Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/3145
Title: O papel de coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física
Authors: Guerra, Paula Cristina Ferreira Nóbrega
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Desporto escolar
Organização
Educação física
Professores
Coesão
Reflexão
Coordenação do desporto escolar
Issue Date: 22-May-2014
Abstract: O Desporto Escolar, visando o melhor desempenho possível dos intervenientes, procura valorizar o trabalho de equipa a universalidade e equidade, a motivação, a inovação, a comunicação e credibilidade, o cumprimento e a excelência. É aqui que o Coordenador do Desporto Escolar desempenha uma função fulcral em toda a dinâmica, a implementação e o desenvolvimento das actividades a realizar na escola. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai rever a sua postura perante os acontecimentos do dia a dia e procurar superar as suas dificuldades, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que trabalha. Todo este processamento vai permitir ao Coordenador do Desporto Escolar/professor melhorar o seu desempenho, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso desportivo e escolar dos alunos. Não esquecendo mesmo a sua própria superação. A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor Coordenador do Desporto Escolar evoluir ao longo da sua vida profissional como ser humano onde os valores sociais, culturais não são esquecidos. Ao ponderar sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o Coordenador vai retificar os conhecimentos que possui e procurar reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que se encontra, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.
The practicing of Sports in School, seeking the best possible performance of actors, seeks to value teamwork universality and equity, motivation, innovation, communication and credibility, compliance and excellence. It is here that the School Sports Coordinator plays a key role in the whole dynamic development and implementation of activities to perform in school. Reflecting on his performance, the need to find justification for decisions taken , the Coordinator will revise its attitude towards the events of everyday life and seek to overcome their difficulties , to reformulate their practice setting to the specific situation in which it works. This whole process will allow the School Sports Coordinator / teacher to improve their performance , without never losing sight of the main objective of this action - the sports and academic success of students . Not even forgetting his own overcoming. The capacity for self-criticism, to think of the positive and negative aspects of the practice, is a way for the School Sports Coordinator evolve throughout his professional life as a human being where cultural social values, are not forgotten. When pondering his performance, the need to find justification for decisions taken, the Coordinator will rectify its knowledge and seek to reformulate their practice adjusting to the specific reality that is, without ever losing sight of the main objective of this action - the academic success of our students and overcoming.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/3145
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_pcfnguerra.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.