CETRAD - Artigo publicado em Revista Científica não Indexada

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 5 de 5
  • ItemAcesso Aberto
    O curso e os alunos de economia de uma universidade do Interior norte
    2018 - Gomes, Lina Sofia Matos Lourenço; Caldas, José Manuel Melo Vaz
  • ItemAcesso Aberto
    Estudo para uma formação específica em meio rural: dar vez e voz aos actores e actrizes do território
    2008 - Baptista, Alberto; Koehnen, Timothy Leonard; Silva, Vilma; Herculano, Daniela; Pinhal, Luísa; Brás, José
    Este artigo apresenta parte dos resultados do “Estudo para uma formação específica em meio rural” que partiu da avaliação da formação realizada em meio rural, na região centro interior, no período 2003-2005 e tem por objectivo evidenciar a necessidade de envolver os actores e actrizes locais na reflexão sobre a problemática da formação em meio rural e as oportunidades e constrangimentos ao desenvolvimento das suas comunidades. Foi utilizada uma metodologia participada e interactiva, através do recurso a várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, que envolveram cerca de 202 actores locais. O Estudo reflecte sobre os impactos da formação em meio rural e a necessidade de pensar em programas de formação numa lógica de Animação/Desenvolvimento Comunitário, que possam orientar e apoiar os empreendedores desde a fase do desenvolvimento das suas competências e do seu projecto, até à fase de teste e ançamento sustentado da sua actividade.
  • ItemAcesso Aberto
    Políticas públicas e a ferrovia regional: a linha lleida – la pobla de Segur
    2016 - Pires, André; Nogueira, Fernanda; Diniz, Francisco José Lopes Sousa
    As políticas públicas e o caminho traçado pela Europa para o setor ferroviário deter- minam o seu futuro e o impacto no territó- rio. Em Espanha, o trabalho desenvolvido na modernização da linha Lleida – La Pobla de Segur visa assegurar o futuro da via-férrea, e garantir a mobilidade sustentável, aspeto importante e que vai ao encontro das políti- cas europeias e do caminho que foi traçado para a ferrovia. A metodologia utilizada no artigo é de carácter qualitativo, é um estudo descritivo e um estudo de caso.
  • ItemAcesso Aberto
    Perceção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: o caso de Bragança, Portugal
    2017 - Ribeiro, Maria; Fernandes, António; Diniz, Francisco
    Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.
  • ItemAcesso Aberto
    Migrações, conjugalidade e projectos de vida transnacionais
    2015-09 - Sacramento, Octavio José Rio do