Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/2966
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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria João Cardoso de-
dc.contributor.authorAbreu, Maria da Graça Fernandes de Carvalho Teibão de-
dc.date.accessioned2014-02-18T11:51:00Z-
dc.date.available2014-02-18T11:51:00Z-
dc.date.issued2014-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/2966-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração Educacionalpor
dc.description.abstractOs resultados escolares têm vindo a adquirir uma centralidade crescente nos contextos educativos. Para além de razões mais abrangentes que têm a ver com a importância gradual que os resultados dos alunos adquirem nas políticas educativas, importa perceber o impacto destes nas dinâmicas da organização escolar. A presente dissertação tem como objetivo primordial averiguar o impacto dos resultados escolares na dinâmica da escola enquanto organização, constituindo uma importante experiência de aprendizagem e de ampliação do conhecimento. A sustentação teórica da investigação emergiu da explicitação de alguns conceitos considerados fundamentais, tais como rankings; resultados escolares; eficácia; qualidade de ensino. À luz das experiências dos últimos anos, o impacto dos resultados escolares dos alunos está associado a políticas educativas de mercado, rankings, prestação de contas e promoção de mecanismos de regulação, que muitas vezes são associados a dinâmicas/práticas burocráticas e centralizadoras. Neste sentido, a presente investigação pretende focalizar-se no estudo no impacto dos resultados escolares e as dinâmicas das organizações escolares como processos indissociáveis, que embora objeto de múltiplas abordagens e de plurais olhares teóricos e metodológicos, continuam a ser eixos fundamentais para compreender os seus processos de mudança e para pilotar as estratégias e dinâmicas construtoras do futuro da educação. A metodologia interpretativa e qualitativa utilizada privilegiou a modalidade de estudo de caso e assentou na análise dos documentos orientadores da ação educativa da organização e das narrativas dos atores organizacionais responsáveis pela condução do processo educativo local. Este estudo destaca que as dinâmicas das organizações escolares, apesar de se assemelharem entre si, só na singularidade de cada uma que poderá residir uma resposta contextualizada e eficaz a qualquer uma das suas práticas organizacionais, tendo por base o impacto dos resultados escolares dos alunos. Desta forma, os dados do nosso estudo inferem, que o impacto dos resultados escolares “contagiaram positivamente” algumas das dinâmicas educativas da escola V tornando-a mais eficaz e com um ensino de qualidade. Estas mudanças são visíveis no incentivo de perspetivas reflexivas e inclusivas, necessárias ao aperfeiçoamento contínuo dos alunos e sucesso das suas aprendizagens. Este processo de inovação nas dinâmicas organizacionais, ainda é muito pouco visível no que concerne ao trabalho da equipa de autoavaliação.por
dc.description.abstractSchool results have been gaining increasing centrality in educational contexts. In addition to broader reasons that have to do with the gradual importance that the results of the students acquire in education policies, it is important to understand their impact on the dynamics of the school organization. To do this we make explicit some concepts considered fundamental, such as rankings; school results; efficacy, teaching quality, the same that are in direct relation to an education policy based on neoliberal ideologies. In this sense, we try to understand if there is a connection of co-implication between educational outcomes and the dynamics of school organizations, which, although subjected to multiple approaches and plural theoretical and methodological perspectives, remain cornerstones for understanding their processes of change and to pilot the building strategies and dynamics of the future of education. The qualitative and interpretative methodology used privileged the case study method and was based on analysis of the guiding documents of the educational activities of the organization and the narratives of organizational actors responsible for the conduct of the local educational process. This study highlights that the dynamics of school organizations, although they resemble each other, only in the uniqueness of each one may reside a contextualized and effective response to any of their organizational practices, based on the impact of the students' school results. Thus, the data from our study infer that the impact of school results "contaminated positively" some of the educational dynamics of school V making it more efficient and with a teaching quality. These changes are visible in encouraging reflective and inclusive perspectives necessary to continuously improve the success of students and their learning. This process of innovation in organizational dynamics is still very little visible regarding the work of the self-assessment team.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectEficáciapor
dc.subjectResultados escolarespor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.titleO impacto dos resultados escolares na dinâmica de uma organização escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371(043)por
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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