Sistema de apoio ao desenvolvimento de exercícios e jogos educativos

Data
2014-04-08
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Com a presente dissertacão tem-se por objetivos estudar, desenhar e desenvolver uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de exercícios e jogos educativos para o ensino da matemática. Esta ferramenta visa criar exercícios, com base num documento modelo que possa ser personalizado em função da finalidade do exercício, potenciando assim a reutilização dos modelos e dos próprios exercícios. Num primeiro momento avaliaram-se as normas que possibilitam e potenciam a distribuição, partilha e reutilização de conteúdos (onde se incluem exercícios e jogos), tendo por base a Internet. Incluem-se aqui o estudo dos sistemas para gestão do ensino (Learning Management System — LMS), bem como as normas para partilha de objetos de aprendizagem entre diferentes sistemas deste tipo (e.g. SCORM). Num segundo momento avaliaram-se os métodos e linguagens de programação que podem ser utilizados para o desenvolvimentos da ferramenta aqui apresentada/proposta. Num terceiro momento desenvolveu-se e implementou-se a ferramenta, adaptando-a às necessidades reais bem como à melhor forma para atingir os seus objetivos. Foram efetuados testes às suas funcionalidades, bem como para estudar possíveis melhorias e sugestões para desenvolvimentos futuros.
This research aims to study, design and develop a tool to support the development of exercises and educational games for the teaching of mathematics. This tool aims to create exercises using a document template that can be customized, depending on the purpose of the exercise, thus enhancing the reuse of models and exercises the themselves. In a first moment we have evaluated the standards that enable and enhance the distribution, sharing and reuse of content (which includes exercises and games) based on the Internet. This includes the study of Learning Management System (LMS) as well as the rules for sharing of learning objects between different systems of this type (e.g., SCORM). In a second phase, we have evaluated the methods and programming languages that could be used to the development of the tool proposed here. Thirdly, we have developed and implemented the tool, adapting it to the real needs and the best way to achieve its goals. Tests were performed to its functionalities, as well as to study possible improvements and suggestions for future developments.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Ensino , Exercícios , Jogos educativos , Matemática , SCORM , Sistema de apoio , Aplicação web
Citação