Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/3015
Título: Acesso universal em sistemas eCall
Autor: Cabo, Miriam Raquel Correia Pessoa
Orientador: Paredes, Hugo
Fonseca, José Benjamim Ribeiro da
Palavras-chave: Surdos
eCall
Acesso universal
Chamadas de emergência
Acidente de automóvel
SOSPhone
Aplicação iconográfica
Data: 10-Mar-2014
Resumo: Todos os anos perdem-se milhares de vidas em acidentes rodoviários. Essas mortes devem-se a gravidade dos ferimentos, mas deve-se também às respostas tardias dos sistemas de emergência. Esse atraso resulta da falha de comunicação, quer seja pelas condições da cobertura de rede, pelas dificuldades da descrição do local. O eCall é um sistema que permite o envio de um pedido de ajuda aos serviços de emergência de modo automático. Aquando da ocorrência de um acidente o sistema de sensores ativa o eCall e inicia uma chamada com os serviços de emergência e simultaneamente envia uma mensagem de dados com informações que descrevem a ocorrência, tais como localização, identificação do veículo e direção. A chamada entre os serviços de emergência e o veículo, permite que o operador oiça e dialogue com os ocupantes. A forma como a comunicação é estabelecida constitui um obstáculo para pessoas surdas, devido à utilização de chamadas de voz. A aplicação iconográfica, SOSPhone, foi desenvolvida para smartphones e tem como objetivo permitir a comunicação entre os surdos e os serviços de emergência. Dos testes realizados conclui-se que o modelo seguido por esta aplicação resultou muito satisfatório para solucionar essa dificuldade. Com base no SOSPhone desenvolveu-se um protótipo que permite colmatar a dificuldade que os surdos encontram na utilização do eCall. O referido protótipo é uma adaptação no eCall do modelo utilizado no SOSPhone permitindo assim a comunicação com todos os ocupantes.
Every year, not only in Portugal, but globally, thousands of lives are lost in road accidents. Many of these deaths are due to the severity of injuries, but some of them are also due to late response of emergency services. There are several factors for this delayed response, one them being the result of communication failure, either because of network coverage, or due to di culties in describing the place where it occurred. eCall is a system that allows you to send a request for help to emergency services automatically. Upon the occurrence of an accident a crash sensor system activates eCall and initiates a voice call to the emergency services and simultaneously sends a message with information describing the occurrence, such as location, vehicle identi cation and direction. The call between the emergency services and the vehicle allows the operator to listen and dialogue with the passengers. The way communication is established is an obstacle for deaf people, due to the use of voice calls. The iconographic application SOSPhone was developed for tactile smartphones and aims to allow communication between deaf and emergency services. From the tests conducted with this application it was concluded that the model followed by SOSPhone resulted in a very satisfactory way to solve this communication problem. Based on SOSPhone a prototype was developed that enables to ful ll di culties that deaf people have when using eCall. That prototype is an adaptation in eCall of the model used in SOSPhone enabling communication with all the passengers
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
URI: http://hdl.handle.net/10348/3015
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_mrcpcabo.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.