Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/2769
Título: Perturbação de hiperatividade e défice de atenção: avaliação do sentimento de competência educativa parental de pais de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção na consulta de Psicologia Clínica do CHNE, E.P.E.
Autor: Lima, Marta Solange Alves Moutinho
Orientador: Costa, José Gomes da
Palavras-chave: Hiperatividade
Impulsividade
Distúrbio de défice de atenção
Competências parentais
Data: 8-Out-2013
Resumo: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação que apenas nas últimas décadas foi alvo de estudo científico, pese embora existam evidências acerca do estudo desta perturbação desde finais do século XIX, início do século XX. É uma perturbação que interfere no comportamento das crianças e no contexto familiar, diretamente, já que a família é o principal contexto de sociabilização e aprendizagem, o que promove nos pais expetativas em relação ao sucesso dos seus filhos, seja académico, social ou futuramente, profissional, sendo desta forma necessário analisar de que forma os pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção se percecionam enquanto educadores. O presente trabalho visa, neste sentido, dar resposta à seguinte pergunta de partida: Qual o nível de sentimento de competência educativa parental que possuem os pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, na consulta de psicologia clínica do Centro Hospitalar do Nordeste, E.P.E.?, utilizando uma metodologia de carácter correlacional, recorrendo à utilização de uma abordagem predominantemente quantitativa e aplicando como instrumento de recolha de dados o questionário de auto avaliação do sentimento de competência educativa parental a 33 mães/avós e 29 pais de crianças diagnosticadas com PHDA, no Distrito de Bragança. Os resultados indicam que a amostra possui um nível médio a elevado de sentimento de competência educativa parental, tendo resultados superiores a subescala de satisfação parental, em detrimento da subescala de eficácia parental, o que nos permite concluir da necessidade de implementar cada vez mais, programas de formação parental ou de treino de competências parentais, para colmatar esta discrepância de valores.
The Hyperactivity and Attention Deficit Disorder is a disorder that only in recent decades has been subject of scientific study, although there is evidence about the study of this disorder since the late nineteenth, early twentieth century. It is a disorder that affects the behavior of children and the family context, directly, since the family is the primary context for learning and socialization, which promotes the parents expectations regarding the success of their children, whether academic, social or future professional, so is necessary to examine how parents of children with Hyperactivity and Attention Deficit disorder see themselves as educators. The present work was made to respond the following question: What is the level of parental educational feeling of competence that parents of children with Hyperactivity and Attention Deficit Disorder have, in the clinical psychology consultation of the Centro Hospitalar do Nordeste, E.P.E.?, using a methodology correlational nature, resorting to the use of a predominantly quantitative approach and applying as an instrument for data collection the questionnaire of self assessment sense of parental competence education to 33 mothers/grandmothers and 29 parents of children diagnosed with ADHD, in the district of Bragança. The results indicate that the sample has a medium to high level of parental sense of educational competence, with results exceeding subscale of parental satisfaction, at the expense of parenting efficacy subscale, which allows us to conclude the need to implement more and more parental education programs or parenting skills training, to address this discrepancy values.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10348/2769
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_msaml.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.