O papel das práticas dramáticas no desenvolvimento pessoal e profissional: Um estudo realizado com alunos dos cursos de formação de professores em ensino básico da ESE do Instituto Politécnico de Bragança

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Resumo
A comunidade educativa está hoje em dia mais exposta no exercício da sua acção à complexidade do mundo actual o que requer, por parte dos professores em particular, o domínio de competências que respondam às exigências da vida escolar criando os meios necessários para preparar os seus educandos para os desafios do futuro. A integração das artes no contexto educativo, nomeadamente a expressão dramática e o teatro, pode contribuir para uma melhoria da relação entre os seus intervenientes criando um espaço de expressão e comunicação propício ao desenvolvimento individual e colectivo e um clima favorável à aquisição de conhecimentos. O presente trabalho tem por base as experiências de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em práticas dramáticas, através da metodologia de investigação-acção, caracterizada por ser uma investigação qualitativa com a finalidade de compreender e interpretar um contexto educativo, sustentada na forma como essa realidade foi entendida pelos intervenientes no estudo, e pretende ser um contributo para a melhoria do conhecimento neste domínio. O projecto de formação caracterizou-se pela sua natureza teórica e experimental tendo em vista o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos intervenientes, de acordo com o quadro teórico que sustenta essa intervenção utilizando as designações de «expressão dramática», «jogo dramático» e «arte dramática», como opções pedagógicas que variam entre a valorização do processo ou a acentuação no produto artístico.
Nowadays the educational community is highly exposed to the complexity of the modern world. This reality requires, particularly from teachers, a wide domain of skills that will respond appropriately to the challenges of the educational life, providing the necessary means to prepare the students for future demands. The integration of Arts in this educational context, namely the dramatic expression and the theatre, contributes to an improvement in the relation between the multiple intervenients, thus creating a communication/expression space propitious for the individual and collective development, as well as for the acquisition of knowledge. Based on this idea, the work here presented is built from the experiences in the formation of “1º ciclo do ensino básico” teachers in the dramatic activities, through the investigation-action methodology. The qualitative investigation herein, with the purpose of understanding and interpreting an educational context, is supported in the way this reality was understood by the intervenients in the study and intends to be a contribution for the amelioration of knowledge in this domain. The theoretical-experimental nature of this formation project aims to develop both personal and professional skills. From this point of view, such designations as “Dramatic Expression”, “Dramatic Game” and “Dramatic Art” become pedagogic options that vary between the valorization action of the process or the accentuation in the final artistic product.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências Humanas e Sociais
Palavras-chave
Formação de professores , Educação artística , Didática , Atividades dramáticas , Jogos dramáticos , Ensino básico 1º ciclo
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