Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

Data
2013-10-07
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Resumo
O objetivo geral do estudo consistiu em avaliar o impacto do programa de economia de fichas associado com o custo da resposta, sobre os comportamentos “fora da tarefa”, “distração”, “agitação” e “vocalização” de dois adolescentes diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para testar a igualdade das variâncias levamos a cabo a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias utilizamos o t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi altamente significativa (p < 0.0001) e reveladora da eficácia do tratamento para os dois participantes. Excecionalmente o participante dois no que respeita à categoria “vocalização” apesar da média de registos se situar no pré-teste em 3.66 e baixar na fase de pós-teste para uma média de 0.36 não evidenciou uma evolução significativa nesta variável (p = 0.059). Os procedimentos de ensino comportamentalista mostraram-se eficazes na modificação dos comportamentos dos dois sujeitos. Concluímos que a ação convergente dos programas comportamentalistas baseados no reforço e na punição são adequados na resolução dos comportamentos disruptivos e atencionais das crianças com PHDA em contexto da sala de aula.
The aim of this study was to evaluate the impact of a token economy program associated to response cost for a set of behaviours (off-task, distraction, agitation, and vocalization) emitted by two adolescents officially diagnosed as suffering from Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Levene's test and Student's T test showed that the differences were statistically significant (p < 0.0001) revelling the intervention's efficacy in changing both participants' behaviours. It is concluded that behavioural programs anchored on the presentation and removal of reinforcing stimuli contingent to a response are efficacious in changing disruptive behaviours and attention problems in adolescents with ADHD in the classroom context.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
Palavras-chave
Educação especial , Hiperatividade , Distúrbio de défice de atenção , Distração , Agitação , Vocalização , Economia de fichas , Custo da resposta , Fora da tarefa
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