DEP - Resumo de Conferência em Revista Indexada

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 4 de 4
  • ItemAcesso Restrito
    Indução de estados afetivos e memórias autobiográficas
    2019-02-25 - Amorim, Maria João; Medon, A.; Gonçalves, Laura; Teixeira, J.; Cardoso, Francisco Manuel Dos Santos
    Um dos temas de investigação de maior interesse em psicologia centra-se na relação entre as nossas disposições afetivo-emocionais e as nossas memórias autobiográficas. Este tema teve um grande impulso em 1980, com as investigações de Bower que indicaram haver uma grande ligação e facilitação de acesso às memórias congruentes com os estados afetivos vivenciados no momento.
  • ItemAcesso Aberto
    Julgamentos de gravidade de comportamentos de stalking com CR100 de BORG
    2019-02-25 - Carvalho, C.; Pacheco, C.; Carvalho, J.; Teixeira, J.; Pinto, L.; Cardoso, Francisco Manuel Dos Santos
    Por stalking deve entender-se um conjunto de comportamentos antissociais de perseguição, intrusivos e persistentes, perturbadores para a vítima podendo representar risco e, em alguns casos, poderá conduzir ao homicídio. Têm sido caracterizados em quatro tipos: Agressão física e verbal, de ameaça, expressões de invasão de intimidade (hiperintimidade) e perseguição. Na presente investigação tivemos como objetivo proceder a um escalonamento segundo o grau de gravidade julgada dos diferentes comportamentos e observar a possível existência de diferenças, nos julgamentos, entre géneros.
  • ItemAcesso Aberto
    A anorexia também é um problema de cidadania
    2019-02-25 - Cardoso, Francisco Manuel Dos Santos; Coelho, Iva Desport
    Muito se tem ouvido falar nos diferentes círculos, seja no científico, seja nos media, do problema da anorexia e da preocupante taxa de incidência que assola adolescentes, afirmando-a como uma perturbação do comportamento alimentar. Propomo-nos refletir e recentrar o problema no contexto do processo de desenvolvimento de alguém que, por razões várias, se confronta em dilemas subjetivos relacionados com a sua afirmação de ser cidadã/cidadão. Como “Gritos” de adolescentes a requererem a atenção devida perante vagueares desnorteados em fuga de constrangimentos, pela busca de afirmação de Si-mesma/o.
  • ItemAcesso Aberto
    Variáveis psicológicas para fazer face à doença oncológica.
    2019-02-25 - Cardoso, Francisco Manuel Dos Santos; Rodrigues, Marina
    Se pensarmos que a primeira função do cérebro é a da organização organísmica e que a segunda função será da ordem da emergência de um mundo que o transcende, o mundo Psy ou a realidade do mental, de modo a permitir a viabilização de si-mesmo, enquanto organismo-indivíduo, em um meio que, por sua vez, o modula, facilmente acreditaremos que uma boa resposta psicológica será essencial para enfrentar o adverso, aquilo que o ameaça e, em particular, a doença oncológica: uma ameaça pelo seu interior.