Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/3238
Title: Visão alargada da satisfação profissional de professores do 1º e do 2º CEB face às suas condições de trabalho
Authors: Soares, Domingos Manuel da Silva
Advisor: Aranha, Ágata
Silva, Ana Almeida da
Keywords: Ensino básico
Condições de trabalho
Satisfação profissional
Issue Date: 23-Jul-2014
Abstract: Atualmente, a sociedade é marcada por um ritmo alucinante de transformações em diversos setores e - como tal - a educação não é a exceção. Este estudo enquadra-se num tempo em que a inquietude e a ansiedade permeiam a vida pessoal e profissional da classe docente, almejando compreender a sua satisfação perante as condições de trabalho. Apesar da temática em questão não ser totalmente nova, em termos teóricos houve a preocupação de abarcar os conceitos de forma dialógica e sistémica, compreendendo-os no quadro societal atual. A presente investigação pode ser considerada um estudo de caso, embora a sua natureza complexa possa admitir algumas características de um estudo piloto. Foi desenvolvido empiricamente com professores do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico que exercem funções docentes nos agrupamentos de escolas de São João da Madeira e de Maceda e Arada, sendo inquiridos através de um questionário. O tratamento da informação recolhida conjugou procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais (com apoio do programa SPSS) e análise de conteúdo para as questões de tipo aberto. Os resultados podem ser lidos em vários eixos que se integram numa lógica recursiva. Ou seja, atualmente as condições de trabalho dos professores compreendem um conjunto de fatores diversos que - na sua estruturação sistémica - permitem compreender melhor a satisfação destes profissionais. Em traços gerais, este estudo permitiu verificar que a satisfação profissional - sendo algo intrínseco ao sujeito, ou seja, da ordem da pessoalidade - é condicionada por um conjunto de condições externas que devem ser entendidas numa perspetiva holística. Longe estão os tempos em que as preocupações dos docentes se centravam nas somente nas condições físicas e materiais das escolas ou nas condições relacionais (sobretudo as estabelecidas com os alunos e com os respetivos encarregados de educação). Hoje em dia, as mudanças exponenciais que a sociedade experimenta, parecem fazer com que a classe docente tenha um conjunto de constrangimentos e de desafios que nos parecem de índole transversal, como aliás retrata este estudo.
Nowadays society is marked by transformations at all levels and teachers are not an exception. This study can be related to a time in which restlessness and anxiety are permanents in teachers personal and professional life, trying to understand their job satisfaction. Although this theme is not entirely new, theoretically there is some concerning about embracing the concepts in a dialogic way, recursive and systemic, under the current society. This survey can be considered a case- study but, because of their complex nature, there are characteristics of a pilot study. It has been developed with teachers of fist and second grade of basic education at schools in S. João da Madeira and Maceda e Arada through a direct survey. The treatment of information has fused statistical procedures (with the support of SPSS program) and content analysis. The results can be read in different ways that cannot be excluded and can be join in a recursive way. Nowadays the work conditions of teachers include different factors that – in his systemic structure – allow them to best understand their job conditions. In general, in this survey we can understand that job satisfaction – as part of the subject – is conditioned by several external conditions that must be understood in a holistic perspective. Gone are the days when teachers' concerns were centered on physical conditions or materials in schools and even in relations, especially between the students and their guardians. Nowadays, it tools like that, because of the changes on society; teachers are guide by constraints and challenges – as this survey can show us.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/3238
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_dmssoares.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.