A não motivação para a prática desportiva no desporto escolar

Data
2011
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Resumo
O presente estudo foi elaborado no sentido de identificar e perceber a influência e importância da não motivação na prática desportiva, fazendo uma caracterização dos motivos e factores motivacionais para a não aderência dos jovens à prática desportiva no Desporto Escolar. Este estudo assume, essencialmente, um carácter empírico, descritivo e comparativo baseado numa pesquisa bibliográfica e na técnica de observação directa. A nossa amostra foi composta por 84 alunos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos que frequentam o Colégio Salesiano de Poiares. Os inquiridos responderam a um questionário designado de IMAAD – (Inquérito de Motivações para a Ausência de Actividade Desportiva). Para uma melhor análise dos dados obtidos, agrupamos os motivos que podem contribuir para que as pessoas não pratiquem desporto, referenciados no questionário, em 7 categorias: Factores Intrínsecos, Factores Extrínsecos, Auto-estima, Saúde, Factores Sociais, Hábitos Desportivos e Recursos Humanos e Materiais. Os resultados obtidos determinaram que todas as categorias em estudo representam um papel importante na decisão da não prática desportiva, tendo em conta as opções de resposta “Concordo no Geral” “Concordo Bastante” e “Concordo Plenamente”. No entanto, a opção de resposta “Discordo” foi a que na generalidade obteve maior percentagem. Quando diferenciamos a amostra em termos de género e local de residência encontramos muitas semelhanças entre os rapazes e as raparigas, bem como entre os elementos residentes na cidade e na aldeia, no que se refere à valorização das categorias que podem contribuir para a Não Prática Desportiva no Desporto Escolar. Embora, a opção de resposta “Discordo” tenha sido também aqui a que, na generalidade, maior percentagem de respostas obteve. De uma forma geral, no que se refere a este estudo, não encontramos uma categoria que se destacasse de todas as outras como sendo mais determinante para a não prática desportiva.
This study aims to identify and understand the influence and importance of no motivation in playing sports by making a characterization of the motivational reasons and factors for the non-adherence of young people to school sports pratice. The study essentially assumes an empirical, descriptive and comparative character based on bibliographic research and direct observation. Our evalutation included 84 students of both genders, 10 to 18 years old, attending the Salesian College of Poiares. The respondents answered a questionnaire designed IMAAD – Inquérito de Motivações para a Ausência de Actividade Desportiva (Questionnaire of No Motivation for Sports Activity). Toward a better understanding of the obtained data we have listed the reasons in groups that may contribut not to play sports, referred in the questionnaire in 7 categories: intrinsic, extrinsic, self-consciousness, health, social, sport habits and human and material resources. Taking into consideration the answer options “agree in general”, “agree a lot”, “fully agree” the results determined that all categories played an important role on the decision not to play sports. The option “disagree” was in general the answer with the highest percentage. Concerning the categories valuation that may contribute to Not Play Sports in School and differentiating the evalutation results in terms of gender and place of residence, we found many similarities between boys and girls as well as between city and village residents. Here too the answer option “disagree” had in general the highest percentage. In general terms speaking we did not find in this study a category which stood out among all others pointing for a reason not to play sports.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Prática desportiva , Motivação , Desporto escolar
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