DEP - Artigo de Conferência em Revista Científica Indexada
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Item Acesso Aberto Valores. Uma visão intercultural e de género entre estudantes do ensino superior2018-08-31 - Rodrigues, Inês Wilton; Cardoso, Francisco Manuel Dos SantosIntrodução: As pessoas apresentam uma estrutura de valores motivacionais que orienta o seu comportamento ao longo da vida. Objectivos: Baseado na existência destes valores humanos, organizados num contínuo motivacional, foi realizado em Portugal, no ano académico de 2016/2017, um estudo intercultural acerca das vivências académicas e do perfil de valores em estudantes do ensino superior, em programa Erasmus. Métodos: Participaram 333 estudantes, a maioria do género feminino (64%), de 44 países e 4 continentes (Europa, África, Ásia, Amé- rica Latina). Os estudantes responderam a um inquérito composto por questões sociodemográficas e académicas e ainda por um questionário de Perfis de Valores Revisto PVQ-RR (“Revised Portrait Values Questionnaire”) de Shalom Schwartz. Resultados: Através de técnicas de análise univariada e multivariada (PERMANOVA, ordenação MDS e pair-wise tests) os resultados obtidos revelam diferenças significativas entre os valores autocentração e hedonismo identificados como os mais importantes entre alunos dos diferentes continentes. Foi possível ainda destacar diferenças significativas para o valor do poder, quando testada a variável género. Discussão: É possível concluir que existem valores humanos identificados como preponderantes para cada grupo de indivíduos, medi- ante a origem geográfica ou género destacando-se significativamente relativamente aos restantes valores humanos, e havendo uma escolha tendencial conforme o grupo de pares, seja sob a perspetiva intercultural, de continente de origem, ou de género. Palavras-chave: Valores, Estudantes, Género, Interculturalidade, Erasmus.Item Acesso Aberto Processo de enfrentamento e de significação da doença em mulheres com cancro da mama: uma análise fenomenológica Interpretativa2018-08-31 - Rodrigues, Marina; Cardoso, Francisco Manuel Dos SantosIntrodução: O cancro da mama é o tipo de cancro com maior taxa de incidência e prevalência na população feminina em Portugal. O confronto psicológico com a doença pode provocar angústia existencial e perda de sentido conduzindo a pessoa doente a um processo de busca de ressignificação da experiência vivida, com possíveis desfechos distintos. Objectivos: Neste trabalho pretendemos examinar, mediante um estudo de caso, o processo de resposta psicológica de significação da experiência vivida no confronto com a referida doença oncológica. Métodos: A amostra restringe-se a uma participante com historial de patologia mamária, seguida num centro oncológico da região norte do país. Através da análise fenomenológica interpretativa investigamos as experiências e significados pessoais da participante após o diagnóstico e tratamentos. Resultados: Constituem oito temas gerais e treze subtemas com correspondência a unidades de significação que presidem ao enfren- tamento da doença oncológica e que estruturam a unidade psicológica da doente perante tão grave adversidade. Discussão: Analisando a experiência singular de quem viveu diretamente com a doença esperamos compreender a influência dos aspetos psicológicos e busca de significado, associados à maior ou menor capacidade de enfrentamento. Acreditamos que uma melhor compreensão da contextura “doente, tratamento e estrutura de significados” possa contribuir para uma intervenção psicológica co- adjuvante mais adequada, em favor da recuperação do estado de saúde. Palavras-chave: Cancro da mama, Ajustamento psicológico, Significados pessoais, Análise fenomenológica interpretativa.Item Acesso Aberto Seis anos de anorexia: análise interpretativa fenomenológica2018-08-31 - Coelho, Iva Desport; Cardoso, Francisco Manuel Dos SantosIntrodução: A Anorexia está associada a diversos fatores de risco e a uma preocupante taxa de mortalidade. Em geral, sucede na adolescência, principalmente no género feminino. Apesar de atribuída a um distúrbio do comportamento alimentar, há indícios de que será resultante de um processo de desenvolvimento e de afirmação identitária. Objetivos: Encontrar indicadores em favor da hipótese: Anorexia como perturbação do desenvolvimento relacionada com a formação de identidade e expressão pessoal. Métodos: Estudo de caso de anorexia, de uma adolescente do género feminino, com 17 anos de idade, que atravessa um processo anorético há seis anos. Procedemos à análise fenomenológica interpretativa. Resultados: Foram identificados oito indicadores: 1) Significação da Anorexia; 2) Significação do próprio; 3) Futuro desafiante; 4) In- fluência do outro na conceção do próprio 5) Experiencia de internamento; 6) Sensação de estranheza; 7) Revolta contra o corpo e 8) Desperdicei a adolescência. Discussão: A AFI revelou-se adequada, permitindo extrair a qualidade e as particularidades da experiência vivida pela adolescente; foi útil na exploração dos acontecimentos de vida bem como na identificação de processos de significação dos mesmos. Os temas que emergiram estão em concordância com algumas investigações realizadas, por outros autores, que exploraram os processos identitários e a sua relação com a anorexia. Considerámos comprovar o principal objetivo e que se deve prosseguir com mais investigação pela sua utilidade para a prática da psicologia clínica.Item Acesso Restrito Online-Gym: Multiuser Virtual Gymnasium Using RINIONS and Multiple Kinect Devices2014 - Cassola, Fernando; Paredes, Hugo; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Ala, Silvia; Cardoso, Francisco; de Carvalho, Fausto; Morgado, Leonel