DEP - Teses de Doutoramento

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    Redes sociais e educação para a saúde - um estudo com alunos do ensino superior brasileiro
    2023-06-27 - Pessoa, Kaline Lígia Estevam de Carvalho; Rodrigues, Isilda Teixeira; Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
    As redes sociais online são ambientes digitais cujos usos variados se destacam na atualidade. O alto fluxo informativo, a presença dos jovens e a interatividade desses espaços são destaque nessa pesquisa. Apontamos o Instagram e os influenciadores digitais, cuja divulgação de conteúdos de saúde e bem-estar implicam determinadas questões nos comportamentos daqueles que interagem com tais conteúdos. Assim, este trabalho teve como finalidade responder à seguinte questão: Quais os limites e possibilidades de utilização dos conteúdos sobre saúde e bem-estar, produzidos por Influenciadores Digitais na RS Instagram, para um grupo de jovens universitários? Como objetivos, buscamos investigar os limites e possibilidades de utilização dos conteúdos sobre saúde e bem-estar, produzidos por Influenciadores Digitais na RS Instagram, para um grupo de jovens universitários, visando compreender aspectos sobre a formação desses jovens e a relação com a busca por esse tipo de conteúdo, o perfil de busca de informação de saúde e bem-estar por parte dessa população, bem como, descrever os principais tipos de interação surgidas dessa relação e sugerir uma proposta de formação como forma de contributo ao curso. Por meio de um estudo de caso de abordagem mista, investigamos um contexto universitário da região Nordeste do Brasil, onde realizamos um levantamento por questionário, entrevistas e análises documentais com os estudantes e com os documentos do curso em que estavam estudando. Um total de 162 alunos responderam ao questionário e 20 alunos participaram das entrevistas. Após a análise e triangulação dos dados utilizando a estatística inferencial e descritiva, bem como a análise de conteúdo, chegamos aos principais resultados e conclusões: a análise da estrutura curricular do curso estabelece relações com a tecnologia, a mídia, o consumo, a saúde e temas como a estética e o corpo, levando os alunos a refletirem sobre esses temas que, em geral, são observados nas páginas dos influenciadores, apesar de os temas ainda precisarem de atualização e aprofundamento; também, comprovamos o perfil de alta frequência de uso do Instagram, principalmente para se informar sobre saúde e bem-estar por meio dos influenciadores digitais. Os alunos são, em média, jovens (entre 18 e 25 anos), de classe baixa e média baixa, para quem o uso do Instagram é considerado uma ferramenta viável para pesquisa e abre portas de acesso aos conteúdos e cujo aumento do interesse foi proporcionado pela entrada na graduação. Por fim, encontramos 3 categorias de interação: a interação informativa, em que o Instagram e os conteúdos dos influenciadores se destacam como forma de complementar as informações acadêmicas, meio de introduzir essas informações, como fonte acessível e de conhecimento geral e atualização; interação com influenciadores que abre caminhos tanto para a interação com comportamentos nocivos voltados ao modelo de corpo padrão, à pressão e à autocomparação, quanto para a interação com um ambiente profissional e com conhecimentos e comportamentos que remetem à educação para a saúde e ao consumo; e a interação crítica, em que os alunos desafiam a compreensão inicial que os jovens ainda não apresentam preparo para lidar com conteúdo voltado para a saúde e o bem-estar nas RS ao apresentarem noções críticas sobre o comportamento dos influenciadores, o uso das redes sociais, o consumo, a informação, a adoção de comportamentos e a consciência sobre si mesmos e suas limitações e possibilidades. Com isso, nossa pesquisa forneceu subsídios para responder à pergunta de partida e alcançar os objetivos propostos. Concluímos que, dentre os limites, estão: carência de aprofundamento dos conteúdos sobre as atuais relações dos jovens universitários e os conteúdos de saúde e bemestar nas redes sociais; necessidade de atualização com relação à tendência de uso das redes sociais para interagir com conteúdos de saúde e bem-estar divulgados por influenciadores digitais e suas consequências no comportamento dos jovens; alunos que ainda são afetados por informações de baixa qualidade e sofrem consequências negativas para a saúde, em relação às pressões pelo modelo de corpo, ao se autocompararem com influenciadores; credibilidade e confiança nos influenciadores profissionais com pouca conscientização para a real atuação deles em também engajar para o consumo; pouco conhecimento sobre a noção de influência digital, apesar da tendência em seguir e o desejo de atuar como ID. Como possibilidades, encontramos: a abertura dos caminhos ofertada pela formação, com conteúdos que se aproximam daquilo que é vivenciado nas redes sociais de modo mais crítico e refletido; interação com conhecimentos diversificados acessíveis; conteúdo criativo e interativo possibilitado pelas ferramentas de rede social; contato com profissionais que produzem conhecimento científico; possibilidade de ampliação dos espaços de atuação profissional; contato com conteúdos que contribuem para a capacitação na promoção da saúde.
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    O formador de educação e formação de adultos nas prisões portuguesas – um estudo sobre o processo de aprendizagem e a construção do saber profissional
    2023-06-22 - Ribeiro, Nuno Manuel Oliveira; Loureiro, Armando Paulo Ferreira
    A educação e formação de adultos tem vindo a ganhar importância na sociedade atual. Inicialmente desenvolveu-se, tal qual a entendemos hoje, no seio de movimentos sociais e na consolidação dos sistemas de ensino em diferentes países. Com este estudo pretendemos refletir, essencialmente, sobre a educação e formação de adultos que decorre nos estabelecimentos prisionais portugueses e, de forma mais concreta, sobre os professores/formadores que aí ministram formação, procurando perceber como aprendem, constroem e desenvolvem os seus saberes e competências profissionais, que lhes permitem o exercício da função num local tão específico de educação. O foco desta investigação em tal processo de aprendizagem e construção de saber justifica-se pelo facto de não existir, à partida, qualquer tipo de formação específica para os professores/formadores que lecionam nos estabelecimentos prisionais e também pela escassez de estudos científicos nesta área, pelo que estamos convictos que a sua realização contribui para o avanço do conhecimento neste âmbito. Para desenvolvermos esta investigação recorremos a uma metodologia mista. Numa primeira fase, através da metodologia quantitativa, realizámos inquéritos por questionário, aos professores/formadores que desempenham funções na educação nas prisões do continente e ilhas. Numa segunda fase, através da metodologia qualitativa, realizámos entrevistas semiestruturadas a um grupo de professores/formadores que lecionam num estabelecimento prisional do interior norte de Portugal. Na primeira fase pretendeu-se, sobretudo, realizar uma caracterização daqueles que exercem a função de professores/formadores nos estabelecimentos prisionais em Portugal, adicionalmente garantir a recolha de informação que viria a ser aprofundada na segunda fase: o processo de aprendizagem e construção de saber realizado por estes educadores. Com a presente investigação foi possível compreender de que modo os professores/formadores se preparam para a lecionação no EP, um espaço com características muito específicas e com formandos também eles muito peculiares. Assim, foi-nos possível verificar que, neste processo, a experiência profissional dos professores/formadores, mesmo que obtida noutros contextos, é uma mais-valia, pese embora a experiência na educação e formação de adultos se revele mais vantajosa, uma vez que se aproxima mais da realidade que vão encontrar no EP. Além disso, os professores/formadores recorrem a outros mecanismos para ultrapassar as suas dificuldades, nomeadamente a formação, mesmo que não verse especificamente sobre este tipo de ensino, bem como a pesquisas individuais. O trabalho cooperativo com os seus pares também se revela deveras importante na medida em que possibilita o diálogo e a partilha de experiências, o que também lhes permite refletir sobre as suas próprias práticas, sempre numa perspetiva de melhorar a qualidade de ensino ministrada. Os professores/formadores que exercem funções na EnP têm experiência profissional, nos ensinos básico e secundário, há mais de vinte anos. A maioria pertence ao quadro de agrupamento/escola e a média de idades situa-se acima dos quarenta anos, sendo que, na sua grande maioria, encontram-se ao serviço da Educação nas Prisões, há cinco ou menos anos.
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    Percepções dos professores e dos estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais sobre as possibilidades e os desafios das tecnologias móveis no processo de ensino e de aprendizagem
    2024-01-18 - Mendes, Joelma de Fátima; Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Lopes, Natália Moura
    A civilização, ao longo da sua história, tem passado por grandes transformações resultantes de avanços tecnológicos, que mudam a dinâmica das nossas vidas. Tudo que fazemos e usamos passa pelo uso da tecnologia, da mais simples à mais complexa. Um exemplo disso é a evolução das diferentes formas de comunicação que foram surgindo no decorrer dos tempos, provocada pelo aparecimento de diversas tecnologias, influenciando o homem no seu relacionamento com os outros e na forma como aprende. Hodiernamente, vivemos numa sociedade onde as pessoas se comunicam a qualquer hora e em qualquer lugar, uma vez que os avanços tecnológicos modificaram e continuam modificando a forma de viver nos mais diversos contextos. Como exemplo, tem-se a comunicação mediada por dispositivos móveis que influenciam os comportamentos e as relações entre os sujeitos, inclusive no âmbito da educação e mais precisamente, durante o cenário pandêmico da covid-19, merecendo um olhar crítico e ético para as novas formas de viver, conviver, aprender, comunicar e suas implicações. E é neste contexto que entra em cena o papel da escola e do professor e a necessidade urgente de se discutir as possibilidades e os desafios na sociedade contemporânea, e para isso precisamos voltar o nosso olhar para a nascente desta profissão que é o curso de formação inicial de professores (Licenciatura). Afinal, este curso tem a grande responsabilidade de formar professores que irão atuar na Educação Básica, onde terão como alunos, crianças e jovens portando tecnologias móveis e se comunicando em diferentes tempos e espaços. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho busca responder ao seguinte problema: Qual a percepção dos professores e estudantes dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/campus Januária sobre as possibilidades e os desafios das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem? Decorrente deste problema elegemos como objetivo investigar a percepção dos professores e estudantes dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais campus Januária sobre as possibilidades e os desafios da utilização das tecnologias móveis no processo de ensino e de aprendizagem. Essa investigação realizou-se através de um estudo de caso com abordagem mista, uma vez que fez uso de métodos qualitativos e quantitativos. A abordagem mista se dá pelo fato de que o problema da pesquisa é muito complexo e precisa de uma complementaridade de dados pra fornecer maiores e melhores resultados para dado fenômeno. O percurso metodológico da pesquisa deu-se em três etapas, na primeira etapa realizamos duas análises documentais, uma acerca legislação educacional brasileira e outra sobre documentos institucionais (Projetos Pedagógicos dos cursos e planos de ensino); na segunda etapa realizamos o inquérito por Questionário, aplicado aos estudantes e professores e por último o inquérito por Entrevista, dirigido somente a alguns professores dos cursos de Licenciatura. Para análise dos conteúdos qualitativos usamos a análise de conteúdo de Bardin e para análise quantitativa fizemos a análise de frequência das respostas. Desse modo, a relevância desta pesquisa se justifica pela necessidade e urgência de se discutir o uso das tecnologias móveis no contexto das licenciaturas enquanto espaço de formação dos futuros docentes, responsáveis pela educação das novas gerações de crianças e jovens imersos na cultura digital. Quanto, aos resultados, constatamos que a maioria dos professores e estudantes confirmaram a importância da integração das tecnologias móveis como grandes potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem e na formação dos futuros docentes, porém, desde que bem planejadas e com objetivos definidos. Respondendo ao objetivo geral da pesquisa, os resultados apresentam várias possibilidades e desafios. Na percepção dos professores, uma das possibilidades apontadas é a viabilização do ensino híbrido na formação docente e como desafio desenvolver o letramento digital de professores e estudantes. Na percepção dos estudantes, uma das possibilidades é a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e um dos desafios, a utilização das tecnologias móveis como parte do cotidiano escolar. Os resultados indicam que são muitos os desafios, mas que também, muitas são as possibilidades para se seguir em frente, não podendo assim, ignorar as mudanças como um legado da pandemia e fingir que nada aconteceu. Outrossim, não podemos ser espectadores desta mudança e sim seus protagonistas.
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    Jogos Sérios na Terceira Idade: aprendizagem de comportamentos seguros e boas práticas na Web
    2023-05-15 - Bernardino, Iolanda Sofia dos Santos; Almeida, José Manuel Emiliano Bidarra de; Baptista, Ricardo José Vieira; São Mamede, José Henrique Pereira
    Vivemos uma sociedade tecnológica, em que o quotidiano se interliga com a Internet, tanto nos aspetos pessoais, sociais como laborais. Contudo, existe uma faixa etário que não cresceu com a necessidade digital – os seniores. Atualmente estes encontram um desafio na realidade tecnológica. Os seniores são o grupo mais vulnerável aos perigos da Internet, desde roubo de dados pessoais, informações e notícias falsas e compras online fraudulentas. A metodologia que suporta esta investigação é a investigação-ação, que ao identificar uma problemática promove uma vertente teórica e prática que procura, ciclicamente, encontrar a resposta para o problema. Para tal, é necessário planear ações, desenvolvê-las, observar e refletir sobre todas as ações da investigação teórica e do projeto prático. Neste sentido, a investigação propõe uma investigação teórica sobre os conceitos de Idoso, Jogo Sério e Segurança na Internet, sendo que a interligação dos conceitos irá promover um Jogo Sério para Idosos, na temática de Segurança na Internet. O Jogo Sério – Web Segura (https://websegura.pt) visa expor situações perigosas vividas e sentidas na Internet e apresenta recomendações, conselhos e desafios que procuram alterar o comportamento do Idoso na Internet, de uma atitude pouco consciente para uma atitude consciente e comportamento seguro enquanto navegam pela Internet, realizando as suas tarefas quotidianas na Web. O jogo proposto por esta investigação será aplicado a um grupo de estudantes seniores da rede de Universidades Seniores de Portugal, nomeadamente 60+ do Instituto Politécnico de Leiria e Universidade Sénior Rainha Dona Leonor. A limitação do contacto social durante a pandemia COVID-19, limitou a investigação, nomeadamente na sua aplicação nos grupos de estudantes seniores das Universidades Seniores de Portugal e na testagem com mais sujeitos na fase de protótipo.
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    Literacia digital e as questões de género na escola portuguesa
    2022-10-20 - Martins, Joaquim Francisco Camelo; Escola, Joaquim José Jacinto; Azevedo, Rita Gisela Martins de
    A presente tese de doutoramento centra-se na compreensão, interpretação e aplicação do fenómeno da Literacia digital e das questões de género na escola portuguesa e a sua representação, hoje em dia, em Portugal. Para tal, o estudo empírico contou com a participação de quarenta professores do ensino secundário – das disciplinas de: português, língua estrangeira, filosofia, psicologia, história e biologia –, das escolas de Portugal continental e três entrevistadas(os) privilegiadas(os) das áreas em estudo. A razão da nossa escolha prende-se com o facto destas disciplinas estarem ligadas ao início e à evolução do problema em estudo (história); sendo importante a referenciação, a interação e a explicação dos fenómenos (português, língua estrangeira e filosofia); não descurando a necessária compreensão dos estímulos e das ações (psicologia) e uma sólida argumentação da morfologia do indivíduo (biologia). O estudo é sustentado teoricamente, pela análise feita à evolução da Escola e ao papel das/dos professores do ensino secundário, no processo de ensino-aprendizagem e na integração da tecnologia nas suas aulas. E, também, pela variável das questões de género na escola portuguesa, enquanto potenciadora de “emancipação social”. Metodologicamente, baseámo-nos na metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através de diferentes instrumentos e em diversas fontes: questionámos as/os professores do ensino secundário sobre a sua posição face ao tema “Literacia digital e as questões de género na escola portuguesa”, através da aplicação de um inquérito por questionário online e de entrevistas feitas a pessoas com responsabilidade a nível nacional pelo paradigma em estudo. Os resultados obtidos evidenciam que a/o professor, ao utilizar novas práticas de ensino ajuda as/os alunos a desenvolverem a aprendizagem por descoberta. A mesma pode ser efetivada em diversos contextos, embora as/os alunos só esporadicamente podem utilizar os telemóveis em contexto de sala de aula. Em relação às caraterísticas da literacia digital, as suas fases evolutivas e o seu desenvolvimento em diversos países, as mesmas influenciaram a paridade no tratamento de género nas nossas escolas. Em termos de conclusão podemos a afirmar que, o estado atual da literacia digital pode e deve proporcionar momentos de criatividade das/dos alunos capacitando-as(os) digitalmente. Sendo que, cabe à escola a promoção de reflexões de atitudes cívicas e de comportamentos assentes no mundo real e virtual. E desta forma, a mesma pode valorizar o desenvolvimento das competências digitais das/dos professores do ensino secundário, bem como de toda a comunidade educativa, ajudando a dissipar assimetrias de género e promovendo a cidadania digital. Verificámos, também, que as literacias são uma forma sustentada de incentivar as/os alunos para a leitura. Elas potenciam aprendizagens que são importantes para as/os mesmas(os) dentro e fora da sala de aula. Situação análoga acontece quando estudamos as várias designações que são atribuídas à literacia digital, desde os anos oitenta do século XX até à atualidade. A informação está mais acessível e cabe às/aos professores, enquanto orientadores no processo educativo, a supervisão no acesso aos manuais escolares digitais e outras fontes de informação, promovendo a igualdade e a equidade entre o género na escola portuguesa. Desta forma criam novas dimensões de aprendizagem e trabalham aspetos diretamente relacionados com a cidadania digital e promovem a emancipação das alunas e/ou dos alunos.
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    A democracia na escolha dos órgãos de gestão na Rede Federal de Educação Tecnológica Brasileira: o caso do Conselho Superior
    2023-03-29 - Matos, Ivy Daniela Monteiro; Carvalho, Maria João Cardoso de
    A implantação, no Brasil e no mundo, de políticas educativas elaboradas pelas Organizações Internacionais, tem imposto os conceitos da administração privada à educação pública. Sob o argumento da melhoria da qualidade, definem medidas excessivamente burocráticas, tanto no aspecto administrativo, quanto no pedagógico, com foco em fazer mais com menos recurso financeiro, negligenciando os aspectos sociais e culturais intrínsecos à educação. São políticas com inspirações neoliberais, que fortalecem na sociedade os conceitos capitalistas, baseados na visão pejorativa dos países que as implantam, bem como no conceito quantitativo e insuficiente de qualidade. As práticas democráticas emanadas do cotidiano escolar, potenciadas na participação ativa e cidadã, colocam-se como instrumentos a favor da educação para a democracia, que virá a atuar no enfrentamento das condições de desencantamento e alienação das práticas escolares, bem como na formação de um cidadão comprometido com a democracia em todo o tecido social. A gestão democrática da educação ressurge, no atual contexto, como oportunidade para a implantação de medidas que interfiram nas dimensões administrativa e pedagógica, naturalizando a prática da decisão, formando um cidadão experimentado nos processos democráticos e capazes de negar as práticas autocráticas. No entanto, apesar de a gestão democrática usufruir de certa ordenação formal-legal na legislação brasileira (plano da orientação para a ação), não equivale às reais práticas emanadas da sua estrutura (plano da ação). Entendendo a colegialidade e a real participação nos órgãos colegiais como medidas essenciais para a consolidação da democracia e construção da educação emancipatória, esta pesquisa investiga como se estabelece a colegialidade e a participação no interior do Conselho Superior, órgão colegial máximo da estrutura dos Institutos Federais no Brasil, no que concerne à participação dos trabalhadores da educação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, através do estudo de caso, procedendo à análise dos dados pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram as várias racionalidades presentes no processo decisório, a fim de atender às demandas do cotidiano escolar, de que só a racionalidade formal-legal não dá conta. No entanto, a negligência por parte das organizações educativas dessas racionalidades e dos processos que as fundamentam pode fragilizar os processos instituídos se se mantiverem na informalidade. Entende-se que as multirracionalidades são inerentes dos espaços escolares e que cabe à organização educativa (aos seus diversos sujeitos e instâncias) a avaliação constante dos processos decisórios, a fim de aprimorá-los, para que venham a atender ao sujeito histórico da participação atual. A investigação foi fundamentada, dentre outros, nos estudos de Freire (1987), Lima (1998; 2011; 2014; 2018; 2021), Carvalho (2009; 2011a; 2011b; 2012a; 2012b; 2013; 2021), Paro (1998; 2001; 2010a; 2010b), Arroyo (2018), Stevenson (2018), Klippel e Wittmann (2012), Flick (2009), Lakatos e Marconi (2003), além das legislações que fundamentam a gestão democrática da educação brasileira.
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    Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
    2022-10-25 - Ribeiro, Andrea Sofia; Azevedo, Maria da Conceição
    A influência de bons professores ou Mestres na construção da identidade profissional, da profissionalidade e do profissionalismo dos alunos que tiveram e que optaram, também, pela profissão docente, não tem sido objeto de investigação sistemática. Após enquadrar teoricamente o tema e realizar uma revisão bibliográfica, esta investigação qualitativa recolhe e analisa, com recurso à análise hermenêutico-problematológica de conteúdo, dados empíricos provenientes de nove entrevistas semiestruturadas a professores no ativo, de qualquer grupo disciplinar e de qualquer grau de ensino, residentes e/ou a exercer funções na região NUT II – Norte, do território continental português. As questões incidem sobre aspetos do seu percurso pessoal, escolar e académico, com especial ênfase para a herança multidisciplinar, técnica e procedimental advinda do seu contacto com bons professores ou Mestres. Pretende-se, primeiramente, compreender se a escolha da profissão docente e a construção da identidade profissional (individual e coletiva), da profissionalidade e do profissionalismo pode ser influenciada pela relação estabelecida, durante o percurso escolar, entre o aluno e um bom professor ou Mestre. A partir deste objetivo geral, podem identificar-se os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar a representação do bom professor ou Mestre em termos pessoais e profissionais; 2) identificar categorias da profissão docente; 3) destacar a preponderância da dimensão ética e da ética profissional no âmbito do desenvolvimento e da construção identitária de qualquer bom profissional, em particular no do bom professor e 4) avaliar a relação entre as memórias de bons professores ou Mestres durante o percurso escolar e a escolha da profissão docente. Os resultados da investigação revelam a existência de vínculos entre alunos e Mestres que excedem a dimensão técnico-pedagógica característica do circunstancialismo escolar, concluindo-se que profissionais deste tipo têm um impacto positivo na configuração da representação social da profissão docente e da confiança na qualidade do seu exercício ao nível daquilo que são, por exemplo, o rigor epistémico e a capacidade ética dos professores.
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    Impacto dos rankings nas práticas da Organização Escolar Pública Portuguesa
    2022-02-11 - Pinheiro, Maria Luísa Moreira de Magalhães; Carvalho, Maria João Cardoso de
    Os rankings despertam, desde a sua primeira divulgação, em 2001, opiniões diversas, justificadas, por vários autores com a sua ambiguidade face aos critérios do que se avalia, facto que tem suscitado, de forma continuada, o interesse e a reflexão de decisores políticos, de gestores escolares, docentes, encarregados de educação e do público em geral. A discussão sobre os mesmos ganha cada vez mais ênfase, sobretudo porque passaram a ser percecionados como um instrumento de avaliação da qualidade escolar fiável e credível, num contexto em que o tema da avaliação da qualidade das escolas é cada vez mais incontornável, no atual panorama educativo. O objetivo geral da nossa investigação consiste em investigar como se desenvolvem as práticas da organização escolar no contexto da pressão dos rankings com o propósito de verificar se esta interfere com o contexto organizacional em que os docentes se movem e se este, por sua vez, condiciona a forma de agir dos professores e da escola em que trabalham. Para o efeito realizamos um estudo que se enquadra no paradigma qualitativo e na abordagem interpretativa, tendo-se optado pelo estudo de caso, uma escola pública da região Norte de Portugal, como estratégia de investigação. A recolha de dados foi feita com recurso às técnicas de questionário, entrevista, e análise documental. Os dados foram tratados através da análise estatística e de conteúdo. A investigação revelou que a aceção da escola como um espaço de aprendizagem participado, integrador, pautado pela exigência e por aprendizagens efetivas e significativas nas áreas de competência consignadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho), plasmada no Projeto Educativo, tende a ficar comprometida, na medida em que os participantes reconhecem que o acompanhamento mais individualizado dos alunos com mais dificuldades se torna difícil em disciplinas com exame nacional. Constata-se que pressionados pelos resultados e preocupados com a imagem da escola, aos professores falta tempo e disponibilidade para atender à diferença e ao particular; à experimentação de novos métodos e estratégias para poder responder, de acordo com o compromisso de uma escola inclusiva, promotora da equidade e da democracia. Acresce ainda o facto de os professores reconhecerem a necessidade de adotar práticas de gestão do currículo que potenciem o sucesso dos alunos nos exames, pelo que tendem a ensinar para o que consideram que vai ser perguntado nos exames e a adotar instrumentos de avaliação (designadamente testes sumativos) procurando praticamente replicar o ambiente de exame.
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    As perceções de Professores de línguas sobre as práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular
    2021-09-30 - Fonseca, Alzira Carla Pereira; Ferreira, Carlos Alberto Alves Soares
    A avaliação das aprendizagens é há muito utilizada para aferir e inferir o estado da educação, pelo que a avaliação é um imperativo nas nossas escolas e não há uma dissociação entre a avaliação e a aprendizagem. Conceptualmente, parece ser consensual a importância e relevância da avaliação formativa nas salas de aula. Contudo, a nível da sua praticabilidade e como estratégia de aprendizagem, ainda está longe de ser uma realidade. Com os novos normativos legais a pressionarem as escolas para uma flexibilização do currículo, surge-nos a possibilidade de colocar em destaque uma avaliação para as aprendizagens sustentada numa avaliação formativa continuada que imprima significado a todo o processo de ensino e aprendizagem. O intuito deste estudo é apresentar as nossas intenções de investigação no âmbito das perceções dos professores de línguas sobre as práticas de avaliação formativa no contexto da autonomia e flexibilidade curriculares. O estudo foi orientado pelo problema de investigação delimitado nas seguintes questões: - Quais as perceções dos professores de línguas sobre o conceito de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Que vantagens os professores de línguas constatam na prática da avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Quais as perceções dos professores de línguas sobre práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Quais as perceções de professores de línguas sobre a importância da prática da autoavaliação dos alunos? - Quais as dificuldades apontadas pelos professores de línguas às práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? Foram realizadas entrevistas a 14 professores de línguas. Do estudo levado a cabo surgiram algumas conclusões, das quais, destacamos as seguintes: - Os professores de línguas percecionam as suas práticas educativas indissociáveis de práticas de avaliação formativa; - Existe um consenso entre os professores que a flexibilidade curricular veio potenciar práticas de avaliação formativa; - Os professores referem que o sucesso e o insucesso de um aluno estão relacionados com a forma como esse aluno se envolve e se responsabiliza no processo de ensino e aprendizagem quer seja através da auto, hétero ou coavaliação.
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    Teatro, desenvolvimento e educação comunitária: estudo de caso do Teatro de Pousade
    2020-10-12 - Teixeira, Marisa Filipa Ramos; Lopes, Marcelino de Sousa
    A presente tese de doutoramento versa a temática “Teatro, desenvolvimento e educação comunitária” e tem como objeto de estudo “o Teatro de Pousade”. Propomonos compreendê-lo, indagando a importância da tríade teatro, desenvolvimento e educação, como processos participativos conducentes à autonomia, participação, desenvolvimento e educação da comunidade, e, ainda, registar uma iniciativa social, cultural e educativa na comunidade, para a comunidade e com a comunidade. A educação comunitária ganha ênfase neste contexto, numa relação intergeracional e geracional, voltada para a preservação da tradição teatral e consubstanciada numa cadeia de transmissão e construção de saberes, que passa de geração em geração e que confere identidade a um povo. Neste contexto, procuramos refletir o teatro numa perspetiva comunitária, que retoma às suas origens e se assume enquanto necessidade humana, intrínseca aos povos, uma necessidade do viver em comum, de partilha, de festa, de celebração, de protagonismo, e da construção e aprendizagem na relação com o outro. Interessa-nos, portanto, preservar as memórias individuais e coletivas daqueles que fizeram do teatro parte integrante das suas vidas, e contribuíram, não só para a preservação do Drama da Paixão, tradição secular no âmbito do teatro religioso, como para a construção de novos conhecimentos comummente partilhados. Concomitantemente, pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento e difusão das metodologias teatrais, de forma a desenvolver e consolidar o teatro comunitário ao serviço da educação e desenvolvimento local, como um campo de conhecimento e investigação próprios, aferindo o impacto de projetos e/ou atividades teatrais na comunidade de Pousade. Esta investigação assenta num estudo de caso e integra uma abordagem predominantemente qualitativa, para assim efetivar uma melhor compreensão do fenómeno em estudo. Neste contexto de investigação as histórias de vida são utilizadas como a principal técnica de recolha de dados, com o objetivo de compreender e analisar um fenómeno coletivo, praticado por diferentes gerações.
  • ItemAcesso Aberto
    A função da arte no processo criativo nos Cursos de Engenharia da UTFPR como fator de inovação tecnológica
    2020-11-03 - Auzani, Adriana Santos; Silva , Levi Leonido Fernandes Da; Pereira, Antonino Manuel de Almeida
    Esta pesquisa teve como objetivo central estudar a função da arte no processo criativo, nos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como fator de inovação tecnológica. O caráter multidisciplinar pedagógico-científico deste estudo buscou amparo nas Ciências da Educação, pela complexidade do tema que envolve várias áreas do conhecimento e possibilita o diálogo entre arte, educação, comunicação, filosofia e engenharia. A via de aproximação entre a arte e a engenharia ocorreu mediante o perfil que o mercado de trabalho exige, atualmente, desse profissional em termos de potencial criativo para solucionar problemas e inovar. Assim, a arte vem, pelo pensamento sensível, contribuir com o processo reflexivo e imaginativo, enquanto fator de inovação tecnológica. Trata-se de uma investigação qualitativa e se caracteriza, enquanto método, em naturalista e descritiva. A amostra da pesquisa é composta por estudantes, professores, coordenadores e egressos dos cursos de engenharia mecânica e da computação, pelo reitor, diretor de ensino e o diretor do Campus de PatoBranco (PB) e por empresários que empregam os engenheiros formados pela UTFPR. A fonte de recolha de dados utilizada foi a entrevista semidireta e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Entre as principais conclusões, salienta-se que os entrevistados valorizam as capacidades criativas, de relacionamento interpessoal e comunicativas, como competências fundamentais na formação de um engenheiro. Eles, igualmente referem que a função da arte na engenharia é potencializar a criatividade e constituí-la como fator de inovação tecnológica. Ela pode promover a imaginação e a capacidade de abstração necessárias e fundamentais na concepção de projetos na engenharia e de grande importância para o aprimoramento da comunicação. No entanto, ficou evidente, nas respostas dos entrevistados, que os aspectos voltados à arte e ao desenvolvimento cultural são poucos e ineficientes na formação desses engenheiros da UTFPR, uma vez que não contribuem na formação acadêmica por falta de motivação dos professores e de investimento nessa área, como a contratação de professores ligados à arte e à cultura, e pela ausência de espaços para a prática de oficinas de arte, música, teatro e dança.
  • ItemAcesso Restrito
    O efeito da educação corporativa para o crescimento e a sustentabilidade de empresas familiares: um estudo de caso
    2020-11-10 - Vazquez, Glauciana Gomes Soares; Marques, Carla Susana da Encarnação; Braga, Vitor Lelio da Silva; Rodrigues, João Bartolomeu
    As empresas familiares constituem predominantemente o tecido empresarial na economia mundial, onde as investigações científicas apontam a necessidade de profissionalizar a gestão da empresa e estruturar o processo de sucessão, pois existe um elevado número de empresas que não sobrevivem às mudanças de geração. A educação de jovens e adultos, no que concerne a formação e ao desenvolvimento de competências para o ambiente de trabalho, passa a ter grande espaço nas organizações, que passam a dividir essa responsabilidade com o Estado, pois têm dificuldades de localizar no mercado de trabalho profissionais que atendam às necessidades da empresa, para a geração da competitividade de seus negócios neste mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) em que estão inseridas, onde é necessário constantes atualizações em consequência do avanço tecnológico e dos seus efeitos para produzir a inovação e gerar a competitividade num mercado globalizado. A educação corporativa que tem como principal objetivo desenvolver as competências nos empregados de uma organização, para propiciar a consecução dos objetivos estratégicos, gerando a sustentabilidade dos negócios, surge nesta investigação numa empresa familiar, definida como uma empresa em que a gestão é realizada pela família e as decisões são de responsabilidade dela. Assim sendo, houve a construção desta tese na área das Ciências da Educação sobre a temática Formação e Desenvolvimento que versa mais especificamente a respeito da educação de adultos no ambiente do trabalho denominado educação corporativa numa empresa familiar brasileira. Portanto, ela vem para tentar preencher esta lacuna da inexistência de estudos unindo os temas Educação Corporativa e Empresa Familiar. Dessa forma, o objetivo foi investigar o efeito dos investimentos na educação corporativa em empresas familiares de forma a identificar se tais investimentos proporcionam o crescimento e a sustentabilidade dessas empresas, bem como um qualificado processo de sucessão. A abordagem metodológica centrada num estudo de caso, obedeceu às exigências éticas autorizado pelo Conselho de Ética do Brasil sob o número 96058818.9.0000.5052, onde o contato com as pessoas foi realizado após a aprovação do COÉTICA. A instituição que se adequou ao propósito foi a Betânia Lácteos, localizada na região Nordeste do Brasil, por possuir as características específicas de uma empresa familiar e as ações voltadas para a educação no trabalho, bem como atendia as características de um programa de educação corporativa, que foram os critérios de inclusão. Aplicamos entrevistas semiestruturadas aos 11 líderes da alta gestão (Sócios-Gerentes, Diretores e Presidente) e inquéritos a uma amostra de 330 funcionários da empresa selecionada para o estudo, o que representa 18,94% do quadro de pessoal da organização. A instituição que se adequou ao propósito foi a Betânia Lácteos, localizada na região Nordeste do Brasil, por possuir as características específicas de uma empresa familiar e as ações voltadas para a educação no trabalho, bem como atendiam as características de um programa de educação corporativa, que foram os critérios de inclusão O estudo de caso com método misto cruzou os dados qualitativos em que a análise do discurso foi realizada através do software Nvivo e quantitativos, em que a análise do modelo das equações estruturais (SEM) foi realizada através do software SmartPLS 3.0. Os principais resultados foram: (i) não foi percebido barreiras na implantação da educação corporativa, em consequência de suas características de empresa familiar; (ii) existem expectativas, sobre o contributo da educação corporativa para a melhoria da performance da empresa, onde a gestão demonstra em suas ações que reconhece a educação como base para uma sociedade; (iii) a empresa demonstrou crescimento, no faturamento e dimensão, com os investimentos em tecnologia e educação corporativa dos empregados; (iv) os investimentos em educação corporativa promovem o crescimento, porém no que concerne a formação de sucessores não é suficiente para promover a sustentabilidade da empresa familiar, durante muitas gerações; (v) o programa de avaliação de desempenho, pela ferramenta nine-box, permite a identificação dos potenciais sucessores e as ações de educação corporativa estão possibilitando a formação qualificada de sucessores. Diante desses resultados, conclui-se que a prevalência do relacionamento, em detrimento a competência é um desafio a ser superado pelas empresas familiares. Porém os investimentos em educação corporativa realizados na Betânia Lácteos, demonstrou que esses investimentos possibilitou a profissionalização do quadro de pessoal da empresa (familiares e não familiares), favorecendo um processo de sucessão qualificado, bem como uma melhoria significativa nos resultados financeiros e crescimento da empresa. Naquele contexto, constatou-se pelos dados quantitativos, que a formação de sucessores possibilita o crescimento da empresa, porém não garante a sua sustentabilidade, e que a educação corporativa em empresas com características familiares pode possibilitar o seu crescimento e sobrevivência. Assim, sugere-se que investir em educação corporativa traz uma mais valia às empresas familiares, no que concerne ao desenvolvimento das competências necessárias aos empregados (familiares e não familiares) para a sustentabilidade do negócio ao longo das gerações.
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    Educação e recuperação na dependência química e alcoolista: uma abordagem multidisciplinar
    2020-09-21 - Kozievitch, Wladimir Mustafa; Escola, Joaquim José Jacinto; Fernandes, Otilia Maria Monteiro
    Nas sociedades “primitivas”, ainda pouco influenciadas pela socialização do homem moderno, prevalecem práticas religiosas e rituais e cultos com uso de plantas alucinógenas que visam buscar, no desconhecido, uma orientação, uma cura, um sentido para a vida. Nas sociedades modernas, o Homem, ao fixar-se ora no passado, ora no futuro, desenvolve o hábito de ignorar o momento atual em que vive, e torna-se num alienado da realidade, deixando de fruir plenamente do presente. Nas sociedades “primitivas” como nas modernas, uma idêntica estratégia de evasão e alienação com o uso de substâncias narcóticas e de álcool. A cada quatro segundos uma pessoa tira a sua própria vida. Nem todos estão bem neste mundo, e muitos indivíduos escolhem vias mortíferas e desadequadas, nomeadamente a dependência de drogas e de álcool. As terapias utilizadas em Clínicas de Tratamento para Dependentes Químicos e de Álcool e os efeitos obtidos em metadados ainda não foram sistemática e amplamente conclusivos quanto à eficácia dos resultados alcançados, nas quais os tratamentos são exclusivamente psiquiátricos/psicológicos e farmacológicos, ou exclusivamente religiosos/espirituais, ou estes cumulativos com aqueles. O que o Poder Público tem oferecido não é o suficiente para minorar ou eliminar os danos causados pelo (ab)uso de narcóticos e de álcool. A iniciativa privada, com fins comerciais ou não, faz o seu papel, uma vez que o Estado não é capaz de atender às demandas de crise da sociedade. Sabemos que, ainda que toda estrutura seja fornecida ao dependente, o índice de recuperação é baixo e, ainda que haja conclusão de seu tratamento, o sucesso do pós-tratamento é, muitas vezes, insuficiente para assegurar uma nova vida ao dependente. Tendo em conta este cenário, objetivamos, com este trabalho de investigação de doutoramento, avaliar o efeito de uma ação multidisciplinar para o tratamento e a reabilitação de dependentes químicos e alcoolistas, onde também se inclua uma componente espiritual durante o tratamento e a reabilitação. A metodologia aplicada foi a Pesquisa Qualitativa adotando a Pesquisa de Campo com uma Observação Direta Intensiva Participante e a Entrevista aberta (Comunidade Terapêutica); uma Observação Direta Extensiva com Questionário Semiestruturado (aplicado em Presídio e a um Representante do Conselho da Comunidade) e um Questionário Estruturado aplicado pelo método Survey (via e-mail). Os dados obtidos foram interpretados usando o software SurveyMonkey e o NVivo 11, utilizando categorias e uma análise de acordo com o referencial teórico em foco. Os principais resultados foram 1) a espiritualidade, coadjuvada com outros recursos, parece fornecer motivação e valores adicionais ao tratamento e à recuperação, ao abandono dos comportamentos de dependência de drogas e de álcool, à confiança e esperança de uma vida nova; 2) é necessário o compromisso dos dependentes no cumprimento das regras para se manterem afastados das drogas e/ou do álcool, regras que são também essenciais para um processo de recuperação e manutenção dessa recuperação; 3) a importância do ambiente familiar como condição psicossocial primária e fundamental na estruturação do homem saudável, pois a maioria dos dependentes iniciaram a dependência precocemente; 4) a problemática do combate à drogadição e alcoolismo no Brasil, do tratamento e reabilitação desses dependentes, através de políticas sociais incrementadas no âmbito da saúde pública, ainda é uma tarefa com muito caminho a ser trilhado. As limitações encontradas nesta pesquisa foram, principalmente, a dificuldade de acesso a esta população muito específica e a recolha de informações sobre o seu trajeto de vida; a inconstância no comportamento do adicto, com retrocessos e fragilidades na tomada de decisões; a dificuldade de apercebermos a real dimensão desta problemática no território imenso do Brasil, dadas as suas diferentes políticas de combate a este problema. Propomos, por isso, para estudos futuros, ampliar as análises dos efeitos positivos da espiritualidade sobre a recuperação de toxicodependentes utilizando medidas psicométricas mais objetivas sobre a espiritualidade, amostras maiores de indivíduos de diferentes contextos culturais, regionais e religiosos, possibilitando uma visão brasileira mais ampla. Como conclusão e implicação maior dos nossos resultados, parece importante criar condições para alertar para a prática da espiritualidade na vida das pessoas, e fazer programas de educação e sensibilização sobre a importância da espiritualidade na promoção da sua saúde física e mental.
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    O Perfil Docente e o Ranking das Instituições de Ensino Superior no Brasil: um estudo de caso
    2020-10-09 - Medeiros, Renata Cristina Rocha; Carvalho, Maria João Cardoso de; Goulart, Íris Barbosa
    Esta investigação teve como objetivo analisar o desempenho do curso de Pedagogia da instituição de ensino superior do Sudeste brasileiro, no caso denominada Alfa, a partir do desempenho dos docentes. Tomou-se como referência a profissionalidade dos docentes da referida instituição e seus desdobramentos no processo de avaliação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O problema de investigação consistiu em identificar os fatores que marcaram o resultado da instituição pesquisada nas avaliações realizadas no período de 2004 a 2014, dando particular destaque ao significativo número de instituições federais que oferecem o curso de Pedagogia e que foram sujeitas a esse processo de avaliação. O referencial teórico do trabalho buscou esclarecer os conceitos de profissionalismo, a profissionalidade e profissionalização, clareando as diferenças entre eles e enfatizando a importância da profissionalidade docente. Realizou-se estudo diagnóstico da instituição superior brasileira, analisando-se a legislação que regulamenta o curso de Pedagogia, a situação da educação superior e do trabalho dos docentes, com o propósito de clarificar os aspectos que pudessem justificar a classificação atribuída pelo ENADE à Instituição Alfa, tendo-a posicionado nos primeiros lugares do ranking. No ponto de vista metodológico, o trabalho constituiu um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo, sendo a população composta de 100 alunos matriculados nos dois períodos iniciais e nos dois períodos finais do curso de Pedagogia e de 147 professores e coordenadores em exercício no ano de 2016. Para a coleta dos dados dos alunos optou-se pelo envio do questionário via Google.docs E para a obtenção dos dados dos professores e coordenadores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente. A análise e interpretação dos dados foram feitas com base em análise estatística para os questionários e análise de conteúdo para as entrevistas. O cruzamento de dados permitiu conhecer os aspetos/práticos que contribuíram para que a Instituição Alfa tivesse classificação positiva pelo ENADE. O esforço aqui empreendido, muito mais do que apresentar leis imutáveis e quantificáveis, evidenciou que há variáveis relevantes no exercício docente, relacionando-o ao processo de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados mostraram, ainda, que um corpo docente composto de profissionais qualificados, mestres e doutores, que atendem às regras, e uma seleção dos alunos com melhor pontuação na seleção para ingresso na Instituição Alfa são fatores relevantes para a obtenção das boas notas no ENADE
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    A cultura organizacional da escola e a sua relação com a melhoria dos resultados da avaliação externa e das dinâmicas de supervisão e avaliação da prática letiva
    2020-03-04 - Fernandes, Ana Maria; Escola, Joaquim José Jacinto; Gonçalves, Daniela Alexandra Ramos
    À tomada de consciência da importância da cultura das organizações na implementação de práticas de gestão, juntou-se o facto de se acreditar que é a cultura organizacional que constitui um fator de diferenciação entre as organizações. Foi Schein, em 1992, que criou uma das definições que fornece maior consenso para a compreensão da cultura organizacional, considerando-a um conjunto de valores nucleares, normas e comportamentos, artefactos e padrões de comportamento que governam a forma como as pessoas interagem e o modo como se empenham no trabalho. Partindo do princípio de que a escola é uma organização onde existe um processo educativo intencional (Santos Guerra, 2000), pretendeu-se compreender, se e de que forma, existe alguma relação entre a cultura organizacional vigente nos agrupamentos de escolas e a funcionalidade dessa mesma cultura ou seja, do desempenho de cada um no processo de avaliação externa. Tornou-se, então, necessário compreender a importância da supervisão pedagógica e dos processos de avaliação, bem como, o papel crucial da implementação de culturas de supervisão e de avaliação nos agrupamentos de escolas. A cultura de supervisão pedagógica está, por definição do conceito de supervisão, associada à cultura de inovação. A prática da supervisão pedagógica entre pares impulsiona a inovação, mas a inovação de uma organização requer uma cultura voltada para a criatividade pois, as organizações mais inovadoras são as que possuem uma cultura voltada ao desenvolvimento da criatividade e que possibilitam aos atores organizacionais desenvolverem a sua capacidade para inovar (Machado et al., 2013, p.167). A cultura de avaliação foi definida como sendo o conjunto de valores, acordos, tradições, crenças e pensamentos que uma comunidade educativa atribui à ação da avaliação (González et al., 2011, p.44). Desenvolveu-se um estudo misto, assente no questionário OCAI – Organizational Culture Assessment Questionaire de Cameron e Quinn (1999, 2006, 2011) e na recolha de dados dos relatórios de avaliação externa de 31 agrupamentos de escolas avaliados pela IGEC – Inspeção Geral de Educação e Ciência, em 2015/2016. A validade deste instrumento está comprovada internacionalmente e o questionário integral revelou um valor de alfa de Cronbach de 0,958 o que dá garantias de que mede o que efetivamente se pretende medir. Os resultados não infirmam nenhuma das hipóteses elencadas e permitem concluir que, apesar de haver uma predominância da cultura de clã, na grande maioria dos agrupamentos de escolas, as tipologias de cultura organizacional que regem os desempenhos dos agrupamentos de escolas, nos seus relatórios de avaliação externa, são a cultura de mercado e a cultura hierárquica, com uma fraca incidência da cultura de inovação. No entanto, contrariamente ao verificado, é exigido às organizações educativas que sejam inovadoras e que dinamizem práticas de supervisão pedagógica entre pares, práticas essas que se acredita estarem na base de sustentação da melhoria e inovação contínua. Em nenhum dos agrupamentos de escolas existe um predomínio da cultura adocrática ou de inovação. Apesar de a inovação estar presente e saturar o vocabulário organizacional, a promoção de um ambiente de trabalho dinâmico e criativo não se destaca. Não sobressai a disponibilidade para correr riscos nem os líderes são vistos como inovadores. Crescer e criar novos recursos não parece ser uma prioridade e não é promovida a emancipação dos membros. Constata-se que, à semelhança do afirmado por González et al. (2011, pp.60-61), que a avaliação institucional é uma condição necessária, mas não suficiente, para melhorar a qualidade das instituições educativas pois, os agrupamentos de escolas organizam o seu trabalho de forma a conseguirem melhores desempenhos na avaliação externa a que estão sujeitos no entanto, esta avaliação não está a ser transformada em caminho para a aprendizagem, como Santos Guerra (2002) defende. A avaliação deve atuar como elemento gerador de uma docência inovadora e de qualidade (Salom, 2014, p.2) e isso não se verifica pois, se a avaliação é um fenómeno educativo, deveria educar ao realizar-se (Santos Guerra, 2003).
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    Perceção das Áreas de Conhecimento e Intervenção do Enfermeiro do Trabalho: Construção de uma Proposta Formativa
    2020-09-23 - Machado, Vítor Manuel Teixeira; Monteiro, Maria João Filomena dos Santos ...; Penaforte, Maria Helena de Oliveira
    No âmbito da intervenção em Saúde Ocupacional, os enfermeiros são o grupo profissional com maior significado do ponto de vista estatístico, mas também do ponto de vista da proximidade na prestação de cuidados e do conhecimento concreto da realidade laboral, pois são estes profissionais da área da saúde que mais tempo passam com os trabalhadores nos seus locais de trabalho. Contemplada na legislação vigente, a Enfermagem do Trabalho é uma área de exercício profissional dos enfermeiros, com exigência de formação complementar pela Direção-Geral da Saúde e pela Ordem dos Enfermeiros para atribuição da competência acrescida, não sendo, no entanto, considerada uma especialização em enfermagem. Partindo destes pressupostos, face à necessidade de preencher uma lacuna existente na literatura científica, foi levado a cabo um amplo trabalho de investigação que visava conhecer a perceção dos enfermeiros do trabalho e dos peritos no que respeita às áreas de conhecimento e intervenção do enfermeiro do trabalho, para prosseguir com a construção de uma proposta formativa no âmbito da Enfermagem do Trabalho, confrontando a adequação dos atuais referenciais formativos para esta área do exercício profissional dos enfermeiros. Nesta determinação, a opção metodológica deste estudo científico recaiu numa investigação de métodos mistos, recorrendo à combinação das abordagens, quantitativa e qualitativa. O estudo de natureza quantitativa, do tipo descritivo e transversal, envolveu uma amostra de 472 enfermeiros do trabalho, utilizando como instrumento de recolha de dados, um questionário, construído para o efeito, alicerçado nas “áreas nucleares de conhecimentos e competências do enfermeiro do trabalho”, descritas pela Organização Mundial da Saúde, em 2001. O estudo qualitativo envolveu como técnica de recolha de informação, a entrevista de focus group com cinco peritos em Enfermagem do Trabalho, bem como o recurso à análise documental de documentos chave. Destaca-se a construção da Escala de Perceção das Áreas de Conhecimento e Intervenção do Enfermeiro do Trabalho (EPACIET), que apresentou um valor muito bom de consistência interna global (Alpha de Cronbach α=0,947), estando validada para a população portuguesa. Permitiu a identificação e análise de oito áreas de conhecimento e intervenção do enfermeiro do trabalho, por ordem decrescente de valorização: Conselheiro, Educador para a Saúde, Especialista, Gestor, Coordenador, Investigador, Consultor e Clínico. Da análise ao perfil sociodemográfico e socioprofissional dos enfermeiros do trabalho inquiridos, sublinha-se a existência de uma evidente desvalorização ou falta de reconhecimento da Enfermagem do Trabalho enquanto área de exercício, sendo encarada pela maioria como uma atividade profissional transitória, concretamente pelo facto de ser exercida como complemento financeiro à atividade principal ou porque não conseguiram colocação na área de exercício profissional da sua preferência. Na perspetiva dos peritos em Enfermagem do Trabalho, foram identificadas áreas de conhecimento e intervenção do enfermeiro do trabalho, concretamente: clínico, especialista, gestor, coordenador, consultor, educador para a saúde, conselheiro e investigador. Os resultados obtidos são claros, ficando explícita a convergência das diferentes perspetivas que consideram a oferta formativa para o enfermeiro do trabalho insuficiente face às suas competências e o desígnio de um maior investimento na formação em Enfermagem do Trabalho. Concretamente, ambicionam formação ao nível de especialização em enfermagem, contribuindo para uma prática profissional de qualidade, em áreas de conhecimento e intervenção específicas do enfermeiro do trabalho e para melhorar a eficácia da sua atuação no seio da equipa de Saúde Ocupacional. A proposta formativa no âmbito da Enfermagem do Trabalho, construída no âmbito deste estudo científico, afigura-se como a sua grande finalidade. Congrega o que os participantes neste estudo de investigação acreditam ser fundamental e necessário para o desenvolvimento da formação nesta área, integra os atuais referenciais formativos nacionais e europeus, a legislação em vigor e o quadro legal e conceptual da profissão. Propõe-se a qualificação de graduação académica de licenciatura, com exigência de formação complementar de nível de pós-graduação, para um modelo de formação de graduação académica ao nível de mestrado, contemplando uma matriz curricular constituída por áreas temáticas consideradas nucleares. Pretende constituir-se como um referencial orientador para a elaboração de cursos de formação adequados para os enfermeiros do trabalho, pelas instituições de ensino superior, com responsabilidade nesta área de formação, contribuindo para estimular o crescimento do conhecimento em Enfermagem e para o desenvolvimento da profissão. O desenvolvimento desta investigação que produziu saberes específicos sobre uma realidade complexa revelou-se pertinente, na medida em que o recurso a outras disciplinas científicas ampliou o conhecimento científico em Ciências da Educação, contribuindo, concretamente para o desenvolvimento da Enfermagem do Trabalho.
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    Contributo da Educação para a Saúde realizada pelos enfermeiros na saúde da criança/jovem/família
    2020-05-14 - Pereira, Anabela da Fonseca; Escola, Joaquim José Jacinto; Almeida, Carlos Manuel Torres
    A prática de Educação para a Saúde (EpS) promove o aumento da literacia em saúde, facilita a tomada de decisão e promove mudança de hábitos e a adoção consciente de comportamentos potenciadores de saúde. Uma vez que a EpS faz parte do exercício profissional dos enfermeiros, e que também as diferentes fases da vida influenciam a promoção da literacia em saúde, entende-se a importância das intervenções em EpS à criança/jovem/família, realizadas pelos enfermeiros. O desenrolar do presente estudo tem por base a seguinte questão de investigação: qual a avaliação da prática de EpS realizada pelos profissionais de Enfermagem à criança/jovem/família, na perspetiva dos enfermeiros e dos pais/família?. Para dar resposta a esta questão, o objetivo geral deste estudo é a compreensão do contributo da prática de EpS realizada pelos enfermeiros na saúde da criança/jovem/família, os objetivos específicos são: a identificação da perceção dos enfermeiros e pais/família sobre o conceito de EpS; a identificação das práticas e necessidades formativas dos enfermeiros no âmbito da EpS à criança/jovem/família; e a identificação da avaliação feita pelos enfermeiros e pelos pais/família sobre a prática de EpS à criança/jovem/família. Trata-se de um estudo descritivo, correlacional, transversal e desenvolvido em duas fases: estudo preliminar (entrevistas exploratórias a enfermeiros e pais/família, análise por peritos - Professores Doutores em Enfermagem, e construção e validação do instrumento de medida), e estudo final (aplicação do questionário de autopreenchimento). A amostra ficou constituída por 311 enfermeiros e 113 pais/família. Relativamente aos enfermeiros, os resultados indicam que 77,5% realiza EpS à criança/jovem/família diariamente; 84,9% não segue nenhum modelo/teoria aquando a prática de EpS; 65% faz o planeamento da prática de EpS de acordo com as necessidades identificadas; os temas considerados mais importantes a serem abordados em EpS foram a alimentação saudável (61,4%), prevenção de acidentes (57,6%), Plano Nacional de Vacinação (50,2%) e prevenção de comportamentos nocivos (45%); a identificação das prioridades em saúde da criança/jovem/família foi considerado e elemento mais facilitador da prática de EpS, e o medo da quebra da confidencialidade por parte da criança/jovem/família o elemento mais dificultador da prática de EpS; 66,2% não frequentou formação específica no âmbito da EpS nos últimos cinco anos; 98,7% considera que a formação em EpS é importante para o desenvolvimento profissional; 93,6% sente necessidade de formação específica em EpS, nomeadamente em “técnicas de comunicação” (50,5%) e em “estratégias técnicopedagógicas” (50,5%); e 65,9% considera que a EpS tem igual importância do que as outras intervenções de Enfermagem. Relativamente aos pais/família verificou-se que 100% refere sentir-se à vontade para falar com os enfermeiros sobre questões relacionadas com a saúde da criança/jovem; 79,6% considera existir disponibilidade temporal por parte dos enfermeiros para o esclarecimento de dúvidas; 61,9% considera que os enfermeiros fazem o planeamento da prática de EpS de acordo com as necessidades identificadas; os temas considerados mais importantes a serem abordados em EpS foram a alimentação saudável (60,2%), Plano Nacional de Vacinação (53,1%) e prevenção de comportamentos nocivos (46,9%); 56,6% refere que o profissional de saúde a quem recorrem em primeiro lugar para o esclarecimento de dúvidas é o médico pediatra; e 66,4% considera que a EpS tem igual importância do que as outras intervenções de Enfermagem. A avaliação da prática de EpS à criança/jovem/família manifestada pelos enfermeiros clarificou uma prática que valoriza os pais/família, que é capaz de influenciar os determinantes da saúde através da abordagem de temas conducentes com boas práticas em saúde, e da importância atribuída às orientações legais vigentes, e que é capaz de produzir mudanças de comportamento conscientes e sustentadas que levam à melhoria da saúde da criança/jovem/família, o que, consequentemente, potencia políticas de saúde saudáveis, sustentabilidade do sistema de saúde e ganhos em saúde. A avaliação da prática de EpS à criança/jovem/família manifestada pelos pais/família veio consolidar a posição dos enfermeiros enquanto educadores de saúde, e evidenciar a sustentabilidade, eficácia e efetividade desta prática realizada pelos enfermeiros. Os resultados sugerem ainda, o aprofundamento, na formação inicial da Enfermagem e na formação contínua, dos conceitos, valores, teorias/modelos e princípios subjacentes à prática de EpS; das competências comunicacionais; do planeamento, execução e avaliação de intervenções em EpS; e de temas relacionados com a adolescência e privacidade/ confidencialidade.
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    Uso da Mídia eletrônica como agente de Educação, inclusão e recuperação de toxicômanos
    2020-06-27 - Foppa, Janecler; Escola, Joaquim José Jacinto; Fernandes, Otilia Maria Monteiro
    A questão do uso abusivo das drogas há muito deixou de ser um problema isolado, com preocupação apenas do profissional psiquiátrico ou psicólogo. As consequências deste abuso não se restringem somente ao indivíduo que consome, mas atingem a família em toda a sua extensão, bem como os amigos e a comunidade mais próxima, tornando-se num problema de âmbito social. Por ser um flagelo social, importa compreender como se pode prevenir, e se não se pode erradicar completamente este comportamento nocivo, pelo menos temos de conseguir diminuir e atenuar as suas maléficas consequências. Num mundo cada vez mais tecnológico, colocamos a questão se as mídias nos poderiam auxiliar nesse propósito de uma educação preventiva mais eficaz e de incidência mais alargada. A questão de partida da nossa investigação ficou formulada da seguinte maneira: no Brasil, em que medida se usaram, ou não, as mídias eletrônicas nas políticas público-privadas que visavam fazer a educação e prevenção do não uso de drogas? A metodologia que adoptámos para investigar esta problemática foi uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, com análise de conteúdo com auxílio do Nvivo, do MaxQDA e com utilização do Método Survey. Como instrumentos de pesquisa utilizámos questionários estruturados e semiestruturados, entrevistas abertas, bem como observações numa comunidade terapêutica. A amostra foi de 471 participantes, sendo 450 privados de liberdade ou em tratamento numa comunidade terapêutica do Brasil, do sexo masculino e 21 participantes da área educacional, de molde a investigarmos em que medida as políticas público-privadas brasileiras e o uso das mídias contribuíram para a educação preventiva para o não uso de drogas. O período que investigamos foi o compreendido entre 1987, que corresponde ao período médio em que os participantes deveriam frequentar os bancos escolares no ensino básico, e 2015 a 2019, período final de nossa investigação. No geral, os nossos resultados apoiam a ideia de que há muitos fatores que estão na génese da adição às drogas, nomeadamente a desestruturação familiar, mas relativamente à questão central do nosso estudo verificámos que a educação preventiva com o uso da mídia é uma ferramenta poderosa, mas que ainda não penetrou dentro das famílias de forma a conscientizar, educar e prevenir o não uso das drogas. Percebemos, analisando os resultados da nossa investigação, que numa sociedade midiática tecnológica como a que vivemos, podem desenvolver-se ações globais que realmente conscientizem as pessoas sobre os malefícios que o uso indevido de drogas causa no indivíduo e na própria sociedade; que é possível conceber programas e software que empregue uma linguagem clara, objetiva, direta e atrativa para os indivíduos de todas as idades e estratos sociais, cativando-os para a interiorização da prevenção, causando impacto e criando um ícone preventivo que seja observado e lembrado em qualquer parte do mundo. Concluiu-se que as políticas público-privadas existentes no Brasil não alcançaram ainda todos os públicos, pelo que se são necessárias ações midiáticas educativas de massa com larga escala, que realmente causem impacto na sociedade, que conscientizem as pessoas nas diversas idades, desde o ensino básico até o ensino superior, voltando o foco da teoria da recepção para a educação. Concluiu-se também que a droga causa dependência química no indivíduo, mas, sobretudo, causa um preenchimento de satisfação e prazer no corpo e no psicológico do indivíduo, que não é encontrado no contexto em que está inserido, ou não é suficiente ou nem mesmo visto e sentido como prazer compensatório de autoestima e autodirecionamento. Como principais limitações encontradas em nossa investigação, citamos uma amostra restrita a um estabelecimento prisional e a uma comunidade terapêutica, com contexto diferente de outras regiões brasileiras, impossibilitando que se tenha a plena certeza de que os resultados encontrados sejam nacionais e definitivos sobre o prazer de substâncias entorpecedoras em indivíduos que fazem uso indevido de drogas e o impacto da educação preventiva através da mídia eletrônica. Sugerimos mais estudos realizados com amostras em que sejam acompanhadas por períodos mais longos envolvendo sujeitos desde a idade infantil até à idade de jovem adulto, permitindo assim o acompanhamento da evolução dos sujeitos no contexto inserido, envolvendo o ambiente familiar, o escolar e o social. Seria interessante, no trabalho futuro, coletar dados de estabelecimentos prisionais, como também em comunidades terapêuticas abrangendo toxicômanos de todas as regiões brasileiras, para analisar em que medida as dimensões disciplinares familiares variam de acordo com as diferentes culturas regionais e nas diferentes faixas etárias, os motivos para o uso indevido e o contexto dos diferentes indivíduos, e os modos associados ao prazer que o uso indevido provoca. Por último, também sugerimos maiores pesquisas das neurociências relativas aos efeitos que as substâncias entorpecedoras causam no campo de recompensa e do prazer que o cérebro tem com estas substâncias e as suas ações em todo o sistema neural.
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    Inspeção-Geral da Educação e Ciência: o difícil equilíbrio entre a burocracia e a ambiguidade no acompanhamento da Ação Educativa
    2021-03-04 - Joana, Luciana Maria Salvador; Carvalho, Maria João Cardoso de
    Este trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as perceções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), diretores e inspetores a respeito dos fundamentos, das metodologias e do impacto do AAE na melhoria da qualidade do ensino e da educação. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso envolvendo cinco Agrupamentos de Escolas (AE), tendo sido utilizado o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e da análise estatística descritiva. A totalidade dos 135 participantes divide-se por professores do 1º CEB (125), diretores (5) e inspetores (5). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e impacto do AAE. As posições dos participantes permitem perceber que a metodologia associada a esta atividade tende para uma matriz uniformizadora propensa a desconsiderar as características contextuais e culturais de cada organização educativa e evidencia a participação elitista de determinados profissionais (diretores e professores coordenadores) em detrimento de outros (professores sem cargo), realidade que enfraquece o potencial transformador da atividade. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos, evidenciando-se uma apreensão diferenciada do impacto do AAE.
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    Aplicações didácticas sobre poliedros para o Ensino da Geometria
    2020-07-07 - Lopes, Vera Lúcia Viana; Xavier, João Pedro Sampaio; Aires, Ana Paula Florêncio; Campos, Helena Maria Barros de
    Considerando um possível enquadramento curricular para a geometria poliédrica em contexto universitário como um dos objetivos deste trabalho de investigação, realizámos uma revisão exaustiva da literatura, pautada por autores de referência, sobre poliedros e tesselações, circunscrevendo os seus conteúdos a uma abordagem de âmbito didático a uma possível(provável e desejável) ressonância em cursos superiores orientados para o estudo das relações entre a Matemática e as questões do espaço(caso, por exemplo, decursos de Matemática Aplicada, Arquitetura, Engenharia e Design, entre outros).Desta revisão resultaram os Capítulos I e II, cujos conteúdos foram direcionados para o desenvolvimento das aplicações didáticas propostas no Capítulo III. Estas aplicações didáticas têm em vista o desígnio maior de os estudantes ampliarem a sua literacia geométrica e de, com recurso a um software de modelação tridimensional, desenvolverem as capacidades de operar com as transformações geométricas necessárias para melhor compreensão dos temas em estudo, por via da experimentação da modelação virtual. As aplicações didáticas propostas foram selecionadas pela sua pertinência e interesse para um estudo sistemático da modelação virtual dos poliedros e tesselações e pelo estímulo que podem trazer para investigações e aplicações práticas dos temas em estudo. A utilização proficiente da modelação virtual, embora prevista como suporte imprescindível das aplicações didáticas, não é vista como um fim em si mesmo, dado que o desejável não é que os estudantes utilizem a Geometria para aprender a trabalhar com o software mas que, pelo contrário, utilizem o software para melhor aprender Geometria. Uma das premissas deste trabalho de investigação foi a intenção de minimizaras dificuldades de visualização na representação de conceitos geométricos em ℝ3e foi nesse sentido que atribuímos uma importância muito particular à modelação e ilustração dos conteúdos abordados. Para tanto, selecionámos um software suficientemente versátil e poderoso que nos permitiu trabalhar, quase como se o fizéssemos diretamente no espaço, com os conceitos e transformações geométricas necessários para obter modelações correta se precisas, das quais resultaram representações visualmente clara se rigorosas. Recorremos ainda à modelação algorítmica para ilustrar conteúdos cuja compreensão julgamos beneficiar de uma componente dinâmica e interativa que, apontando para desenvolvimentos futuros, abre caminho para uma perspetiva diferente sobre os temas em estudo.