para a economia local. A análise sensorial é considerada uma das ferramentas mais importante na investigação e desenvolvimento de novos produtos e no controlo de qualidade. A aplicação desta técnica na indústria do vinho do Porto tem como função melhorar o conhecimento das preferências do consumidor e a consequente produção dos diferentes estilos e categorias especiais do vinho do Porto que satisfaçam as expectativas do público-alvo. Assim, foi objetivo deste trabalho a identificação, seleção de descritores e o estudo do perfil sensorial de diferentes marcas e estilos de Vinhos do Porto. À análise dos dados aplicaram-se técnicas estatísticas não paramétricas como a CATPCA, que permitiu a identificação de grupos de vinhos de uma forma intuitiva, bem como a identificação dos descritores que possibilitam a discriminação entre os grupos e cada uma das marcas comerciais de vinhos do Porto entre si. Das dezanove marcas estudadas, conclui-se que dentro de cada categoria, várias marcas têm atributos comuns e outras são caracterizadas por descritores que as diferenciam significativamente das restantes.
Descrição
Palavras-chave
Vinho do Porto , Análise sensorial , ADQ , Descritores de vinho do Porto , Mátodos estatísticos não paramétricos , CATPCA
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