A animação sociocultural, expressão dramática e inclusão social

Data
2014-01-21
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Projetos de investigação
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Resumo
A Animação Sociocultural, Expressão Dramática e Inclusão Social é o tema da nossa dissertação, que acreditamos estar implícito no mesmo processo de estruturação, aplicação e vivência da medida PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação). No nosso trabalho pretendemos descrever, refletir e pensar sobre as experiências dos jovens integrantes deste projeto, em nossa opinião tão particular e minucioso no empenho de integração dos mesmos. Partimos assim à procura de referenciais teóricos para a construção e sustentação do que observámos, sentimos e vivemos no decorrer de um ano letivo. Encontrámos respostas às nossas questões, às nossas dúvidas. No processo vivido foi constante a fusão entre a teoria e a prática. Desta forma, após a apresentação do problema falamos da metodologia adequada à nossa investigação; partimos do Estudo de Caso, recorrendo à observação participante e não participante, assim como à observação documental e entrevistas. Em benefício dos alunos e dos seus pares verificamos que projetos desta dimensão envolvem os intervenientes de uma forma sustentada, persistente e dedicada em benefício dos alunos e dos seus pares. Nesta medida os professores, técnicos e parcerias, investem sem receio naqueles que são o futuro. Assim, apresentamos a nossa própria experiência, que serviu de instrumento, de confrontação, com material recolhido na discussão de dados. Na abordagem teórica tentamos explicitar as raízes e as influências visíveis da Animação Sociocultural e a sua interação com a Expressão Dramática e a Inclusão Social. Na discussão de dados baseadas na realidade estudada, na teoria aplicada ao PIEF e às boas práticas de Inclusão assumimos as nossas convicções. Na conclusão refletimos sobre a importância da nossa investigação que sentimos como uma “brisa” no grande “sopro” que é a Educação.
Sociocultural Animation, Drama and Social Inclusion is the theme of our work, which we believe it is implicit in the structuring process, application and experience of the measure PIEF (Integrated Program for Education and Training). We tried to describe, reflect and think about what follows the experiences of young members of this project, so particular in the task of integrating them. So we started in search of theoretical frameworks for the construction and support of what we see, feel and live. By experiencing the course of one academic year, we found answers to our questions and our doubts. In this process there was a constant mixture of theory and practice. Therefore, after the presentation of the problem, we talked about the appropriated methodology to our investigation, which was the case study, using participant and non-participant observation, documentary observation and interviews. We found that projects of this size, involving people at a sustained, persistent and dedicated way, benefit the students. Also their peers, teachers, technicians and partners invest without fear in those who are the future. So we presented our own experience, which served as means of settling the discussion of data with the collected material. In the theoretical approach we tried to leave the roots and fully visibility from the Sociocultural Animation and its relation with Drama and Social Inclusion. In the discussion of data, we took our beliefs based on the studied reality, on the theory applied to PIEF and best practices for Inclusion. In conclusion we reflected on the importance of our research that we compared to a "breeze" on the big "blow" which is Education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Animação sociocultural , Expressão dramática , Inclusão social
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