O gestor de sistemas de informação: competências determinantes

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A crescente aceitação das tecnologias da informação (TI) e o seu aumento exponencial em termos da importância em ambientes empresariais são uma realidade. Muitos dos processos de negócio das organizações dependem hoje das novas tecnologias e de Sistemas de Informação (SI). Saber gerir a informação é um factor de extrema importância na condução de uma organização, pois garante um melhor uso dos recursos e o aumento da qualidade e produtividade. O Departamento de Sistemas de Informação (DSI) é o encarregado, dentro da organização, não só de explorar os sistemas de informação (SI), mas também de os manter e aperfeiçoar. Neste contexto, os gestores de SI ou CIO (Chief Information Officers) têm um papel de extrema importância na organização, sendo os responsáveis máximos pelo DSI e eficiente desempenho dos SI. Pelo facto de exercerem um amplo conjunto de actividades, estes devem reunir um conjunto de competências complementares por forma a assegurar que sejam uma mais-valia para a organização. Procura-se com este estudo identificar as diversas competências que devem constar do perfil de um gestor de SI. Como principal resultado, foi obtida uma lista final de catorze competências. Após esta identificação, foi conduzido um estudo Delphi, onde participaram vários peritos de grandes empresas nacionais, que permitiu identificar as competências que são mais determinantes para o sucesso no desempenho das suas funções.
The growing acceptance of information technology (IT) and its exponential growth concerning importance in business environments is a reality. Many business processes rely nowadays on new technologies and information systems (IS). Managing information is extremely important factor in organization competitiveness: it assures a better use of resources and increased quality and productivity. The Information Systems Department (ISD) is responsible within the organization, not only to explore information systems (IS) but also to maintain and enhance. In this context, IS managers or CIO (Chief Information Officers) have an extremely important role in the organization, being responsible for the ISD and the efficient performance of the maximum SI. By performing a wide range of activities, they must have a set of complementary skills to ensure a good performance on their jobs. The aim of to this study is to identify the several skills required for the profile of an IS manager. As the main result, we obtained a final list of fourteen skills. A Delphi study was conducted, with the participation of experts from several large national companies, which allowed us to identify those skills that are more critical to the successful performance of the CIO.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Informática
Palavras-chave
Sistemas de informação , Gestão , Tecnologias da informação , Organizações
Citação