A atividade física e desportiva em crianças do 1.º CEB nos tempos livres

Data
2014-05-14
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Resumo
Na ocupação dos tempos livres, a prática da atividade física e da atividade lúdico desportiva assumem especial importância no desenvolvimento da criança. Esta importância é reforçada pelo aumento do sedentarismo e da obesidade na sociedade contemporânea. Neste sentido, a atividade física e as práticas de atividades lúdico desportivas proporcionam um estilo de vida saudável com melhoria para a saúde nesta faixa etária. A presente investigação visa averiguar de que modo os tempos livres e tempos de lazer impulsionam a realização de atividades físicas e ludo desportivas nos alunos do 1º ciclo, de um Agrupamento de Escolas, no norte de Portugal. Além disso, procura identificar quais as atividades, dentro e fora de casa, que são realizadas pelas crianças, de forma a criar hábitos de vida saudável nas crianças, melhorando a sua qualidade de vida. Para este Estudo de Caso, em Junho de 2009, foi aplicado um inquérito aos alunos do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do Peso da Régua. O estudo incluiu uma amostra de 447 crianças, dos 6 aos 12 anos, que frequentam as turmas dos vários níveis de escolaridade do 1.º CEB. Para a recolha de mais dados recorreu-se ao inquérito por questionário durante o recreio escolar, por ser o meio mais rápido de obter de informação e refletir as características individuais da população estudada (Fortin, 2005). Neste estudo as conclusões mais relevantes referem que os rapazes são mais ativos; muitos dos inquiridos gostam de passar os seus tempos livres na rua/largo; a atividade lúdico-desportiva praticada, fora de casa, pela maioria dos rapazes é o futebol, e pelas raparigas a apanhada. Por sua vez, dentro de casa, os dois sexos preferem os jogos eletrónicos.
Physical activities and recreational sports are of particular importance in the development of a child during leisure time. This importance is enhanced due to the increase in sedentary lifestyle and obesity in modern society. In this sense, physical activities and recreational sports provide a healthy lifestyle improving health within this age group. This research aims to determine how free time and leisure time stimulate the achievement of physical activities and recreational sports in primary school students, within a group of schools in the North of Portugal. Moreover, the research attempts to identify which activities, inside and outside the home, are performed by children in order to create healthy lifestyle habits improving their quality of life. Thus, in June 2010, we performed a case study for primary school students within of a group of schools in Peso da Régua. The study included a sample of 485 children, from six to twelve years of age, who attended various levels of primary schooling. To collect more data, we used a questionnaire during school recess, this being the fastest method in obtaining information and reflecting on the individual characteristics of the population that was studied (Fortin, 2005). In this study, the most significant finding is that boys are more active. Many of those questioned stated they enjoy spending their free time out on the streets/square, with the most common recreational sport outside the home being football. The girls prefer catch. On the other hand, within the home, both sexes prefer electronic games.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Física e Desporto, Especialização em Desenvolvimento da Criança
Palavras-chave
Crianças , Lazer , Tempos livres , Atividade física , Atividade lúdico-desportiva
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