Utilização de dispositivos móveis e de mecanismos de contextualização para acesso a serviços de m-commerce

Data
2009
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Projetos de investigação
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Resumo
Numa estratégia concertada de promoção de um dos vectores endógenos mais emblemáticos da Região Douro — o vinho —, um grupo de investigadores do CITAB/UTAD, desenvolveu um protótipo de uma plataforma de serviços associado a provas de vinho: o premiado SIGPV (Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinho) que utiliza elementos de contextualização colocados em garrafas de vinho para aceder a um sistema de classificação online. Numa perspectiva de tornar este contexto mais alargado e simultaneamente articulado com um projecto em curso, denominado PortalDOURO, o mesmo grupo de investigadores pretendeu estender o conjunto de funcionalidades oferecidas pelo SIGPV ao comércio electrónico. No decorrer deste trabalho, foi realizado um estudo sobre os principais mecanismos de contextualização. Em especial, avaliaram-se um conjunto de elementos de contexto, passíveis de serem embebidos em garrafas de vinho, e com características que os tornassem possíveis de serem descodificados por dispositivos móveis comuns. O estudo realizado permitiu concluir que a tecnologia NFC apresenta um conjunto de características adequadas para que seja possível a implementação de um sistema de loja virtual de comércio electrónico (e-commerce) em que o próprio dispositivo móvel seja utilizado como meio de pagamento. De forma a conjugar a utilização de dispositivos m´oveis e elementos de contextualização para a materialização de soluções adequadas para m-Commerce (mobile commerce), foi especificada uma arquitectura que ´e apresentada. Como prova de conceito, foi implementado um protótipo constituído por uma aplicação móvel baseada em Java ME e uma plataforma de serviços Web, capaz de agir como um mediador entre o dispositivo móvel do utilizador e uma loja virtual, que foi desenvolvida recorrendo ao VirtueMart integrado no Sistema Gestor de Conteúdos (CMS) Joomla.
Following a concerted strategy to promote one of the most emblematic endogenous vectors of the Douro Region — The Wine — a group of researchers of CITAB/UTAD has developed a prototype of a service-oriented platform related to wine tasting: the SIGPV (Integrated Management System for Wine Tasting) that uses context elements placed in bottles of wine to access an online classification system. In an attempt to widen this context and simultaneously use it with a running project called PortalDOURO, these researchers have started to expand the features offered by SIGPV to electronic commerce, in particular, the Mobile Commerce (m-Commerce). During this project, a study on the main mechanisms of contextualization was carried out. A number of context elements was specifically evaluated, namely those which could be embedded in bottles of wine and having characteristics that could be decoded by common mobile devices. The study carried out has made it possible to conclude that the NFC technology has a number of features suitable for the implementation of a virtual electronic commerce (e-commerce) shop system in which the mobile device is used as payment method. An architecture developed to coordinate the use of mobile devices and context elements for the development of effective solutions suitable for m-Commerce is hereby presented. As proof of concept, a prototype was developed, consisting of a mobile Java ME-based application and a Web service platform capable of acting as a broker between the user’s mobile device and a virtual shop, which was developed with the VirtueMart plug-in upon the Content Management System (CMS) Jommla.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Palavras-chave
Mecanismos de Contextualização , Dispositivos Móveis , Java ME , NFC
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