Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/3388
Title: CIOCB - modelo de competências para o gestor de sistemas de informação
Authors: Gouveia, António Jorge Gonçalves de
Advisor: Varajão, João Eduardo Quintela Alves de Sousa
Barroso, João Manuel Pereira
Keywords: Sistemas de informação
Tecnologias da informação
Gestão
Issue Date: 19-Nov-2014
Abstract: A atividade de gestão de Sistemas de Informação (SI) tem evoluído de uma forma muito significativa nas últimas três ou quatro décadas. Acompanhando a evolução dos Sistemas de Informação/Tecnologias da Informação (SI/TI) e a sua crescente importância dentro das organizações, o papel do gestor de SI e as expectativas em torno do seu desempenho também sofreram alterações significativas. Assim, atualmente, os gestores de SI, enquanto responsáveis máximos pelos departamentos de SI, estão profundamente envolvidos na organização do negócio, atuando como estrategas e inovadores de processos, auxiliando a gestão de topo na definição e implementação de estratégias. Estas alterações, a evolução dos SI e do papel do gestor de SI, determinaram um acréscimo de importância e uma alteração de posicionamento do gestor de SI dentro da organização. O gestor de SI deixou de ser um executivo “apenas” responsável pelo controlo e gestão das tecnologias da informação e passou a integrar a equipa de gestão de topo, trabalhando lado a lado com a administração, promovendo o alinhamento entre os SI/TI e o negócio, desenvolvendo estratégias conjuntas com o objetivo de potenciar a competitividade, o desenvolvimento e o desempenho do negócio. A integração do gestor de SI, também designado de Chief Information Officer (CIO), na equipa de gestão de topo teve um reflexo direto no seu perfil, nas competências e nas capacidades desejadas para o desenvolvimento e desempenho capaz da sua atividade. Na falta de um referencial de competências do gestor de SI que reflita a realidade atual do seu perfil, tornou-se objetivo desta tese o desenvolvimento de uma proposta de um novo modelo de competências para este importante ator da estrutura organizacional. O modelo proposto, designado CIOCB, reúne de forma integradora competências de natureza técnica, comportamental e contextual. Procura-se, assim, com esta tese, contribuir para o estudo do perfil atual do gestor de SI através da proposta um modelo de competências que traduza a realidade do seu perfil, preenchendo uma lacuna existente.
The activity of information systems (IS) management has evolved in a very significant way in the last three or four decades. Following the evolution of the Information Systems/Information Technology (IS/IT) and its growing importance within organizations, the role of the Chief Information Officer (CIO) and the expectations about his performance have also suffered significant changes. Consequently, today, CIOs, as maximum responsible for the IS departments, are deeply involved in the organization of the business, acting as strategists and process innovators, supporting the top management in defining and implementing strategies. These changes, the evolution of IS and CIO's role, determined an increase of importance and a change of position of the IS manager within the organization. The CIO is no longer an executive "only" responsible for the control and management of information technology, and became part of the top management team, working side by side with management, and promoting the alignment between IS/IT and business, developing joint strategies aiming to enhancing the competitiveness, the development and performance of the business. The integration of CIO in the top management team had a direct consequence on his profile, skills, abilities and competencies required for a capable development and performance of his activity. In the absence of a framework of CIO competencies reflecting the present reality of his profile, has become the objective of this thesis the development of a proposal for a new competence model for the CIO. The proposed model, named as CIOCB – CIO Competence Baseline, is a set of technical, behavioral and contextual competencies. Therefore, this Phd Thesis aims to contribute to the characterization of the current profile of CIO by proposing a framework of competences that reflect the reality of his profile.
Description: Tese de Doutoramento em Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/3388
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:OLD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_ajggouveia.pdf8,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.