Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/3209
Title: A formação de professores de Educação Física em desenvolvimento da criança. Análise documental em duas Universidades Públicas do Estado do Ceará
Authors: Queiroz, Ana Patrícia Cavalcante de
Advisor: Ferreira, Carlos Alberto Alves Soares
Keywords: Desenvolvimento da criança
Educação física
Formação de profissionais
Issue Date: 3-Jul-2014
Abstract: A formação de professores de educação física em desenvolvimento da criança. Análise documental em duas universidades públicas do estado do Ceará. Trata-se de um estudo que pretende identificar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança ofertados durante a formação de professores de educação física em duas universidades do Estado do Ceará. Este estudo foi desenvolvido através de uma análise de projetos político pedagógico, currículos, programas de disciplinas, carga horária e conteúdos das disciplinas ofertadas pelo curso, com ênfase nas disciplinas dedicadas ao desenvolvimento da criança. A metodologia aplicada a este trabalho se constituiu em uma investigação qualitativa exploratória, descritiva e interpretativa (Barros & Lehfeld, 2000; Barros & Lehfeld, 2002; Pereira & Leitão, 2007; Martins, 2000; Minayo, 2000). Com o presente estudo exploratório constatamos como as duas universidades estudadas proporcionam a formação de seus futuros profissionais para o trabalho com o desenvolvimento da criança na educação básica.
The training of physical education teachers in child development. Documental analysis in two public universities in the state of Ceará. This study aims to identify which skills about child development are offered during the training of physical education teachers at two universities in the state of Ceará. It was developed through an analysis of political pedagogical projects, curricula, discipline programs, workload and contents of the subjects offered by the course, with emphasis on the subjects related to child development. The methodology used in this study consisted of a qualitative exploratory, descriptive and interpretative research (Barros & Lehfeld, 2000; Lehfeld & Barros, 2002; Pereira & Leitão, 2007; Martins, 2000; Minayo, 2000). In this exploratory study we find out how the two universities analyzed provide the training for their future professionals to the work with child development in basic education.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Física, Especialização em Desenvolvimento da Criança
URI: http://hdl.handle.net/10348/3209
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_apcqueiroz.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.