DLAC - Artigo de Conferência em Revista Científica Indexada

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 13 de 13
  • ItemAcesso Aberto
    Book reviews: Letters to the Editor. Comparative and Historical Perspectives by Allison Cavanagh and John Steel
    2022 - Ribeiro, Fábio
    Sending letters to newspapers seems quite old-fashioned in this post-electronic era. Citizens have now other possibilities to be visible. However, this has not prevented authors Allison Cavanagh and John Steel to publish Letters to the Editor. Comparative and Historical Perspectives, hence delivering a passionate defence of this classic way of communication between readers and the media. Throughout nine chapters, 15 contributors engage in a remarkable discussion about the social, political and communicative dimensions of the letters to the editor. It is not a one-sided manifesto: authors acknowledge several pitfalls and downhills of citizens’ intervention in the media, as described early on.
  • ItemAcesso Aberto
    Medir a qualidade dos comentários online: uma proposta metodológica a partir de sites jornalísticos em Portugal, Brasil e Espanha
    2022-07-25 - Ribeiro, Fábio; Assunção, Carlos
    Ao longo da última década, tem-se assistido a um intenso debate sobre a relevância dos comentários às notícias online. Alguns investigadores questionam o discurso de ódio verificado nesses espaços, outros destacam a partilha de opiniões entre cidadãos. Este artigo propõe uma ferramenta metodológica de medição da qualidade dos comentários às notícias online, utilizando uma amostra de 300 comentários em sites com grande visibilidade em Portugal (Público; Sapo), Espanha (El País; 20 Minutos) e Brasil (UOL; Folha S. Paulo). Os resultados revelam que os comentadores utilizam tendencialmente um nome próprio, uma argumentação pouco pessoal (82,3%), relevante para a discussão em causa (60,3%), com um número reduzido de erros ortográficos/gramaticais (14,7%) e intervenções agressivas (31,7%). Seguindo o Modelo de Avaliação de Políticas dos Comentários Online (MAPCO), comprovou-se que sites que apostam em sistemas classificados de qualidade na moderação dos comentários conseguem atrair intervenções mais relevantes e oportunas.
  • ItemAcesso Aberto
    A mediatização do “racismo”? Análise a partir da representação dos casos Marega, Webó e Diakhaby nas primeiras páginas da imprensa
    2022-09-05 - Ribeiro, Fábio; Pimenta, Susana
    Este artigo pretende refletir sobre a dimensão mediática do fenómeno racismo na primeira página dos jornais, a partir da análise de três episódios polémicos observados no futebol, que envolveram jogadores negros, a saber, Moussa Marega, Pierre Webó e Mouctar Diakhaby, entre 2020 e 2021. Opta-se por uma metodologia qualitativa, com a análise formal e textual de um corpus selecionado das primeiras páginas de periódicos generalistas e desportivos. Através deste estudo de caso, conclui-se que o corpus, na generalidade, representa uma condenação das alegadas atitudes racistas enquanto crime público, quer através do discurso linguístico quer através das imagens selecionadas, gerando uma narrativa de solidariedade para com os futebolistas envolvidos.
  • ItemAcesso Aberto
    Sharing information during catastrophes: international experiences and the Portuguese case of fogos.pt
    2021-08 - Ribeiro, Fábio
    During emergencies (floods, earthquakes, fires, etc.), access to accurate information can be decisive to ensure people’s safety. Some digital resources (websites, social networks and mobile applications) are currently geared towards this purpose. This article seeks to evaluate experiences of this nature, in countries such as Japan, Mexico, Spain, etc., through a non-probabilistic sample, a manifest and latent content analysis, and a semi-structured interview with the head of the Fogos.pt project in Portugal. The results suggest that the exchange of information during these periods varies between volunteering and contracting a service. Positive contributions from citizens often go hand in hand with misinformation campaigns aimed at misleading public opinion and creating false solidarity campaigns.
  • ItemAcesso Aberto
    Perceções desiguais sobre o trabalho das mulheres jornalistas de desporto em Portugal: rotinas, problemas e práticas
    2021-12 - Loureiro, Marlene da Conceição Vasques; Faria, Susana; Ribeiro, Fábio
    Este artigo reflete sobre o papel das mulheres jornalistas e suas funções no jornalismo desportivo em Portugal, a partir da análise de dois pontos de vista: a forma como se integram nas redações e as perceções sociais que estão relacionadas com a sua atividade, sobretudo a partir do trabalho realizado no exterior e pelos comentários feitos por leitores, ouvintes ou telespectadores. Deste modo, realizou-se um estudo, de pendor qualitativo, através da realização de entrevistas estruturadas a uma amostra de mulheres jornalistas na área de desporto, bem como de investigadoras na área de interseção entre os estudos de género e os média. A análise dos diversos depoimentos indica que as jornalistas assumem as dificuldades de trabalhar numa área ainda muito marcada pela presença masculina, tanto na ocupação de cargos de chefia, como nos conteúdos desportivos abordados. As jornalistas sublinham a recorrência de comentários preconceituosos, misóginos e ofensivos, que procuram diminuir o potencial que as mulheres possam oferecer a esta área de trabalho.
  • ItemAcesso Aberto
    Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt
    2021 - Ribeiro, Fábio
    Durante situações de emergência (inundações, sismos, incêndios etc.), o acesso a informação rigorosa pode ser decisivo para a segurança das pessoas. Atualmente, existem recursos digitais (sites, redes sociais e aplicações móveis) orientados para este sentido. Este artigo procura avaliar experiências dessa natureza, em países como o Japão, México, Espanha etc., através de uma amostra não probabilística, de uma análise de conteúdo manifesta e latente, e de uma entrevista semiestruturada com o responsável pelo projeto Fogos.pt, em Portugal. Os resultados sugerem que a troca de informações durante estes períodos varia entre o voluntariado e a contratualização de um serviço. Os contributos positivos dos cidadãos convivem frequentemente com campanhas de desinformação, destinadas a ludibriar a opinião pública e criar falsas campanhas de solidariedade.
  • ItemAcesso Aberto
    O Início de uma Nova Era? Análise Exploratória a Plataformas Digitais de Verificação de Fake News
    2020 - Ribeiro, Fábio; Fonseca, Daniela Esperança Monteiro da
    A política tornou-se num dos principais insti-gadores do fenómeno mediático amplamente designado por “notícias falsas”, especialmente desde a eleição de Donald Trump em 2016 (Figueira & Oliveira, 2017; Albright, 2017). A popularização deste termo no espaço públi-co também foi acompanhada pelo crescente interesse dos académicos. Por exemplo, hoje discute-se até que ponto a emergência de conteúdos falsos ou manipulados pelos média determina o distanciamento dos cidadãos dos meios de comunicação tradicionais (Tandoc, Zheng & Ling, 2017; Cádima, 2018). Este artigo procura estudar o terreno tecnológico da desinformação, através de uma amostra não-probabilística definida por conveniência (Quivy & Campenhoudt, 1992) e de análise manifesta e latente de factos sociais e mediá-ticos (Bengtsson, 2016), focadas em diversas plataformas digitais desenhadas para comba-ter as notícias falsas, como Checazap, Fátima, NewsGuard, Polígrafo e Snopes. Os resultados sugerem que a maioria dessas plataformas ainda enfrenta um problema de visibilidade pública, apesar das diferentes possibilidades de relatórios e confiabilidade.
  • ItemAcesso Aberto
    A comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso português do incêndio de Pedrógão Grande
    2020-12 - Ribeiro, Fábio; Fonseca, Daniela Esperança Monteiro da; Tapa, Sara
    Este artigo explora o papel da comunicação de crise em situações de catástrofe partindo do caso do incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017. A extensão territorial do incêndio e, acima de tudo, o elevado número de vítimas mortais, tornaram o evento bastante mediatizado, colocando as organizações envolvidas perante uma crise que afetou a sua imagem e credibilidade. Neste sentido, pretendeu-se analisar em que medida a comunicação de crise em Pedrógão Grande correspondeu às expectativas dos diferentes públicos. Por um lado, foi averiguada a forma como as diversas entidades envolvidas geriram a comunicação face ao incêndio de Pedrógão Grande, sob o ponto de vista das instituições. Por outro, avaliou-se a perceção de alguns dos jornalistas que cobriram o evento relativamente ao acesso à informação sobre o caso. Neste trabalho reflete-se ainda sobre as perceções da opinião pública relativamente às ações tomadas pelas autoridades no âmbito da comunicação. Para atingir esses objetivos recorreu-se a uma triangulação metodológica que cruzou instrumentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos (inquérito por questionário, entrevistas centradas e pesquisa documental). Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que as entidades, sobretudo de âmbito nacional, não estão disponíveis para falar sobre a temática da comunicação. A análise do caso do incêndio de Pedrógão Grande revelou uma ausência de planos de comunicação de crise, falta de estratégia e falhas na preparação, o que demonstra um desfasamento entre a teoria e a prática dessa área. Perante uma catástrofe, o comandante das operações de socorro e/ou o oficial de relações públicas deveriam estar familiarizados com os princípios da comunicação de crise e a divulgação de informação operacional, por parte das autoridades políticas, deveria ter sido evitada.
  • ItemAcesso Aberto