Caracterização da prática da gestão de projectos de desenvolvimento de software - Perspectiva dos especialistas de prestadores de serviços

Data
2009
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A importância do software na formação do mundo que conhecemos é um facto amplamente reconhecido e evidente numa sociedade utilizadora e dependente do software. Este é usado para produzir, gerir a informação e consequentemente apresentá-la e transmiti-la em qualquer parte do mundo. Contudo os projectos de desenvolvimento de software apresentam algumas dificuldades. Alguns estudos demonstram que os projectos frequentemente não respeitam os prazos de entrega, o orçamento, os requisitos, e muitas vezes a satisfação do cliente com o produto final fica aquém do que era esperado. É neste sentido que a Gestão de Projectos desempenha um papel fulcral na condução dos projectos, dado que se preocupa com os diversos aspectos inerentes ao sucesso de um projecto, que é fundamental para o êxito das organizações. É importante perceber a prática da Gestão de Projectos, perceber como os gestores conduzem os projectos e quais os aspectos chave na condução dos mesmos. Deste modo, pretende-se com este trabalho estudar a realidade da gestão de projectos em Portugal, especificamente na perspectiva dos especialistas prestadores de serviços. Para tal realizamos um questionário para estudar o perfil do gestor, as principais capacidades e actividades a deter e a desempenhar, assim como quais os factores de sucesso e insucesso dos projectos, entre outros aspectos.
The importance of software in the World formation is a fact widely recognized and evident in a software dependent society. It is used to produce, manage the information and consequently present and send it anywhere in the world. However the developments of software projects have some difficulties. Some studies show that projects often do not meet the delivery deadlines, budget, requirements, and often the customer's satisfaction with the final product falls short of what was expected. In this way Project Management plays a central role in driving the project, as it is concerned with various aspects inherent to the success of a project, which is crucial to the success of organizations. It is important to understand the practice of Project Management, understand how managers lead their projects and what are the key aspects in their conduction. Thus, the intention of this work is to study the reality of Project Management in Portugal, focused on the specialists providers view. To this end we conducted a questionnaire to study the manager’s profile, the main capabilities and activities to hold and play, and which are the success and failure factors in projects, among others.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação
Palavras-chave
Citação