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Title: Cultura do facilitismo: imposta ou consentida pela escola pública portuguesa?: um estudo de caso
Authors: Almeida, Carlos Alberto Rodrigues de
Advisor: Carvalho, Maria João Cardoso de
Keywords: Avaliação
Educação
Qualidade
Progressão
Facilitismo
Resultados
Issue Date: 15-Sep-2014
Abstract: A presente dissertação tem como finalidade principal perceber se os professores são ou não condicionados quando avaliam os alunos. A investigação realizada pretendeu compreender o sistema de avaliação e o posicionamento de todos os seus atores à luz das políticas educativas emergentes. Em simultâneo, visou clarificar a orientação do sistema educativo para os resultados positivos, procurando sinais de facilitismo na progressão dos alunos nos primeiros ciclos de escolaridade. Na procura de razões que possam fundamentar o nosso estudo era imperioso compreender o fenómeno educativo na sua faceta mais global. A este nível, abordámos os contributos da Comunidade Europeia, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económicos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e o Banco Mundial, no que se refere ao desenvolvimento do sistema educativo português, destacando a sua intervenção em momentos cruciais da nossa história mais recente. A compreensão da forma como se organiza o nosso sistema educativo foi essencial para a interpretação dos resultados alcançados nos últimos anos e podermos refletir sobre a qualidade em educação. Debruçámo-nos, fundamentalmente, sobre o modelo de avaliação, pois afigurou-se essencial para podermos compreender toda a problemática em estudo, dando visibilidade ao processo de progressão no sistema educativo com o intuito de encontrar argumentos que pudessem servir de suporte à nossa investigação.
The purpose of this dissertation is to find out whether or not teachers feel conditioned at the moment of students evaluation. The investigation intended to comprehend the evaluation system and the role of all actors according to emerging educational policies. Simultaneously, this thesis aimed at clarifying the education system inclination to positive results, searching for signs of easiness in the students’ progression in their first years of school. In the search for reasons to support our study, it was imperious to comprehend the educational phenomenon to its fullest extent. For this, we studied the contribution of the European Community, the Organization for Economic Co-operation and Development, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, and World Bank, to the education system development in Portugal, highlighting their intervention in recent crucial moments of our history. The comprehension on how our education system organizes itself was essential to analyze the results achieved in the last years and to reflect upon the education quality. We considered, fundamentally, the evaluation model, since it became essential to understand the problem in study, giving visibility to the progression process in the education system, searching for arguments that could support our investigation.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10348/3309
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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