A animação sociocultural e a educação intergeracional: práticas no concelho de Montalegre

Data
2014-02-03
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Resumo
A presente dissertação decorre de uma pesquisa de campo qualitativa que procurou aprofundar o conhecimento sobre a existência de preconceitos relativamente aos idosos e, ainda, averiguar a opinião sobre a existência de actividades que abarcam várias gerações. Neste âmbito foram aplicados inquéritos a funcionários, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Montalegre e, também, a idosos da Santa Casa da Misericórdia, com vista à superação de preconceitos e aproximação entre gerações. Realizaram-se, também, entrevistas a pessoas da área da Animação Sociocultural e à directora técnica ligada à Santa Casa da Misericórdia. O aumento da esperança média de vida põe em evidência uma franja muito particular da população, os idosos. Nas últimas décadas assistimos à necessidade de fornecer meios e condições para que estes possam continuar a viver muitos anos com alegria, motivando-os para que continuem activos. Desta ideia decorre a necessidade premente de agir com rapidez, de modo a fazer face aos problemas que sistematicamente se levantam. Sendo Montalegre um concelho com uma taxa elevada de emigração, somos confrontados com aldeias praticamente desertas ou vazias, onde a pouca população é constituída, exclusivamente, por idosos. Os laços afectivos, por vezes, perdem-se por completo, ficando o idoso cada vez mais só. Deste modo, pensamos na imperiosa urgência de minimizar as dificuldades sentidas, ensaiando práticas que permitam, gradualmente, apaziguar os constrangimentos vividos por uma significativa parcela da população. As actividades entre gerações representam, assim, uma fonte de riqueza para os idosos, algo que pode contribuir para que se sintam “vivos” e percebam o quanto podem ser úteis à sociedade. Desta perspectiva surgiu a ideia de aferir a existência de actividades entre gerações na vila de Montalegre, e no caso de existirem, averiguar até que ponto se coadunam com as necessidades sentidas.
This dissertation is a qualitative field research that sought to deepen the knowledge about the existence of prejudices concerning the elderly and ascertain the opinion about the existence of activities covering several generations. In this context were applied surveys to employees, students and teachers of the grouping of schools of Montalegre and, also, seniors of Santa Casa da Misericordia, with a view to overcoming prejudices and rapprochement between generations. There were also interviews with people of the area of socio-cultural animation and the Technical Director that is connected to the Santa Casa da Misericordia. The average life expectancy highlights a particular fringe of the population, the elderly. In these last decades we have seen the needs to provide means and conditions, so they can continue living many years with joy, motivating them to continue doing activities.This idea follows the urgent need to act quickly in order to face the problems that systematically arise. Being Montalegre a municipality with a high rate of emigration, we are faced with virtually empty or deserted villages, where the poor population is constituted exclusively by elderly. The emotional ties sometimes lose himself completely, leaving the elderly increasingly only. Thus, we believe in the urgency to minimize these difficulties, rehearsing practice which make gradually, appease the constraints experienced by a significant portion of the population. Intergenerational activities therefore represent o source of wealth for the elderly, something that they can contribute to feel “alive” and realize how much they can still do to the society. From this perspective the idea of assessing the existence of activities between generations in the village of Montalegre, and where they exist to ascertain to what extent consistent with the needs Feld.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Idosos , Animação sociocultural , Envelhecimento , Qualidade de vida , Programas intergeracionais , Relações intergeracionais
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