DLAC - Artigo publicado em Revista Científica Indexada

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    O imaginário internacional a partir da primeira página: o contributo da Revista Seara nova na transição da ditadura para a democracia em Portugal
    2024 - Ribeiro, Orquídea Moreira; Ribeiro, Fábio
    Fundada em 1921, a revista Seara Nova destaca-se no panorama mediático português não apenas pela sua longevidade. Durante anos, foi um dos símbolos da resistência ao regime ditatorial liderado por António Salazar (1926-1968) e Marcelo Caetano (1968-1974), sobrevivendo a inúmeras censuras e atentados à liberdade de expressão, com uma proposta editorial que noticiava os problemas do país e diversas situações que marcavam a atualidade internacional e com um olhar atento aos países africanos de língua oficial portuguesa. A partir de uma delimitação temporal (1959-1979) e abordando apenas duas temáticas – a cobertura de assuntos da África de língua portuguesa e os acontecimentos internacionais – este artigo observa a mediatização destes assuntos retratados na primeira página da revista Seara Nova. A análise efetuada às 225 edições, ao longo de duas décadas, permite concluir, por exemplo, que os assuntos internacionais ocupavam um espaço diminuto, mas relevante do ponto de vista editorial. O líder cubano Fidel Castro surge como figura mais vezes retratada, ao mesmo tempo que alguns conflitos militares e políticos menos mediáticos, como o Perú, Chile e a República Dominicana também surgem com frequência. A revista esteve, ainda, atenta aos feitos científicos da altura, como a chegada do Homem à Lua, e manifestou sempre um interesse claro pela literatura, com a recusa do Nobel por Sarte, a morte de Albert Camus ou a passagem de Jorge Amado por Portugal, assim como as mudanças de poder nas ex-colónias. Esta investigação sugere, por fim, que a revista sobreviveu ao regime ditatorial e que a transição para a democracia foi relativamente inócua para o tratamento de assuntos internacionais.
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    Para o estudo da Gramática Especulativa em Portugal na Idade Média: as fontes dos Notabilia Alcobacenses (1427)
    2023-10-27 - Fernandes, Gonçalo
    O tratado metalinguístico latino-português mais importante da Idade Média permanece inédito, devido principalmente à sua dificuldade de leitura, grande número de fólios e complexidade temática. Pertenceu ao mosteiro cisterciense de Alcobaça e hoje à Biblioteca Nacional de Portugal, códice Alc. 79. O manuscrito apresenta o incipit “Hic incipiunt notabilia que fecit cunctis” e é comummente conhecido apenas por Notabilia [coisas dignas de nota]. Trata-se de um volume bastante elaborado, copiado (talvez) por duas mãos e está dividido em 31 capítulos.O texto identifica várias fontes principais, como Donato (meados do século IV), Prisciano (finais do século V e início do século VI), Alexandre de Villedieu (c.1170- 1250), Giovanni Balbi da Genova (fl.1286-1298), e dois gramáticos pré-modistas ou especulativos, Pierre Helie (c.1100-post-1166) e Robert Kilwardby (c.1215-1279), mas pode, eventualmente, ter outras fontes não assumidas, como as grammaticae proverbiandi catalã-aragonesas (século XV) e os Notabilia in Grammaticam do italiano Giovanni da Soncino (? -c.1363).
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    A first survey of the history of Angolan lexicography
    2022-11-04 - Fernandes, Gonçalo; Assunção, Carlos; Ribeiro, Orquídea; Nhampoca, Ezra; Coelho, Sónia
    This paper is a first attempt to provide an overview of the main lexicographic works of the most spoken Angolan languages of African origin, which were written by missionaries of Portuguese Patronage and laymen who were living in the current territory of Angola (western Africa), from the beginning of Portuguese colonization until its independence in 1975. The current Republic of Angola encompasses old African kingdoms, specifically those of Kongo, Lunda, Matamba, Ngola-Ndongo, and Benguela, and has almost 50 African languages, but Portuguese is the only official language. The Angolan languages of African origin most studied and described by the Portuguese were initially Kimbundu, and, more recently, Umbundu and Nyaneka. The first dictionary of a Bantu language was written in mid-1648 by Italian and Spanish Capuchins led by the Portuguese-Congolese mestizo secular priest Manuel de Roboredo (later, Francisco de São Salvador, O. F. M. Cap., d. 1665). However, the regular linguistic description of the Angolan languages was initiated at the beginning of the 19th century by the Italian Bernardo Maria [Cassaro] da Cánicáttì, O. F. M. Cap. (1749-1834). In addition, after the "re-establishment" (which was never officiálly assumed) of the religious orders in Portugal (ca. 1870), the Portuguese Province of the Congregatio Sancti Spiritus (C.S.Sp.) [Congregation of the Holy Spirit] was formed in 1867 mainly because of the evangelization of Angola. In point of fact, the most relevant dictionaries of the Angolan languages in the 20th century were written by the Holy Ghost Fathers [João] Albino Alves [Manso] (1908-1956) (Kimbundu, 1951), António Joaquim da Silva (1909-1995) (Nyaneka, 1966), and José Francisco Valente (1912-1993) (Umbundu, 1972). There are also relevant lexicographic works by laymen, such as the Brazilian Doctor Saturnino de Souza e Oliveira (1820-1871), the Angolan poet, writer, and journalist Joaquim Dias Cordeiro da Matta (1857-1894) for Kimbundu, and the Portuguese medical officer José Pereira do Nascimento (1861-1913) for Umbundu.
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    Entre flor, pássaro e mágoa, entre textos de Luísa Dacosta
    2011 - Reis, José Eduardo Pacheco Mil Homens Barreiros dos
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    Pires Cabral, A. M. (2021), Feliciano. Lisboa, Tinta da China: Recensão
    2022-01 - Reis, José Eduardo Pacheco Mil Homens Bar...
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    Gonçalo da Silveira, S. J. (1521-1561): o primeiro missionário e protomártir da África Austral
    2022-02 - Fernandes, Gonçalo; Nhampoca, Ezra
    Gonçalo da Silveira, S. J. (Almeirim, 23/02/1521–Mwenemutapa/Mo- nomotapa, 15/03/1561), chega a Moçambique em março de 1560 para evange- lizar nas missões de Gamba, Tongue, Inhambane e Monomotapa – aportugue- samento de Mwenemutapa –, o poderoso reino africano entre a margem sul do rio Zambeze e o rio Limpopo, com a capital presumivelmente em Khami, atualmen- te na região de Matabelelândia, no Zimbabwe. Chega ao reino do Monomotapa Chisamharu Negomo Mupunzagutu (c. 1543-c. 1589, imperador de c. 1560 a c. 1589), em 26/12/1560, e Gonçalo da Silveira tornou-se uma pessoa da sua inteira confiança, a ponto de ele permitir a entrada em seus aposentos particu- lares. Cerca de um mês depois da chegada de Silveira, o Monomotapa foi bati- zado com o nome de Dom Sebastião e sua mãe, com o nome de Dona Maria. Todos os estudos apontam que os principais antagonistas de Gonçalo da Silveira eram os comerciantes muçulmanos, que sentiam que os seus interesses comer- ciais e religiosos estavam a ser ameaçados. Numa reinterpretação contemporânea dos fatos históricos, Gonçalo da Silveira terá sido acusado de estar possuído pelo espírito de Dzivaguru-Karuva e Chicara, e de ser um traidor enviado por um fumo chamado Capote, do grupo dos Mongazes. O certo é que, em 15/03/1561, o jovem rei manda assassinar Gonçalo da Silveira, por enforcamento. Seu corpo foi lançado no rio Musengedzi, nunca tendo sido encontrado. Gonçalo da Silveira é reconhecido como o primeiro missionário do sudeste africano e o protomártir da África Austral.
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    Clickbait no jornalismo desportivo: a caça ao clique em três sites portugueses
    2022 - Moura, Pedro; Ribeiro, Fábio
    News headlines are short but complex informative elements, fundamental to hold the public's attention. In the digital context and a journalism in crisis, the attempt to deceive the audience to generate clicks from misleading titles, known as clickbait, represents a threat. This article qualitatively analyses 31 headlines with clickbait marks, selected after a first quantitative evaluation of 214 headlines originating from the three most popular online sports media in Portugal, the newspapers A Bola, Record and O Jogo. In the analysed sample, clickbait plays with the reader's curiosity through references that are only understandable by reading the news, which reduces the informative dimension of the headline alone. It also resorts to headlines with quotes without attribution (by text or image) to the authors of the direct speech, to the manipulation of statements and to the absence of the quotes highlighted in the headlines in the body of the news.
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    Introdução - Os Novos Territórios do Podcast
    2021-12 - Reis, Ana Isabel; Ribeiro, Fábio
    Nos últimos anos tem-se registado um aumento significativo no consumo de podcasts, numa tendência que parece já não ser exclusivamente internacional. Em Portugal, durante o confinamento provocado pela pandemia da COVID-19, seguiu-se essa tendência. Dirigido tanto para as grandes audiências, como para pequenos nichos hiperespecializados, o podcast tem vindo a ser utilizado não apenas pelos meios de comunicação, mas também nas mais diferentes áreas: da política às relações públicas, do ensino à comunicação organizacional, da cultura ao desporto. Este número da Revista Comunicação Pública, sob o tema “Os novos territórios do Podcast”, tem por objetivo explorar esse carácter multifacetado e transversal do podcast.
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    Book review “Sound streams: a cultural history of radio-internet convergence”, Andrew J. Bottomley (2020)
    2021 - Ribeiro, Fábio
    Media and communication history tends to repeat itself: criticism and excitement welcomed every new media, from the printing press to the internet (Kovarik 2011). Radio, in particular, has survived to continuous death prophecies (Starkey 2011), but managed to converge to internet and digital media since 1990s. This is the basic historical background of Andrew Bottomley’s new book Sound Streams: A Cultural History of Radio-Internet Convergence. In doing so, Bottomley does not offer a romantic vision towards the internet and its potentialities for radio and audio productions. The author provides a set of crucial ideas in each of the seven chapters, thus presenting very accurate case studies. This is actually how the book becomes a hypertext of stories, personalities and inspirations.
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    Do I Sound Like a Broken Record? A Comparative Analysis of Music Playlists in Portuguese Commercial Radio Stations
    2021-06 - Ribeiro, Fábio; Alves, Teresa Costa
    Radio is all about intimacy and words (Balsebre, 1994). Since radio’s significant shift from verbal to musical content, songs have been able to create a special bond between broadcasters and audiences across the world. Nevertheless, selecting songs is far from being an innocent choice; it is part of a cultural framework (Ala-Fossi, 2005; Gjerdingen & Perrott 2008). Recently, scholars explained radio’s alliances with the music industry and the adaptation to audiences’ preferences (Kaplan, 2013; Uimonen, 2017), thus arguing that the music in radios’ playlists is far from diverse, especially on stations owned by the private sector. This article draws upon the premise that a more comprehensive approach towards this topic is needed. Inspired by previous studies on commercial radio musical policies (Uimonen, 2011; Hellman & Vikko 2019), this research makes use of a methodological tool to characterize music diversity in the two most popular Portuguese commercial radio broadcasters. After two weeks of observation, in March 2020, the authors of this article analysed 2366 song entries, concluding that the general policies for the playlists seem to be similar: a typical predominance of international singers/bands, male artists and English-spoken songs, including the overwhelming presence of worldwide labels associated to the majority of the songs. However, these national broadcasting stations seem to have their own set of artists, especially when it comes to Portuguese singers/bands. Future research should aim at analysing artists’ and broadcasters’ views on this cultural framework, as a way to expand the possibilities of understanding this complex and decisive topic within radio broadcasting and music industries.
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    A primeira gramática do (Kahenda-Mbaka) Kimbundu (Lisboa 1697) de Pedro Dias, S.J. (1621/1622-1700) e a ars minor (Lisboa 1573) de Manuel Álvares, S.J. (1526–1583)
    2021-06-07 - Fernandes, Gonçalo
    Pedro Dias, S.J. (1621/1622-1700) publicou a primeira gramática conhecida do Kimbundu, intitulado Arte da Lingua de Angola, oeferecida (sic) a Virgem Senhora N[ossa] do Rosario, Mãy, e Senhora dos mesmos Pretos (Lisboa 1697), para uso dos missionários jesuítas no nordeste do Brasil, com o intuito de estes instruírem e converterem os escravos oriundos de Angola e de outros países bantos da costa ocidental de África que ali viviam. A Arte de Dias, embora seja um pequeno livro (tem apenas 48 páginas) sem qualquer explicação teórica, é uma obra pioneira da linguística bantu, sendo a primeira gramática sistemática conhecida do Kimbundu, provavelmente do Kahenda-Mbaka, variante diatópica usada como língua geral ou lingua franca na Bahia e Rio de Janeiro, Brasil, nos finais do século XVII, pelos jesuítas, e a segunda gramática impressa de qualquer língua bantu, precedida apenas pelas Regulae quaedam pro difficillimi Congensium idiomatis faciliori captu ad grammaticae normam (Roma 1659) [Certas regras para melhor compreender a dificílima língua do povo do Congo, utilizando a norma da gramática] de Giacinto Brusciotto a Vetralla, O.F.M.Cap. (1601-1659). A Arte da Lingua de Angola, para além da influência do catecismo (1642) de Francesco Pacconio, S.J. (1589-1641) e António do Couto, S.J. (1614-1666), baseia-se na ars minor (Lisboa 1573) de Manuel Álvares, S.J. (1526-1583).
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    [Recensão a] Vázquez-Herrero, J.; Direito-Rebollal, S.; Silva-Rodríguez, A. & López-García, X. (eds.) (2020). Journalistic Metamorphosis. Media Transformation in the Digital Age. Cham: Springer.
    2021-04 - Ribeiro, Fábio
    O livro Journalistic Metamorphosis. Media Transformation in the Digital Age, editado por Jorge Vázquez-Herrero, Sabela Direito-Rebollal, Alba Silva-Rodríguez e Xosé López- García, em 2020, pela Springer, apresenta abordagens sobre as diferentes extensões do jornalismo digital e online, ao longo de 213 páginas que contemplam quatro partes distintas: 1) impactos tecnológicos nas redações; 2) narrativas e formatos emergentes; 3) consequências da massificação das redes sociais; 4) modelos de negócio.
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    Ambiguidade e desambiguação automática das preposições latinas no livro terceiro da Clavis Prophetarum
    2021-01-31 - Assunção, Carlos da Costa; Tavares, José Paulo; Fernandes, Gonçalo
    Le troisième livre de Clavis Prophetarum [La clé des prophètes], écrit par le père António Vieira, S. J. (1608-1697), dans sa version latine, provenant de la bibliothèque nationale portugaise en 2000 – édition critique de Arnaldo do espírito santo – constitue le corpus de cette étude. Pour que l’on puisse travailler un corpus d’une langue donnée, nous avons besoin de ressources linguistiques électroniques formalisées afin d’obtenir la couverture la plus large possible et pouvant être utilisées dans des systèmes appropriés. Si pour le portugais nous disposons déjà de ressources abondantes, depuis les années 1990 par le LabEL (Laboratoire d’Ingénierie Linguistique), en ce qui concerne le latin nous ne pouvons pas en dire autant. En effet, l’utilisation de programmes d’analyse automatique de texte n’est pas encore une pratique courante, car elle se limite à des cercles de recherche restreints. Cependant, il s’agit d’un domaine dont l’importance et le potentiel croissants pour la recherche des langues justifient pleinement tout l’effort de diffusion, afin que davantage de personnes soient intéressées à investir et à en faire une valeur ajoutée dans la pratique éducative. Cet article est une petite contribution à ce but et ses principaux objectifs sont d’aider à l’élaboration de règles pour la désambiguïsation automatique des prépositions et de leur syntaxe dans la version latine de Clavis Prophetarum, ainsi que l’évaluation de l’efficacité de leur application, afin de per­ mettre des approches ultérieures fiables dans l’étude de cette catégorie dans le corpus à l’aide de techniques automatiques.
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    Recensão do livro "Images of immigrants and refugees in Western Europe. Media representations, public opinion, and refugees experiences"
    2020-12 - Ribeiro, Fábio
    [Excerto] Uma criança, com roupa amarrotada e suja, observa um muro imponente de grades e de arame farpado. Não consegue ultrapassar aquele obstáculo e, por isso, parece resignada. Mesmo sem qualquer legenda, imediatamente nos ocorre que aquela fotografia terá sido captada num qualquer campo de refugiados ou numa zona fronteiriça vedada à circulação de pessoas. E assim se dá o mote à capa do livro Images of immigrants and refugees in Western Europe. Media representations, public opinion, and refugees’ experiences (2019), de Leen d’Haenens, Willem Joris e François Heinderyckx, que reúne o trabalho de investigadores sobre as implicações dos movimentos migratórios do ponto de vista comunicacional, mediático e sociológico, no contexto europeu.
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    Book review of "Images of immigrants and refugees in Western Europe. Media representations, public opinion, and refugees experiences"
    2020-12 - Ribeiro, Fábio
    [Excerpt] A child, wearing only wrinkled and dirty clothes, stares at a gigantic wall of bars and barbed wire. She seems resigned; the obstacle is too high to climb over. Looking at this picture, no caption is needed. Probably this photograph was taken in a refugee camp or in a border area where the circulation of people is not allowed. This is the book cover of Images of immigrants and refugees in Western Europe is titled. Media representations, public opinion, and refugees’ experiences (2019), written by Leen d’Haenens, Willem Joris and François Heinderyckx, which collects the work of several researchers about the implications of migratory movements from a communicational, media and sociological point of view in the European context.