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Item Acesso Aberto Serviço Social, práticas e visões de acesso à habitação pública: convergências e dicotomias territoriais2023-11-24 - Sousa, Vânia Raquel Correia de; Gonçalves, HermíniaA privação ou a falta de habitação, no quadro da sociedade portuguesa, são o exemplo mais extremo de pobreza e exclusão social contemporâneo. A própria localização da habitação, pela relação que estabelece com o meio envolvente, é determinante na integração social, pois a oferta de habitação em locais periféricos, face a serviços coletivos, constitui um dos fatores de segregação social. O problema da habitação tem determinado a redefinição de novas políticas sociais e públicas. A NGPH traz novos recursos públicos para reforçar o direito à habitação e mitigar a exclusão deste direito por parte de muitas famílias, com respostas como a promoção do arrendamento privado subsidiado e a reabilitação urbana. Por princípio as políticas deverão ser trabalhadas numa lógica colaborativa entre o Estado, os municípios, com competências descentralizadas neste domínio, e o sector privado. É também fundamental permitir o envolvimento e a participação dos profissionais de Serviço Social, que implementam essas políticas e mobilizam os recursos disponíveis. O objetivo geral do presente estudo é o de teorizar modelos de práticas de Serviço Social Municipal na Habitação, a partir da análise reflexiva e elucidativa das práticas e visões de acesso ao direito à habitação, explicitando possíveis dicotomias das práticas e dos acessos em função de contextos rurais e urbanas. Esta investigação procurou dar resposta à seguinte questão central: As práticas do Serviço Social Municipal fornecem maior garantia de acesso ao direito à habitação pública por terem mais instrumentos de apoio ao dispor, no quadro da NGPH? Do ponto de vista metodológico, o estudo orientou-se pelo paradigma sócio crítico, utilizando o método qualitativo e o estudo de caso comparativo entre dois municípios rurais e dois urbanos. Tais métodos suportaram-se em técnicas como a entrevista semidiretiva, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Da pesquisa empírica constou-se que a visão das práticas profissionais apresenta similitudes nos quatro concelhos, não sendo determinante a variável territorial na construção de modelos de prática. Os profissionais seguem uma abordagem próxima das visões clássicas, individualistareformista, de tipo assistencialista, muito baseada nos regulamentos municipais, percebendo-se que, face à escassez do recurso, a postura normativa [e tecnocrata] em detrimento da postura reflexiva e crítica, confere maior legitimidade aos profissionais. Na orientação teórica da prática, verificou-se que, predomina a teoria sistémica, e no caso de um dos profissionais, a teoria psicologizante. Os profissionais estão assim desafiados a uma prática sistémica mais forte e ao reforço de dimensões de mediação convergentes com soluções de acesso.Item Acesso Aberto (Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica2023-10-12 - Depiante, Brenda Machado; Mendonça, Vera Lúcia Ferreira; Mendes, SandraA presente investigação centrou-se na análise de Planos de Estudos e Estrutura Curricular de Licenciatura em Serviço Social na Espanha e em Portugal, particularmente nos cursos ofertados pela Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Dessa forma, na busca pela viabilidade de um estudo comparativo, optou-se por uma base de pesquisa bibliográfica, documental e de caráter qualitativo, que possibilitasse a análise de dados e conteúdo de documentos oficiais disponibilizados a fim de apreender a realidade da qual a problemática levantada faz parte. Desse modo, buscou-se compreender e identificar como as temáticas que envolvem género vem sendo desenvolvidas nesse primeiro ciclo académico, assim como também propor a reflexão sobre a importância desse debate para a formação profissional, pois apesar dos significativos avanços ao longo dos anos, se considera a necessidade de promover cada vez mais a inclusão de género na área do Serviço Social como a incorporação de unidades curriculares específicas e obrigatórias, além do desenvolvimento de atividades académicas como seminários, oficinas e palestras. No qual, se considera que possa a vir impulsionar a qualificação dessa categoria profissional comprometida com a transformação social na defesa da igualdade, liberdade, justiça social, garantia e viabilização de direitos. Para além disso, também se realizou a análise sobre a incorporação da perspectiva de género nas políticas públicas na área do Ensino Superior na Espanha e em Portugal, assim como um breve desdobramento dos últimos anos na União Europeia em seus significativos progressos em matéria de igualdade de género.Item Acesso Embargado A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: a caso de três autarquias da Região Norte de Portugal2023-07-12 - Claudino, João; Rodrigues, Ana PaulaApesar de ser um tema largamente debatido ao longo das últimas décadas, o marketing interno parece ainda não encontrar consenso quer na sua definição, quer no seu alcance ou na sua utilização. Pelo seu contexto histórico, tendo emergido a partir do marketing de serviços, é nesse setor que os estudos sobre o tema têm predominância. No entanto, verifica-se um foco sistemático nos mesmos serviços (com os serviços financeiros e os ligados ao turismo e à hotelaria a perfazerem cerca de 45% dos estudos sobre o tema). Muitos estudos têm tido como foco o impacto gerado pelo marketing interno em variáveis como a felicidade do colaborador e a motivação, existindo também alguns estudos que analisam o impacto destes construtos no desempenho. Ainda assim, poucos analisam a relação entre estas variáveis como um todo. Assim, neste estudo, será proposto um modelo que procura explicar qual o impacto do marketing interno, mediado pela felicidade no trabalho e pela motivação no trabalho, no desempenho de colaboradores de um setor no qual estas relações, à luz do conhecimento possuído atualmente, não foram ainda estudadas, o setor da governação local. De forma mais concreta, pretende-se abordas três autarquias da região norte de Portugal. Utilizou-se uma metodologia quantitativa a partir da inquirição por questionário. O modelo foi testado usando-se a metodologia de equações estruturais. Os resultados obtidos apontam que o marketing interno tem um impacto direto e positivo quer na motivação no trabalho, quer na felicidade no trabalho. Embora não tenha sido possível verificar um impacto direto do marketing interno no desempenho dos colaboradores, os resultados demonstram que quando mediado pela motivação no trabalho, pela felicidade no trabalho ou pelos dois em simultâneo, o marketing interno tem um impacto positivo no desempenho dos colaboradores.Item Acesso Aberto O impacto da liderança autêntica na satisfação no trabalho e no compromisso organizacional dos elementos da Polícia de Segurança Pública2023-05-23 - Mendes, Márcio Hugo Costa; Madeira, Carlos Rui Taveira; Rodrigues, Ana PaulaOs elementos da Polícia de Segurança Pública enfrentam diariamente, em função da evolução recorrente da sociedade, diversas situações complexas, tornando esta profissão cada vez mais exigente, o que tem implicações diretas do ponto de vista físico e psicológico, e que poderá refletir na diminuição da sua realização profissional e da sua satisfação e ao aumento da exaustão. O capital humano é imprescindível para alcançar os objetivos de uma organização e ou cumprir a missão de uma instituição, desta forma as pessoas são o bem mais precioso e que importa valorizar. As condições psicológicas, ambientais e físicas, às quais os elementos da Polícia de Segurança Pública estão sujeitos, são causadoras de stress e exaustão profissional. Por conseguinte, o presente estudo almeja compreender se a Liderança Autêntica, em todas as suas particularidades, contribui para a Satisfação do Trabalho e o Compromisso Organizacional dos liderados, isto é, se permite valorizar o capital humano. Além disso, compreender se nas organizações comprometidas com este estilo de liderança, os colaboradores assumem o apoio organizacional de acordo com o estilo de gestão, e se a Liderança Autêntica pode alavancar os efeitos do apoio organizacional. O estudo pretende avaliar qual a influência das premissas identificadas nos elementos policiais, utilizando a metodologia quantitativa e um protocolo de avaliação, que inclui escalas de medida. O tratamento dos dados foi feito com recurso à técnica de modelos de equações estruturais. Os resultados apontam que a Liderança Autêntica tem um efeito positivo e significativo na Satisfação no Trabalho, no Compromisso Organizacional e no Coping, mas negativo no Stress Ocupacional, isto é, o efeito negativo indica que quanto mais alta é a pontuação Liderança Autêntica menor é a pontuação do Stress Ocupacional. Apresentam-se algumas implicações práticas e conceptuais dos resultados, bem como algumas propostas de alteração ou reflexão dos processos de gestão em função dos resultados apurados e alicerçar investigações futuras, referentes a temática abordada.Item Acesso Aberto O valor da marca Amazon2023-06-22 - Gonçalves, Ricardo Miguel Teixeira da Cunha; Silva, Rui Jorge Rodrigues daCom o passar das décadas as marcas procuram cada vez mais encontrar formas e estratégias para valorizar a sua imagem e, consequentemente, a sua marca. Com o surgimento, em 2020, da pandemia de COVID-19 e o consequente confinamento, bem como o encerramento de produções e serviços foi necessária uma grande adaptação por todo o mundo, desde pequenos negócios a gigantes multinacionais. Deste modo, o negócio online obteve um imenso crescimento, o que originou potenciais oportunidades para marcas, como a Amazon, onde a venda online é o seu principal negócio. Esta dissertação adota uma metodologia quantitativa, na qual foram realizados inquéritos, que se encontram enquadrados com a revisão de literatura, a clientes da marca Amazon. O questionário foi analisado através do software estatístico SPSS/AMOS, que deu origem a um modelo estrutural de hipóteses. A interpretação dos resultados verificou que os ativos intangíveis influenciam diretamente a escolha dos consumidores e a sua intenção de compra. Assim, a análise comprovou a importância dos ativos intangíveis, o que justifica um investimento significativo nos mesmos por parte das empresas. Tendo em vista a necessidade de as empresas apresentarem uma vantagem competitiva para serem líderes no mercado, o presente estudo demarca-se pela análise da opinião do público sobre a marca Amazon. Este contribuiu para a demarcação da importância de alguns parâmetros essenciais que podem reforçar essa vantagem competitiva.Item Acesso Embargado Políticas de apoio ao empreendedorismo em territórios de baixa densidade: o caso dos distritos de Vila Real e Bragança2023-06-21 - Santos, Mariana Silva dos; Marques, Carla Susana da Encarnação; Galvão, Anderson ReiOs territórios de baixa densidade padecem de uma panóplia de desafios, no que concerne à sua densidade populacional e ao desenvolvimento da sua atividade económica. Por este motivo, o Ecossistema Empreendedor, aliado aos poderes centrais, tem sido crucial para estabelecer um ambiente propício à atividade empreendedora, através de políticas que aspiram dar resposta à falta de incentivos que estes territórios possuem. Neste sentido, esta investigação tem como principal objetivo estudar as políticas de apoio ao empreendedorismo em territórios de baixa densidade, particularmente nos distritos de Vila Real e de Bragança. Esta dissertação adota uma metodologia qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas às entidades locais, nomeadamente, às Câmaras Municipais, às Comunidades Intermunicipais, aos Parques de Ciência e Tecnologia, às incubadoras, às associações empresariais e aos Institutos de Ensino Superior, dos distritos de Vila Real e de Bragança. De um modo geral, os entrevistados dos distritos de Vila Real e de Bragança apresentaram perspetivas bastante semelhantes no que diz respeito às fragilidades sentidas em ambos os territórios. Todavia, no que concerne às políticas de apoio ao empreendedorismo e à sua suficiência, bem como a interação entre os vários atores locais, as visões dos entrevistados divergem significativamente. De uma forma universal, os resultados deste estudo permitiram compreender que tanto no distrito de Vila Real como no distrito de Bragança, existem algumas políticas que pretendem fomentar o empreendedorismo e aumentar a atratividade local, contudo as políticas são insuficientes para as reais necessidades do território. Como a maioria das investigações científicas se foca sobretudo na perspetiva do empreendedor e não tanto na ótica das entidades ou dos atores locais, o presente estudo revela-se importante pela utilização de um público-alvo menos utilizado para os estudos científicos, uma vez que enfatiza a perspetiva dos atores locais.Item Acesso Embargado A influência do marketing interno na motivação e confiança como promotores do desempenho dos colaboradores: o caso de um centro hospitalar do Norte de Portugal2023-06-21 - Carvalho, Rui Miguel Barros da Cunha; Rodrigues, Ana Paula; Marques , Carlos PeixeiraPortugal vive atualmente num contexto económico-financeiro em transformação e este contexto de mudança, e forte contenção orçamental, releva para a necessidade de promover a eficiência e sustentabilidade financeira do SNS. Torna-se premente que as organizações de saúde, desenvolvam estratégias que fomentem, a excelência profissional e o compromisso na consecução dos objetivos institucionais. A implementação de estratégias de marketing interno, pode ser um catalisador para a elevação dos índices motivacionais e de confiança dos colaboradores, potenciando melhorias no seu desempenho laboral. Este estudo quantitativo pretendeu avaliar os graus de perceção de marketing interno, motivação, confiança na organização e desempenho laboral dos colaboradores de um centro Hospitalar do Norte de Portugal, bem como propor e testar um modelo sobre a influência da aplicação das dimensões do marketing interno “visão”, “desenvolvimento” e “recompensa” na motivação e confiança na organização como preditores do desempenho laboral. Para o tratamento e análise dos dados recolhidos utilizou-se o software SPSS e o programa SmartPLS 3.0. Participaram no estudo 838 colaboradores das diferentes profissões que integram a organização. Foi utilizado um questionário com uma parte constituída por diferentes escalas para medição dos graus de perceção e outra parte de avaliação sociodemográfica e profissional. Os resultados evidenciaram que os colaboradores possuem graus de perceção de relativamente baixos sobre as práticas de marketing interno utilizadas pela organização, elevados no que se refere ao seu desempenho e relativamente moderados de motivação e confiança. As práticas de marketing interno exercem efeito indireto e positivo sobre o desempenho. As dimensões “visão” e “desenvolvimento” não são percecionadas distintamente pelos colaboradores. A “visão” e “desenvolvimento” em conjunto influenciam direta e positivamente a motivação e a confiança. A motivação e a confiança exercem um efeito mediador ténue, direto e positivo sobre desempenho. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na relação entre a dimensão de marketing interno “recompensas” e a motivação e a confiança. Os profissionais com menor nível de instrução apresentam perceções mais elevadas de todos os constructos em análise e os enfermeiros são os profissionais com as perceções mais baixas. Salienta-se a necessidade de implementar nas organizações de saúde estratégias de gestão orientadas para o reforço de práticas de marketing interno catalisadoras da motivação e da confiança, com o intuito de potenciar melhorias do desempenho laboral e fortalecer compromisso na consecução dos objetivos institucionais.Item Acesso Embargado Determinantes da lealdade de consumidores dos ginásios em tempos de Covid-192023-07-11 - Guedes, Fabiana Machado; Teixeira, Mário Sérgio Carvalho; Jorge, Filipa Margarida EiraOs ginásios em Portugal evidenciavam um crescimento, tanto no número de concorrentes como de consumidores. No entanto, o aparecimento da crise sanitária causada pelo vírus covid-19 veio originar mudanças significativas nas estratégias destas organizações, uma vez que o encerramento das suas instalações físicas provocou a alteração do modo de prestação de serviços, do presencial para o online. Esta transformação serviu para que estas empresas continuassem a garantir a sua permanência no mercado, porém será necessário perceber se este modelo de negócio poderá ser sustentável a longo prazo. Para isso, é importante compreender o que levou os consumidores a utilizar os serviços online dos ginásios, bem como o impacto que essa experiência teve nos seus comportamentos de compra/consumo destes serviços, de forma a perceber a viabilidade destas ferramentas para o mercado do fitness. Esta dissertação teve como objetivo analisar os determinantes da lealdade dos clientes de ginásios no período pandémico provocado pela covid-19. Para a realização deste objetivo, foram desenvolvidos dois artigos. No primeiro artigo foi realizada uma análise bibliométrica para explorar a investigação do tópico, lealdade dos consumidores dos ginásios. Através deste artigo foi possível retirar informações relevantes para a criação do modelo conceptual e formulação de hipóteses do segundo artigo. No artigo dois foi realizado um questionário, aplicado de forma eletrónica e difundido por ginásios de várias cidades portuguesas, com o propósito de perceber quais são os antecedentes da lealdade dos consumidores de ginásios no período pandémico provocado pela covid-19, e assim responder à questão de investigação da dissertação. Os resultados do primeiro artigo indicam que a lealdade dos consumidores dos ginásios é um tema pouco explorado, mas que tem apresentando um crescimento contínuo nos últimos anos. Além disso, percebeu-se que os estudos que analisam a lealdade dos consumidores dos ginásios baseiam-se na literatura clássica de marketing relacional, e que os principais antecedentes da lealdade são: a qualidade de serviço, o valor percebido e a satisfação. Relativamente ao artigo dois, os resultados mostraram que a lealdade pode ser explicada através da qualidade de serviço, experiência de serviço, valor percebido, satisfação e compromisso.Item Acesso Restrito O impacto da liderança transformacional no desempenho dos enfermeiros do IPOPFG, EPE2023-06-16 - Martins, Mário Jorge Pereira; Madeira, Carlos Rui Teixeira; Rodrigues, Ana PaulaAs atuais mudanças, quer das organizações de saúde, quer da profissão de enfermagem ao nível estrutural, processual e político, afetam a dinâmica e a segurança futura dos enfermeiros, o que se reflete no seu desempenho profissional. A liderança tem uma grande influência no desempenho das pessoas, quer de forma individual quer em equipa, o que se pode traduzir em melhores serviços prestados. Dada a especificidade dos cuidados prestados afetos à área da Oncologia, os enfermeiros lidam diariamente com um contexto complexo, difícil e sensível. Para ultrapassar estas dificuldades, a sua satisfação profissional, resiliência e compromisso são decisivos. Perante este cenário, a forma como a liderança é exercida junto destes profissionais é crucial. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o impacto que a liderança tem sobre o desempenho quando mediada pela resiliência, satisfação profissional e comprometimento dos colaboradores. A presente investigação adota uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um questionário aos enfermeiros do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE. Para o tratamento e análise de dados dos resultados obtidos, foi utilizado o software SPSS e o programa AMOS. Os resultados mostram que a liderança transformacional tem um efeito positivo e significativo na resiliência, na satisfação profissional e no comprometimento, mas não tem efeito significativo no desempenho. O comprometimento tem um efeito positivo e significativo no desempenho. A resiliência e a satisfação profissional não influenciam significativamente o desempenho. O efeito da liderança transformacional no desempenho, mediado pela resiliência e pelo comprometimento foi positivo e significativo e quando mediado pela satisfação profissional não foi significativo. O score da liderança transformacional e da satisfação é mais baixo nos profissionais com contrato individual de trabalho sem termo. Dada a escassez de investigações nesta área em Portugal, para além do contributo teórico no aprofundamento do conhecimento, este estudo fornece informação essencial para futuras investigações no âmbito da Oncologia.Item Acesso Restrito Estratégias de Ageing in Place no apoio domiciliário2023-07-24 - Daniela Filipa Pinto Matos; Gonçalves, Hermínia Júlia de Castro FernandesO serviço de Apoio Domiciliário presta cuidados no domicílio, permitindo que a pessoa idosa permaneça no seu ambiente por o maior tempo possível. Trata-se de uma resposta tipificada na lei, que, habitualmente prevê o fornecimento de refeições, tratamento de roupa, higiene pessoal e habitacional. Analisada a partir da interação com o conceito de Ageing in Place, que implica que as pessoas vivam em casa e na comunidade no decorrer do envelhecimento, em segurança, percebe-se o valioso contributo do apoio domiciliário para essa premissa, apesar de se perceber a necessidade de atualização dos serviços prestados. O conceito de Ageing in Place aplica-se a diversas respostas sociais ligadas ao envelhecimento, aludindo sempre à permanência no seu domicílio e à participação ativamente na comunidade. Esta investigação tem como objeto de estudo perspetivas de reconfiguração da resposta de apoio domiciliário atentas ao Ageing in Place. Tendo como referência Práticas de Ageing in Place no Serviço de Apoio Domiciliário, analisando os serviços prestados e as dimensões de suporte, discutindo interações com processos de envelhecimento bem-sucedido a partir do domicílio, conceitos e modelos de envelhecimento (bem-sucedido, ativo, no lugar) e a importância da relação teoria prática no Serviço Social para suportar a reconfiguração da resposta de apoio domiciliário, atenta ao Ageing in Place. Em termos de metodologia esta investigação apoiou-se na metodologia qualitativa, seguindo um paradigma sócio-crítico, foi utilizado o método de estudo de caso múltiplo. Em termos de instrumental técnico será utilizou-se a análise documental, diário de campo, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, categorial e de discurso. Os resultados evidenciam aplicabilidade do conceito de Ageing in Place na resposta de Serviço de Apoio Domiciliário, no entanto a resposta permanece desafiada a um funcionamento integrado mais abrangente para que o conceito seja aplicado integralmente. Esta conclusão vem confirmar a necessidade de reconfiguração da resposta, criando novos serviços, adaptados aos novos perfis de envelhecimento e à premissa de permanecer em casa em condições de bem-estar qualidade de vida.Item Acesso Aberto Plano estratégico de recrutamento e seleção para o setor da construção civil2023-05-10 - Soares, Andreia Filipa Pereira; Madeira, Carlos Rui TaveiraO presente relatório tem como base um estudo de caso realizado numa empresa do setor da construção civil e surgiu no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio foi feito no departamento de RH e centrou-se em perceber as práticas de Recrutamento e Seleção (R&S) adotadas pela empresa e a partir daí, procurar encontrar uma estratégia de R&S mais eficiente e que procure ir de encontro ao interesse da empresa. Os recursos humanos de uma organização são o foco de atenções para um bemestar laboral e um melhor desempenho financeiro, onde os colaboradores são a fonte de vantagem competitiva das empresas. A forma e os processos de Recrutamento e Seleção são vistos como a base dessa melhoria, procurando uma gestão de pessoas exigente. No setor da construção, tem sido um crescente desafio a procura de mão de obra qualificada, pelo que a gestão de recursos humanos, neste setor, não consegue adotar uma posição estratégica, para ser possível dar resposta com um processo emergente. Os dados encontrados permitem perceber que a empresa não tem processos de R&S consolidados e, como são, são utilizadas técnicas mais ou menos casuísticas em função da perceção de cada um dos responsáveis pelo processo, com implicações na sua eficiência. O trabalho divide-se essencialmente por sete partes: apresentação geral da metodologia de trabalho, as funções e atividades da estagiária, a descrição da instituição de acolhimento, a fundamentação teórica, a descrição do setor, a metodologia de investigação do relatório e por fim, a apresentação e discussão de resultados.Item Acesso Embargado Determinantes da estrutura financeira das empresas do setor de saúde em Portugal: evidência com dados em painel2023-06-19 - Leite , Helena de Jesus Marques; Neves, Maria Elisabete Duarte; Dias, António Carlos GomesA estrutura de capital diz respeito à forma como as empresas financiam os seus investimentos. Dada a importância deste tema, e a carência de estudos relacionados por setor de atividade, a presente dissertação terá como objetivo analisar empiricamente os determinantes da estrutura financeira de um setor concreto, o da saúde (CAE: 86 - Atividades de Saúde Humana) em Portugal. Para concretizar este estudo, foram analisados dados de 447 empresas para o período de 2014-2020. Para além da amostra na sua totalidade (global), essa ainda foi subdividida em três regiões; Região Norte, Região Centro e Sul e, Região de Lisboa, para verificar se há diferenças significativas na gestão do endividamento, consoante as regiões do país. Baseados na literatura, foram consideradas três variáveis de estrutura financeira; Endividamento total, Endividamento de curto prazo e Endividamento de longo prazo. Utilizando a metodologia de dados em painel dinâmicos, mais concretamente o GMMSystem, de Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998), os resultados alcançados sugerem que as decisões sobre a estrutura financeira resultam de um conjunto de fatores específicos das empresas e circunstâncias macroeconómicas, em que estas exercem a sua atividade, sendo distintos consoante a região estudada. Adicionalmente os resultados, mostram que há diferenças nos determinantes do endividamento para cada uma das variáveis dependentes usadas.Item Acesso Embargado O papel dos traços de personalidade e da inteligência emocional no capital próprio intraempreendedor dos profissionais de organizações de saúde2023-06-30 - Neto, Maria Assunção Bessa; Marques, Carla Susana da Encarnação; Santos, Gina Maria Marques de CarvalhoÉ contributo primário no avanço do conhecimento e na melhoria das Organizações, a qualidade do Capital Humano. Alude, demarcar que, os Traços (de Personalidade e de Inteligência Emocional) detêm impacto no desempenho do indivíduo (pessoal) e do/em grupo (equipa), numa organização, e na respetiva relação interpessoal (emocional) e intrapessoal (social), porquanto têm vindo a tornar-se, mais um fator de importância no desenho da formação e entendimento do capital humano. Cada vez mais, a qualidade do capital humano desempenha um papel elementar no seio (atividade) das organizações, na procura da melhoria e performance organizacional, sendo restaurador o papel intraempreendedor de resposta, com o recurso aos Traços e ao Capital Próprio Intraempreendedor. Um promissor núcleo de recursos, que figuram ser centrais para as organizações, em alimento a soluções inovadoras, para enfrentar os desafios de diferentes Gerações/Idade, nas organizações de saúde. Com efeito, este estudo visa aferir a influência do papel (de algumas das dimensões) dos Traços de Personalidade e dos Traços da Inteligência Emocional, (algumas dimensões) no Capital Próprio Intraempreendedor, dos profissionais de organizações de saúde, de diferentes Gerações/Idade. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e correlacional. Utiliza uma abordagem quantitativa com aplicação de um questionário a (diferentes) profissionais do CHTS, de diferentes gerações/idade, com recurso à técnica de análise estatística através da análise de equações estruturais, com a utilização do software estatístico SPSS. Dos resultados, inferimos que, a Abertura à Experiência dos Traços de Personalidade e a Sociabilidade dos Traços de Inteligência Emocional influenciam a Autoeficácia Criativa do Capital Próprio Intraempreendedor. Ainda, a Conscienciosidade dos Traços de Personalidade e a Sociabilidade dos Traços de Inteligência Emocional influenciam a Robustez do Capital Próprio Intraempreendedor. Em acrescento, a Geração/Idade influencia a Robustez do Capital Próprio Intraempreendedor. O presente estudo tem carácter original e inovador, dada a escassa produção científica, na área da psicologia organizacional relacionada com o intraempreendedorismo, no setor da saúde. O Capital Próprio Intraempreendedor assenta num escasso número de investigações, e de ausência no âmbito das Gerações/Idade, sendo este estudo pioneiro no setor da saúde. Este é um conceito emergente, que integra ser um promissor núcleo de recursos chave do intraempreendedorismo a nível individual, na relação interpessoal e intrapessoal, na formação do capital humano e em desafios de soluções inovadoras. A informação retirada deste estudo é profícua para os gestores topo e gestores de recursos humanos, de vital importância para o sucesso organizacional.Item Acesso Embargado Impacto da espiritualidade e da inteligência emocional no nível de conhecimentos em cuidados paliativos dos profissionais de saúde2023 - Martins, Maria de Lurdes da Costa; Rodrigues, Ana Paula; Marques, Carlos PeixeiraA presente dissertação pretende estudar o impacto da espiritualidade, da inteligência emocional e do conhecimento na preparação e capacidade de prestação de cuidados no final da vida (CFV) dos médicos e enfermeiros. Os objetivos gerais deste estudo centram-se em dois eixos: o primeiro é referente à influência que a espiritualidade, a inteligência emocional e o conhecimento exerce na autoeficácia e nas atitudes, dos profissionais de saúde perante uma pessoa em fim de vida. O segundo eixo diz respeito há averiguação da possível relação existente entre a espiritualidade, a inteligência emocional e o conhecimento com a preparação e capacidade de prestação de CFV. As decisões sobre os CFV podem ser complexas e desafiadoras para os profissionais de saúde envolvidos. Apesar das evidências de que a prestação de CFV é influenciada por diversos fatores, há evidências empíricas limitadas sobre os valores e experiências destes profissionais na prestação de CFV, e a maioria das evidências disponíveis é baseada em estudos qualitativos. Ter uma maior compreensão dos valores, das experiências, dos conhecimentos e da preparação dos profissionais de saúde durante a prestação de CFV, usando uma abordagem quantitativa pode culminar em futuras estratégias multidisciplinares de apoio emocional, comunicacional e instrumental, incluindo programas de educação direcionados para facilitar as melhores práticas em cenários de fim de vida. O estudo realizado apoiou-se numa abordagem quantitativa com base na aplicação de um questionário aos médicos e enfermeiros de um centro hospitalar da região norte de Portugal. Para o tratamento e análise dos dados recolhidos utilizou-se o software SPSS e o programa AMOS. Os resultados apontam que a autoeficácia, a espiritualidade e o conhecimento em cuidados paliativos (CP) influenciam positivamente a capacidade de prestação de CFV. A espiritualidade e duas das dimensões da inteligência emocional afetam de forma direta e positiva a autoeficácia. Não existe influência direta da inteligência emocional sobre a capacidade de prestação de CFV. Contudo, a inteligência emocional tem um efeito indireto, mediado pela autoeficácia sobre a capacidade de prestação de CFV. As atitudes perante os CFV foram eliminadas do modelo por não cumprirem os critérios de validade. Assim, este estudo visa contribuir para o avançar da investigação relativa à prestação de CP e de CFV, através de dados estatísticos e consequentes conclusões, já que escasseiam resultados pertinentes e concisos relacionados com esta temática.Item Acesso Embargado Antecedentes, constrangimentos e redes das empreendedoras em setores de domínio2023-03-17 - Esteves, Rita Isabel Oliveira; Marques, Carla Susana da Encarnação; Santos, Gina Maria Marques de CarvalhoA presença feminina no mercado de trabalho é bastante comum na atualidade, e o desejo das mulheres se afirmarem como empreendedoras também, o que torna o empreendedorismo feminino um tema bastante comum e abordado nos dias de hoje. Elas desenvolvem os seus negócios pelos mais variados motivos e recorrem a redes que as permite ter acesso a informações vantajosas para a sobrevivência no mercado. Contudo, apesar da ambição e/ou necessidade que as move, a sua integração como empresárias nem sempre é fácil, sobretudo em áreas associadas ao sexo masculino, sendo um percurso marcado pelos estereótipos e barreiras que dificultam a sua afirmação no mundo dos negócios. O estudo visa dar a conhecer a realidade das empreendedoras portuguesas que detêm negócios em setores fortemente marcados pela presença do homem. Este aborda os fatores que as motivaram, os constrangimentos que sofreram por parte de terceiros por exercerem profissões consideradas inadequadas para si e as redes utilizadas na obtenção de recursos. Pretende ainda refletir, através dos dados obtidos junto das empresárias, os resultados alcançados nesta pesquisa e demonstrar histórias e situações vividas pelas mulheres em ambientes profissionais, de forma a perceber a sua integração no mundo empreendedor e a influência que esta teve na sua vida. Esta dissertação implicou o uso de uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido adquiridos dados através da realização de entrevistas semiestruturadas a doze mulheres empreendedoras em áreas “masculinas” e que residem no Norte de Portugal. A informação recolhida foi mais tarde submetida a uma análise com recurso ao software NVIVO e a uma análise de conteúdo de excertos das entrevistas elaboradas. Os resultados deste trabalho expõem que as empresárias são essencialmente movidas pela ambição de ter o seu próprio negócio ou de dar continuidade a um empreendimento familiar, assim como pela necessidade financeira, oportunidades de negócio que surgem e fácil adaptação entre a vida profissional e pessoal que o empreendedorismo permite. As entrevistas destacaram que elas recorrem essencialmente a redes de cariz formal, mas, apesar do contacto com os clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes ser estritamente profissional, a relação entre eles é de confiança e a comunicação é muitas vezes feita de um modo mais informal, havendo uma cooperação e partilha de conhecimentos necessários para o desenvolvimento do negócio. Já a nível dos constrangimentos, as mulheres presentes nas atividades mais “masculinas” afirmam ser muitas vezes vítimas de discriminação por parte de terceiros, que duvidam das suas capacidades e impõem barreiras que fazem com que tenham mais dificuldade em afirmarse como empresárias. Estas também salientaram que as dificuldades são mais sentidas na fase inicial do negócio, e que a presença de um homem faz com que as pessoas sintam mais respeito e atribuam mais credibilidade à sua empresa. Em suma, segundo as doze entrevistadas, os setores mais associados ao homem, como a construção civil, exige mais das mulheres, pois a falta de credibilidade e competência ligadas a elas coloca entraves que, sem a presença de uma figura masculina, implicará um maior esforço e dedicação por parte delas. As empreendedoras ainda sentem muita desconfiança por parte de clientes, fornecedores e colaboradores, que não as consideram aptas a realizar aquela tarefa, e que as atividades domésticas e os cuidados infantis ainda recaem muito sobre elas.Item Acesso Embargado A contribuição do intra-empreendedorismo na Enfermagem para o in-role performance e work avoidance, quando mediado pelo work engagement, exaustão face ao trabalho, paixão e perseverança2023-03-16 - Catarina do Rosário Monteiro da Rocha; Marques, Carla Susana da Encarnação; Santos, Gina Maria Marques de CarvalhoOs estudos empíricos sobre intra-empreendedorismo na Enfermagem são escassos emergindo a necessidade de se desenvolver a capacidade desta classe para prestar cuidados independentemente dos obstáculos e assegurar a sustentabilidade do sistema de saúde. Analisar o papel do work engagement e da exaustão face ao trabalho e ter em consideração que a paixão e a perseverança, são qualidades que podem estar associadas aos profissionais de saúde, ajuda a criar estratégias que nos orientam no sentido de elevar o in-role performance e reduzir o work avoidance. Pretendemos com este estudo compreender de que modo o intra-empreendedorismo dos enfermeiros influencia o work avoidance e in-role performance através do papel mediador do work engagement, exaustão face ao trabalho, paixão e perseverança. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e correlacional. Do ponto de vista metodológico optamos pela abordagem quantitativa com a aplicação de um questionário, a uma amostra por conveniência, com técnica de análise estatística descritiva através do modelo de equações estruturadas, com a utilização dos Softwares estatísticos IBM SPSS e PLS. Os resultados comprovam que o intra-empreendedorismo tem influência positiva no work engagement e no in-role performance. Também foi possível verificar o papel mediador da paixão e a perseverança. O presente estudo tem caráter original e inovador pois na literatura não são encontrados estudos gerais que relacionem todas as dimensões abordadas neste estudo e podemos apontar que os resultados esperados poderão ser úteis para as organizações de saúde melhorarem a satisfação dos colaboradores bem como a sua performance durante a prestação de cuidados.Item Acesso Aberto Aplicação do Método Activity Based Cost a uma secção de pintura de uma oficina de automóveis2023-02-09 - Brás, Jorge Malheiros; Silva, Rui Jorge Rodrigues daCom os novos desafios que as empresas enfrentam num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo agregado a um maior aumento de custos indiretos, os custeios tradicionais baseados em critérios volumétricos tornam-se desajustados. Assim, no sentido de responder aos novos desafios no âmbito da contabilidade de custos, assume-se a importância de ter sistemas de custeios que resolvam a arbitrariedade no rasteamento de custos indiretos. Por isso, em meados da década de 80 do século XX Robert Kaplan e Robin Cooper, desenvolvem aquilo a que se chama o ABC (Activity Based Costing) - um sistema de custeio baseado em atividades. Trata-se de um método inovador que responde a uma economia com produção mais inovadora, com mais tecnologia e custos indiretos de difícil repartição. Com a aplicação deste sistema de custeio percebemos que este seria uma ferramenta de gestão importantíssima que não só fornece informações financeiras precisas, como também permite uma análise mais profunda para entender as dinâmicas de uma empresa e as relações entre as várias atividades que geram custos. Ao implementar esse método de custeamento, é possível chegar a conclusões sobre as potencialidades da empresa e entender como as diferentes atividades afetam os custos. Este tipo de análise pode ser muito valioso para a gestão empresarial, permitindo que a empresa tome decisões informadas de forma a melhorar sua eficiência e rentabilidade. Neste sentido, o estudo incidiu sobre a aplicação direta de um método de ABC numa secção de pintura de uma oficina automóvel com a finalidade de conseguirmos definir o custo das diferentes peças pintadas. Este estudo permitiu conhecer o processo e identificar a alocação de custos que compõem o processo produtivo. Foi importante o apoio da gestão de topo para a conclusão do estudo.Item Acesso Embargado As estratégias de preços aplicadas na indústria vitivinícola e a relação com a receita: o caso da Adega Cooperativa de Sabrosa2023-02-07 - Ferreira, Ana Catarina Pereira; Gomes, Lina Sofia Matos Lourenço; Gonçalves, Tânia Cristina do CimaA relevância da indústria vitivinícola como setor de atividade na economia, tem suscitado crescente interesse de investigação, patente em diversos estudos académicos. Em 2020, as exportações de vinho portuguesas atingiram aproximadamente 847 milhões de euros, representando cerca de 1,57% do total das exportações portuguesas. Tendo em consideração o crescente reconhecimento da indústria do vinho em Portugal, a Adega Cooperativa de Sabrosa, cuja principal atividade é a produção de vinhos comuns e licorosos, foi a entidade de acolhimento para a realização do estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais. O trabalho foi desenvolvido no departamento Administrativo e Financeiro, tendo como objetivos a aquisição de experiência profissional através das atividades desempenhadas e a realização de um estudo empírico para identificar estratégias de preços adotadas nesta indústria, bem como na adega cooperativa. Para alcançar os objetivos definidos, procedeu-se a uma revisão de literatura relevante para o tema, nomeadamente sobre as diferentes estratégias de preços, com enfâse na estratégia de discriminação de preços e de peak-load pricing. Abordou-se a estratégia de discriminação de preços no âmbito do mercado online e da estratégia de internacionalização, nomeadamente porque a adega cooperativa tem apostado no canal de vendas online e está presente em diversos mercados internacionais, respetivamente. Por fim, foi feita uma análise e tratamento estatístico dos dados fornecidos pela instituição para, desta forma, identificar de que modo a receita é influenciada pela estratégia de preços adotada. Os resultados mostram que a Adega de Sabrosa aplica, como estratégia de preços, a estratégia de discriminação de preços de segundo e terceiro graus, ainda que a sua aplicação não permita, em alguns casos, a obtenção de uma maior receita proveniente da venda de vinho.Item Acesso Aberto Implementação de um SGQ no Serviço de Patologia Clínica no CHTMAD, EPE.2023-03-23 - Rodrigues, Anabela do Carmo; Coelho, Anabela Pereira; Marques, Carla Susana da EncarnaçãoNum mundo cada vez mais voltado para a qualidade, as organizações, propõem-se a Implementar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), seja por uma questão estratégica, ou ainda pela procura de uma ferramenta que auxilie os profissionais a tornar os serviços mais competitivos e diferenciadores. Esta dissertação tem como objetivo desenhar um SGQ, segundo os requisitos da EN NP ISO 9001:2015 no Serviço de Patologia Clínico (SPC) do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douto, EPE., (CHTMAD, EPE.). No enquadramento teórico faz-se uma breve síntese histórica dos conceitos relacionados com SGQ da Gestão da Qualidade (GQ), identificando os princípios da qualidade e metodologias associadas. Também é feita uma análise das normas ISO 9001, com foco na NP EN ISO 9001:2015, elencando-se as etapas para a sua implementação e as ferramentas utilizadas para este fim. O presente estudo de caso tem caráter descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa no tocante à análise dos dados obtidos e à interpretação de determinados pontos focais, durante avaliação de processos do SPC. Os resultados obtidos vão permitir analisar o contexto organizacional e desenvolver a estratégia de implementação do SGQ de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, sempre com o foco central na satisfação dos utentes e das outras partes interessadas. Este trabalho contribui para o enriquecimento do conhecimento em GQ, porque evidencia como a investigação científica pode contribuir para a mudança organizacional do SPC, através da implementação do SGQ, baseado na norma NP EN ISO 9001:2015.Item Acesso Embargado Impacto da COVID-19 nos hábitos de consumo alimentar das famílias portuguesas2023-01-16 - Fernandes, Carina Daniela Alves; Gonçalves, Tânia Cristina do Cima; Gomes, Lina Sofia Matos LourençoNo final de dezembro de 2019, na China, reportaram-se os primeiros casos da doença por coronavírus (Covid-19), que rapidamente se disseminou por todo o mundo, originando milhões de infeções e diversos óbitos. Como forma de atuar contra os efeitos negativos causados por esta pandemia, vários países implementaram fortes medidas de prevenção e contenção, com restrições à vida diária dos indivíduos. Não obstante, estas medidas tiveram uma enorme repercussão na economia e no consumo dos indivíduos. A propagação rápida e acelerada da Covid-19 deixou o mundo inteiro em choque, e a sua ocorrência representa um acontecimento desconhecido e único, que gerou sentimentos de solidão, ansiedade, medo e até mesmo pânico, afetando as vidas e os hábitos de compra e de consumo das famílias. Assim, torna-se relevante estudar as mudanças que ocorreram na vida das pessoas, sobretudo, nos seus hábitos de consumo. Neste sentido, objetiva-se desenvolver uma melhor compreensão da procura de mercado direcionada ao setor do retalho alimentar num contexto definido pela pandemia de Covid-19. A presente investigação irá incidir sobre os produtos frescos, enlatados, congelados, bolachas e outros snacks, e fast-food/refeições pré-preparadas. Com a realização desta investigação pretende-se captar alterações que ocorreram nos comportamentos de compra, métodos de aquisição e hábitos de consumo alimentar de famílias portuguesas desde o surgimento da pandemia, bem como identificar determinantes da mudança no consumo, com o objetivo de contribuir para uma melhor adaptação das empresas do setor do retalho alimentar a estes novos hábitos, para assim satisfazerem da melhor forma os seus clientes. Para o efeito, foi seguida uma abordagem quantitativa econométrica, para uma amostra de 115 indivíduos portugueses. Os resultados sugerem que são visíveis alterações ao nível dos comportamentos de compra, métodos de aquisição e hábitos de consumo alimentar dos indivíduos. Em relação aos comportamentos de compra destaca-se uma redução considerável das quantidades adquiridas de produtos de fast-food/refeições pré-preparadas, um comportamento de aquisição de produtos alimentares via online, bem como a utilização dos pagamentos digitais como método de pagamento. Ao nível dos métodos de aquisição, evidencia-se a adoção dos serviços de entrega, sobretudo dos serviços de entrega ao domicílio. Quanto aos hábitos de consumo alimentar, destaca-se a não preocupação com a proveniência dos produtos alimentares, o aumento do consumo de produtos congelados e, de bolachas e outros snacks devido à sensação de segurança alimentar transmitida e, ao stress e ansiedade decorrentes da pandemia, respetivamente. Para além destas evidências, constata-se que o número de elementos do agregado familiar e o rendimento são, em geral, determinantes das alterações do consumo alimentar das famílias portuguesas.