Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/3114
Título: O papel da Educação Física na aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais
Autor: Oliveira, Francisco Eduardo Teixeira Rodrigues
Orientador: Garrido, Nuno Domingos
Palavras-chave: Educação física
Alunos com necessidades educativas especiais
Inclusão
Escola inclusiva
Aprendizagem
Adaptação
Data: 13-Mai-2014
Resumo: A presente exposição pretende comprovar, através da minha experiência profissional e apoiado por literatura já existente sobre o tema, a importância da Educação Física na aprendizagem do aluno, em particular do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A Educação Física assume um papel preponderante ao oferecer um espaço físico e emocional facilitador da integração e aprendizagem do aluno com NEE. As aulas de Educação Física contribuem para a inclusão de crianças com NEE na comunidade escolar, ao colaborar no desenvolvimento dos três domínios fundamentais do comportamento: cognitivo (capacidades intelectuais); afectivo (sentimentos, opiniões, atitudes, crenças, valores, interesses, desejos); e psicomotor (desempenho motor e forma física). Das experiências profissionais por mim vivenciadas no Ensino Regular da Educação Física a alunos com NEE, destaco aquelas em que as intervenções realizadas na vertente da minha disciplina surtiram um maior impacto no processo de aprendizagem da criança com NEE. Assim as minhas escolhas para os casos práticos recaíram sobre o caso prático de uma aluno com o qual contactei em 2008, portador da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) e o caso de um aluno com Síndrome de Asperger (SA), que remonta ao ano de 2010. A presente exposição permitiu comprovar o papel preponderante da Educação Física na facilitação da aprendizagem destes alunos. Os casos práticos apresentados foram exemplos esclarecedores das inúmeras vantagens que aportam as Actividades Físicas e Desportivas para os alunos com NEE. Concluindo, ao longo da minha experiência profissional com estes alunos, verifiquei que a implementação das diversas medidas, através da prática de actividades desportivas, contribuíram para uma melhor qualidade de vida destes alunos, ajudando-os em grande medida à auto-superação e alcance de um melhor desempenho escolar, bem como facilitando o caminho para a aprendizagem e integração social.
This exposure aims to demonstrate, through my work experience and supported by the existing literature on the subject, the importance of physical education on student learning, particularly for students with Special Educational Needs (SEN). Physical Education plays a central role by providing a facilitator physical and emotional integration of student learning with SEN. The Physical Education classes contribute to the inclusion of children with SEN in the school community, as it collaborates on the development of three key areas of behavior: cognitive (intellectual abilities); affective (feelings, opinions, attitudes, beliefs, values, interests, desires) , and psychomotor (motor performance and physical fitness). Throughout my professional experiences in Regular Physical Education Teaching pupils with SEN, I highlight those in which the interventions made in the shed of my subject have produced a greater impact on the learning process of children with SEN. So my choices for practical cases fell on the practical case of a student with whom I contacted in 2008, holder of Hyperactivity Disorder Attention Deficit (ADHD) and the case of a student with Asperger Syndrome (AS), which dates the year 2010. This exposure has demonstrated the important role of physical education in facilitating the learning of these students. The case studies presented were illuminating examples of the numerous advantages that contribute to Physical Activity and Sport for pupils with SEN. In conclusion, throughout my experience with these students, I found that the implementation of various measures, through sporting activities, contributed to a better quality of life for these students, helping them largely to selfovercome and to achieve better school performance, as well as paving the way for learning and social integration.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/3114
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_fetroliveira.pdf875,71 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.