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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria João de-
dc.contributor.advisorSantos, Carlos Machado-
dc.contributor.authorTavares, Luciene Borges-
dc.date.accessioned2014-11-12T15:13:30Z-
dc.date.available2014-11-12T15:13:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/3381-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopor
dc.description.abstractEste estudo teve por finalidade analisar a estrutura, organização e funcionamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), quanto à gestão dos Cursos de Biologia e de Letras, na modalidade EaD, no Polo Presencial. Aborda as dimensões administrativas e pedagógicas, sob as lentes dos modelos teóricos de análise, o burocrático e o anárquico, configurando sistemas complexos e ambíguos no interior das três Instituições Públicas investigadas (CAPES, UnB e Polo Alfa). Os resultados são relevantes para as instituições de ensino que trabalham com cursos de formação de professores, presencial e a distância. Amparados nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância do MEC (aspectos pedagógicos, recursos humanos e infraestrutura), procurou-se descobrir as percepções dos atores da pesquisa (Coordenadores, Tutores e Estudantes) sobre os desafios e possibilidades dessa formação docente. A observação do processo decisório na gestão de cursos nas Instituições investigadas ajudou na identificação dos modelos teóricos que fundamentam o sistema UAB e na influencia destes sobre a qualidade dos cursos. A abordagem qualitativa da pesquisa por meio do estudo de caso-multicasos (entrevista, inquérito por questionário, observação não participante, análise documental) guiou o presente estudo. Fundamentados nos estudos de teóricos sobre a Administração da Educação, e sobre a Gestão em EaD, chegou-se aos resultados. Há indicações de desarticulação administrativa e pedagógica na gestão dos Cursos investigados, sendo que o Projeto Político Pedagógico desses Cursos (em aperfeiçoamento) indica uma via democrática dessa articulação; há dificuldades quanto à restrita infraestrutura de apoio no Polo (instalações físicas, materiais, recursos humanos, manutenção) e quanto à indefinição de parcerias e recursos diversos. Entretanto, a Gestão dos Cursos de Biologia e Letras, têm proporcionado aos estudantes-professores a aquisição da “dimensão técnicocientífica (uso das TIC) para o mundo do trabalho, e a dimensão política para a formação do cidadão”.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the structure, organization and operation of the Open University of Brazil (OUB), regarding the management of Biology and Letters courses in Distance Education presential mode. Covers administrative and pedagogical dimensions, under the lens of theoretical models of analysis, the bureaucratic and anarchical, configuring complex and ambiguous systems within the three public institutions surveyed (CAPES, UNB and Polo Alfa). The results are relevant to the educational institutions that work with teacher training courses, other in presence or distance modes. Supported in Quality Benchmarks for Distance Higher Education of Ministry of Education of Brazil [MEC] (pedagogical aspects, human resources and infrastructure), we sought to discover the perceptions of the actors of the research (coordinators, tutors and students) about the challenges and possibilities of teacher training. The observation of decision making in the management of courses in the investigated institutions helped in the identification of the theoretical models underlying the OUB system aside with the influences on the quality of these courses. The qualitative research through case-multicase study (interview, questionnaire survey, non-participant observation, document analysis) guided this study. Grounded in the theoretical studies on the Administration of Education and the Management in distance education, one has reached to the results.There are indications of disarticulation in administrative and pedagogical management of the investigated courses, and the Political Pedagogical Project of these courses (in processing) indicates a democratic way of that articulation, there are difficulties regarding the limited support infrastructure in Polo (physical facilities, materials, human resources, maintenance) and uncertainty about the various partnerships and resources. However, the management of Biology and Letters courses have provided students-teachers to acquire the "technicalscientific dimension (using TIC [technology of information and communication]) for the working world, and the political dimension to the training of citizens."por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopor
dc.titleA gestão de cursos da Universidade Aberta do Brasil: desafios e possibilidadespor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc005.7(81)(043)por
dc.subject.udc378.1(81)(043)por
dc.subject.udc004.4(81)(043)por
Appears in Collections:OLD - Teses de Doutoramento

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