Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/371
Title: Educar para os valores e para a cidadania: análise informático-lexical para uma bibliografia temática integrada no Plano Nacional de Leitura
Authors: Magalhães, Paula Cristina Ferreira
Advisor: Assunção, Carlos da Costa
Issue Date: 2009
Abstract: O nosso trabalho consubstancia-se na problemática de uma educação para os valores e para a cidadania, dedicando particular atenção às mudanças, dificuldades e exigências da sociedade actual que subjazem à necessidade de uma educação mais humanizante e mais coerente com uma vida em democracia. Dirigimos também a nossa atenção aos benefícios da leitura, mais propriamente, do texto literário infanto-juvenil, na formação da personalidade da criança e do jovem e na sua capacitação para uma vida adulta em cidadania. Considerando os aspectos mencionados, pretendemos, a partir de uma análise informático-lexical de um conjunto de textos insertos nas recomendações do Plano Nacional de Leitura para o 2.º ciclo do ensino básico, construir uma Bibliografia Temática dos Valores e Cidadania e, assim, fornecer aos professores de Língua Portuguesa uma ferramenta facilitadora de um trabalho transversal e, ao mesmo tempo, orientadora relativamente a critérios para a selecção de textos literários que permitam uma leitura orientada mais dirigida às realidades, aos interesses e às dificuldades dos seus educandos.
Our research relies on the problematic issue of values and citizenship, dedicating particular attention towards the transformations, difficulties and requirements of the actual society that underlie the demand of a more humanizing education, consistent with life experience in a democracy. We also give attention to the benefits of reading, in particular, the children’s literature, which we consider to contribute to the personality development and to equip children and young people to citizenship. Considering the features we mentioned, and taking for basis a lexical analysis by computer of recommended texts by a national reading programme, we aim to build a thematic bibliography upon values and citizenship and to provide a resource to Portuguese teachers that will support a transversal approach and provide a disposable criteria to the selection of literary texts more often related to the interests, realities and difficulties of their students.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas
URI: http://hdl.handle.net/10348/371
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_pcfmagalhaes.pdf
  Restricted Access
7,91 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.