Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/3232
Title: Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
Authors: Lopes, Marlene Alexandra Morais
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Didática
Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Processo de Bolonha
Issue Date: 2012
Abstract: O objetivo deste trabalho foi a verificação da Didática como aspeto mais relevante e responsável pelo efeito da aprendizagem, onde o feedback pedagógico é um dos fatores que desempenham um dos papéis mais importantes na prática pedagógica. Ao longo do trabalho é dado relevo aos conceitos de didática enquanto ferramenta e ciência cujo objeto de estudo se centra nas estratégias de ensino-aprendizagem, supervisão pedagógica enquanto prática evolutiva que atualmente visa a auto-reflexão e auto-consciencialização do aluno e estágio pedagógico como fluxo integrador dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação teórica. Paralelamente é também abordada a supervisão pedagógica na UTAD nas suas várias componentes, e apresentados os cursos ligados à Educação Física com os respetivos planos de estudos e estrutura curricular. O processo de Bolonha é analisado de forma transversal tendo em conta os seus fundamentos e aplicação em Portugal e em particular na UTAD sem esquecer as alterações introduzidas pelo mesmo. Por fim é feito um apanhado histórico dos diferentes planos de estudo na UTAD com os diversos cursos, durações e caraterização.
The objective of this study was to verify the didactic as the most relevant and responsible aspect for the effect of learning. In this way, teaching feedback is one of the factors that play an important role in the classroom. Throughout this work relevance is given to the concepts of: didactic as a tool and as a science whose object of study focuses on strategies for teaching and learning, pedagogical supervision while evolving practice that currently is aimed at self-reflection and self-awareness of student, and teaching practice as a flow that integrates the knowledge acquired during the theoretical training. This work also presents UTAD pedagogical supervision in its various components and courses related to physical education with the respective curricula and curricular structure. The Bologna process is analyzed in a transversal way taking into account the rationale and application in Portugal and in particular in UTAD with its amendments. Finally we made a historical overview of the different curricula in UTAD with the various courses, durations, and characterization.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/3232
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_mamlopes.pdf
  Restricted Access
1,41 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.