O blogue como recurso e estratégia pedagógica complementar no desenvolvimento da competência comunicativa do E/LE

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório foca o tema do meu projeto de investigação: “O Blogue como Recurso e Estratégia Complementar no Desenvolvimento da Competência Comunicativa do E/LE”. O objetivo primordial do mesmo é espelhar, à luz de um enquadramento teórico e através de um estudo naturalista-interpretativo que seguiu parâmetros de ação-investigação, o trabalho realizado com uma turma de alunos de Espanhol nível quatro, de uma escola pertencente ao distrito de Vila-Real. Ao longo destas páginas, serão apresentados todos os passos realizados para a concretização do projeto, assim com uma análise dos resultados obtidos. Para tal, procurou-se investigar qual a pertinência do uso de um blogue para se desenvolver a competência comunicativa em língua estrangeira, tal como a viabilidade do mesmo, bem como analisar os resultados obtidos e compreender qual o impacto produzido na turma – alvo. Numa primeira fase foram aplicados dois inquéritos. O primeiro inquérito com o intuito de conhecer os gostos, preferências e dificuldades da turma, assim como, as expectativas em relação à disciplina de espanhol e o segundo relacionado com o uso da internet mais particularmente de blogues. Numa segunda fase, que correspondeu à fase de implementação do projeto, em contexto sala de aula, foram programadas estratégias e atividades de forma a concretizar todos os objetivos definidos previamente. Por fim, foram recolhidos dados dos inquéritos de auto-regulação dos alunos e das amostras das suas participações no blogue, e analisados, de forma a avaliar o desenvolvimento ao nível da competência comunicativa.
This report focuses the theme of my research project: “The Blog as Recourse and Complementary Strategy in the Development of Communicative Competence of the Spanish as Foreign Language”. The main goal is to reflect the theoretical enchase and through a naturalist-interpretative that followed the parameters of research, the work done with a class of students of Spanish Language level four, from a school belonging to the district of Vila-Real. Throughout this pages, will be presented all the steps taken for the execution of the project, with an analysis of the results. For that, we searched for the relevance of using a blog to develop communicative competence in foreign language, such as its viability, analyze the results and to understand what the impact on the class. At first were applied two surveys. The first survey regarded to know the tastes, preferences and difficulties of the class, as well as, the expectations regarding the Spanish subject and the second survey related to the use of internet specially the blogs. Secondly, corresponded to the implementation of the project in the classroom, strategies and activities were intended in order to accomplish all the objectives previously defined. In the end, were collected from the students the surveys data and samples of their shareholdings in the blog, and analyzed in order to assess the development of communicative capability.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Ensino/aprendizagem , Blogue , Estratégia pedagógica
Citação