DCFAP - Artigo Técnico em Revista Nacional

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 2 de 2
  • ItemAcesso Restrito
    Curvas de Classes de Qualidade da Estação para Povoamentos de Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica) Willd.
    2006 - Carvalho, J
    Neste trabalho estabelecem-se curvas de classe de qualidade da estação para povoamentos de Carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) a partir de um modelo de crescimento em altura dominante desenvolvido para a espécie. Segue-se o método das equações algebricamente às diferenças com todos os possíveis intervalos de crescimento. São definidas 5 classes de qualidade, a variar entre os 7,0 e 22,0 m de altura à idade de referência de 50 anos, constatando-se a existência de uma ampla variação do índice de qualidade. Fornece-se uma forma para a estimação da idade total das árvores dominantes a partir da idade ao nível do diâmetro, e verifica-se que o número de anos necessários para atingir esse nível é independente da qualidade da estação.
  • ItemAcesso Restrito
    Uso da propriedade da aditividade de componentes de biomassa individual de Quercus pyrenaica Willd. com recurso a um sistema de equações não-linear
    2003 - Carvalho, J
    A biomassa como medida de avaliação da produção primária dos ecossistemas florestais tem tido um interesse crescente, particularmente em espécies arbóreas cuja copa é uma das componentes exploradas. Em estimativas da biomassa das árvores é importante que se verifique a propriedade da aditividade das suas componentes. Neste trabalho, são comparados dois procedimentos de obtenção da aditividade para componentes de biomassa individual de Quercus pyrenaica Willd., aplicados a um caso concreto. Verifica-se que a utilização de um processo de estimação simultânea de um sistema de equações, que impõe restrições na estimação dos parâmetros e considera a existência de correlação contemporânea entre os resíduos, permite obter parâmetros mais eficientes, de que resultam intervalos de predição de estimativas de biomassa mais consistentes.