Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/3353
Título: O ensino do empreendedorismo: uma proposta pedagógica para melhoria do desenvolvimento regional
Autor: Barcelos, Edilson Garcia de
Orientador: Marques, Carla Susana da Encarnação
Palavras-chave: Empreendedorismo
São João Evangelista (Minas Gerais, Brasil)
Educação
Desenvolvimento económico
Data: 22-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa possui o propósito de verificar em que medida o tema Empreendedorismo é abordado nas escolas de nível médio e, ao mesmo tempo, apresenta uma proposta que considera o tema Educação em Empreendedorismo como fator de desenvolvimento social e econômico. A pesquisa foi realizada no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus São João Evangelista (IFMG-SJE), a partir dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio. O que motivou esse trabalho de pesquisa foi o fato de se ter observado, ao longo dos vários anos de trabalho e convivência no IFMG-SJE, que o tema Empreendedorismo é pouco debatido dentro da escola. Entendeu-se que a cultura do Empreendedorismo precisa ser disseminada no país, principalmente no meio escolar, para que, através dos potenciais empreendedores (alunos), se alcance o desenvolvimento social e econômico. Sendo assim, pelo emprego dos procedimentos metodológicos previstos (questionário, pesquisa bibliográfica, análise documental, observação), apresentou-se a visão dos gestores, docentes e alunos do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos ofertados pelo IFMG-SJE em relação à proposta da educação empreendedora, por meio da inserção da disciplina “Empreendedorismo” na estrutura curricular do Ensino Médio, visando à melhoria no desenvolvimento social e econômico da região, tendo em vista que o empreendedorismo é apresentado, por muitos autores, como fator preponderante para o desenvolvimento regional e consequentemente do país. A partir do referencial teórico, conclui-se que o empreendedorismo pode ser ensinado e estimulado e enquanto antes forem inculcadas nas cabeças dos sujeitos as ideias empreendedoras, melhores serão as chances de estes sujeitos tornarem-se empreendedores. O resultado da pesquisa mostra que o tema empreendedorismo é pouco abordado no IFMG-SJE e que este campus não possui nenhuma ação institucional que desperte os alunos para o empreendedorismo. Foi observado também que a totalidade dos docentes e 94% dos alunos pesquisados são favoráveis à proposta de inclusão de uma disciplina voltada para o estudo do empreendedorismo no currículo do Ensino Médio.
This research has the purpose of verifying to what extend the theme entrepreneurship is discussed at high school and at the same time shows a proposal that considers the entrepreneurship education as a factor of social and economic development. The research was performed at Technology, Science and Education Federal Institute context, in São João Evangelista Campus (IFMG-SJE), from technical courses which are integrated to the High School. Over several years of hard working and social interaction in and outside classrooms we could realize that entrepreneurship is rarely discussed in the school and this was the greatest factor that mobilized us to do this investigation. It was understood that the entrepreneurship culture must be disseminated all over the country specifically at school environment so that social and economic development can be achieved through potential entrepreneurs (students). Therefore, through the use of predicted methodological procedures (questionnaire, bibliographic research, document analysis, observation), we were capable of showing the High School point of view of managers, teachers and students from the technical courses offered by IFMG-SJE related to the entrepreneur education proposal through integrating „entrepreneurship subject‟ at the high school syllabus in order to promote social and economic improvement in the region since entrepreneurship is presented by many authors as a prevalent factor not only to the regional but also national development. As of theoretical references it is possible to conclude entrepreneurship is a subject that can be both stimulated and taught and the sooner entrepreneurial ideas are inculcated inside individuals‟ minds the better will be the chances of these individuals become entrepreneurs. The research results show that entrepreneurship is not dealt with IFMG-SJE and the Campus doesn‟t have any institutional action which awakes students to the theme. It was also observed that totality of teachers and ninety-four percent of the students who were involved in the investigation are in favor of the proposal that considers including a subject based on entrepreneurship studies inside high school syllabus.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/3353
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:OLD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_egbarcelos.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.