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dc.contributor.advisorAranha, Ágata Cristina Marques-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina Pinto Magalhães-
dc.date.accessioned2014-03-03T17:29:06Z-
dc.date.available2014-03-03T17:29:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/2995-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógicapor
dc.description.abstractEste estudo, na área da Supervisão Pedagógica, teve como propósito perceber em que medida o processo de avaliação docente, no biénio 2009/2011, proporcionou desenvolvimento profissional e pessoal aos docentes avaliados com aulas observadas, na escola secundária onde exercemos funções, de uma localidade do distrito de Vila Real. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de natureza qualitativa, adotando-se como instrumento de recolha de dados entrevistas semiestruturadas, aplicadas a cinco professores da escola em questão, com o tratamento dos dados recolhidos, feito através de análise de conteúdo. Com base nos dados obtidos, pode perceber-se que os inquiridos não consideram que esta avaliação do desempenho docente tenha efetivamente avaliado o desempenho dos professores, nem tenha potenciado o seu desenvolvimento profissional e pessoal, tal como preconizado pelos normativos legais. De acordo com as experiências por eles vivenciadas, a supervisão, no contexto do processo de avaliação, não teve o caráter formativo que poderia e deveria ter tido. Foi antes direcionada para uma avaliação de caráter administrativo, muito centrada na sua modalidade sumativa. São várias as razões apontadas para o relativo insucesso verificado, que vão desde a forma como foi imposta, à falta de preparação para exercer determinadas funções de alguns intervenientes.por
dc.description.abstractThis study, in the area of pedagogical supervision, aimed at understanding how far the teacher assessment process, in the 2009/2011 biennium, provided professional and personal development to the teachers who were assessed through class observation, in the secondary school where we work, in a specific region of the district of Vila Real. The methodology used was case study, of a qualitative nature, adopting semi structured interviews as an instrument of data collection, applied to five teachers of the school in question, having the data processing been done through content analysis. Bearing in mind the obtained data, one can understand that the inquired don’t think that this type of teacher assessment has in fact assessed the teachers’ performance, nor has it empowered their professional and personal development, as envisaged by legal dispositions. According to their experience, supervision, in the context of the assessment process, didn’t provide the formative character it could and should have. It was instead directed to an assessment of administrative nature, centred on a summative method. Many reasons point to the relative failure verified, which go from the way it was imposed to the lack of preparation for certain duties of some professionals involved.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectAvaliação docentepor
dc.subjectReflexividadepor
dc.subjectDesenvolvimento profissional e pessoal de professorespor
dc.titleA supervisão pedagógica e a qualidade da prática dos professores envolvidos no processo de avaliação docente: estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.13(043)por
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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