DLAC - Teses de Doutoramento

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 25
  • ItemAcesso Aberto
    Memória, tradição e património cultural: o saber fazer da renda de bilros na Prainha/CE
    2023-07-04 - Camelo, Priscila Medeiros; Moreira, Fernando Alberto Torres; Silva, Pedro Gabriel
    A Prainha, município de Aquiraz, no Ceará, situa-se a 28 km da capital, Fortaleza, e destaca-se pela produção de artesanato, mais especificamente a tipologia da renda de bilros, que já acompanha a localidade por diversas gerações, alinhando-se às tramas da história e da cultura tradicional do referido local. A população da Prainha sobrevive basicamente da pesca e da renda, sendo a rendeira a protagonista e detentora do saber-fazer da renda de bilros, que assume papel preponderante no desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, uma vez que esta prática artesanal é indissociável do cotidiano dos moradores e também fundamental para o sustento familiar. A questão investigada é como as rendeiras da Prainha podem superar suas dificuldades em dar continuidade a essa prática que faz parte da cultura cearense, uma vez que a cultura é patrimônio de um povo e de uma nação, devendo ser incentivada pelo poder público e pela sociedade civil. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção e a cultura do saber-fazer da renda de bilros no município de Prainha/CE, ressaltando os aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais envolvidos nesta prática artesanal centenária. Para isso, realizou-se, além da pesquisa bibliográfica e documental, uma pesquisa de campo, recorrendo-se à abordagem da observação participante, adotando-se, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada e questionários estruturados, que foram aplicados junto às rendeiras associadas do Centro das Rendeiras Luíza Távora, empreendimento de base comunitária de referência na Prainha, que reúne 35 mulheres que se dedicam à feitura da renda, que foi fundamental para a profissionalização e organização dessas artesãs. À vista disso, o estudo disserta sobre a história e a trajetória desta tipologia artesanal na Prainha, o perfil socioeconômico das rendeiras, particularidades e peculiaridades da renda de bilros da localidade, enaltecendo os utensílios necessários para a produção da renda, e entidades envolvidas e engajadas com manutenção dessa tradição no município. Os resultados revelam que na localidade são prioritariamente as mulheres que se dedicam a esta atividade, que a maioria tem mais de 52 anos, aprenderam a fazer a renda ainda crianças no ambiente familiar, contam com uma renda mensal de R$ 500,00 até R$ 750,00, já trabalham com a renda de bilro há mais de 14 anos e dedicam de 5 até 7 horas diárias a feitura da renda. No entanto, as entrevistadas consideram que a atividade de rendeiras não lhes permite condições financeiras favoráveis e também não desperta na juventude o interesse em querer aprender essa prática artesanal, para perpetuar esse saber cultural que já ultrapassa gerações. Além disso, as rendeiras da Prainha reinventaram os utensílios necessários para a produção da renda, adaptando-os a condição e oportunidades do local. Uma das estratégias que devem ser continuada é a parceria com o Governo do Estado, Prefeitura da cidade, o CEART, SEBRAE e o Grupo Mulheres do Brasil, instituições engajadas com a perpetuação da renda de bilros na Prainha. Contudo, as inquiridas revelam que essa atuação pode e deve ser mais efetiva, com maior incentivo para que a população mais jovem veja essa atividade como fonte de renda e também como instrumento cultural que deve ser preservado.
  • ItemAcesso Restrito
    Cultural representations of disability in English Narratives of the Early 20th century
    2022-07-28 - Aguirre, Stella Guedes do Nascimento; Ribeiro, Orquidea Maria Moreira
    The Cultural Sciences have striven to be inclusive of methods of interpretation that are mindful of gender, religion, ethnicity, class and sexuality. And, whilst this warrants due merit, it is also apparent that the diverse nature of disability as a minority group that readily permeates all sectors of society remains grossly underrepresented. Contrarily, misrepresentations of people with disabilities as being dependent, inferior and socio-economic burdens upon society have been just as stigmatizing, ostracizing and oppressive as similar notions attributed to other minority groups. People with disabilities have been poked at, pointed at, laughed at, shut away, and feared. Yet, the prevailing ableist culture has done very little in securing emancipation and empowerment of those with disabilities. With the emergence of the inter-, trans- and multi-disciplinary field of Cultural Disability Studies as a state-of-the-art approach in the analysis of disability within the Humanities, such notions are now being challenged. Thus, it is essential to develop critical skills when contemplating disability so as to advocate for all-inclusive societies, much like those that have been extended globally for other minority groups. This study has been an endeavour to contemplate how those bodies that have traditionally remained on the outskirts of what is regarded as cultural norm have been represented, or misrepresented. In undertaking this study, the selected marker as the central point of scrutiny has been that of an analysis of cultural representations of disabled bodies in English narratives of the early 20th century. Also, as part of the research methodology theoretical views of cultural, literary and narrative enquiry have been applied in an attempt to comprehend how individuals are classified into basic categories, and ultimately to defend the importance of turning to analysis of discourse in narratives, stories and literature when contemplating the placement of bodies with impairments in socio-cultural settings. One of the approaches that can be taken in this direction is through critical analysis of narratives, for oftentimes much of everyday discourse can be traced back to familiar characters and voices in the pages of books or on screens. It is fundamental to contemplate cultural representations of disability in such narratives with renewed insight and new perspectives so as to allow for unbiased, unprejudiced and equitable interpretations of disability. The early twentieth century is a time in history that marks a particularly significant shift in human thought in regard to the placement of religion and science and consequently is similarly representative of changes in thought in regard to perspectives on disability.
  • ItemAcesso Restrito
    Identidade e memória em Lídia Jorge
    2023-05-18 - Silva, Jéssica Baia Moretti da; Soares, Maria Luísa de Castro
    O principal objetivo deste estudo será a análise da memória e de sua importância para a construção das identidades em cinco romances da escritora portuguesa contemporânea Lídia Jorge, sendo eles: A Costa dos Murmúrios (1988), O Vale da Paixão (1998), A Noite das Mulheres Cantoras (2011), Os Memoráveis (2014) e Estuário (2018). Em A Costa dos Murmúrios, a memória da guerra pela independência de Moçambique é evocada pela personagem Eva Lopo, vinte anos após o acontecimento, o que permite uma melhor compreensão do evento histórico sob o ponto de vista feminino. Quanto a O Vale da Paixão, os relatos das personagens fazem referência às memórias do Salazarismo anos após o 25 de Abril de 1974 e permitem a reflexão acerca do facto de que regiões como o Algarve demoraram a viver as mudanças esperadas após a revolução. No que concerne a A Noite das Mulheres Cantoras, estão nele presentes as temáticas da busca desenfreada pela fama e das exigências do show business. O contexto histórico abordado é o da sociedade portuguesa pós-colonial, o da adaptação da população à nova realidade e o da reinserção dos retornados de África. A personagem principal é Solange Matos, compositora, cujos traumas e memórias são narrados, o que possibilita a compreensão da construção de sua memória individual e da memória coletiva relacionada ao contexto histórico. No que diz respeito a Os Memoráveis, a narrativa principal é composta pelas entrevistas feitas por três amigos jornalistas, que se esforçam para produzir um documentário que pretende reconstruir as memórias da Revolução de 1974. Paralelamente a essa narrativa, está a narrativa pessoal da jornalista Ana Maria Machado, que é marcada por questões de relacionamento familiar e de identidade. Assim como nos romances já citados, em Estuário, a memória é instrumento fundamental para a construção da narrativa, sendo a personagem principal Edmundo Galeano, um jovem que, ao retornar de uma missão humanitária em África, decide escrever um romance em que pode relatar suas memórias. Sendo assim, nos cinco romances de Lídia Jorge, aqui citados, a memória é um dos elementos mais importantes para a construção da trama narrativa, o que faz com que o objetivo deste estudo seja pertinente.
  • ItemAcesso Restrito
    O uso dos gêneros textuais no Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) e no Exame Nacional do Ensino Secundário (Portugal): um estudo comparativo de casos
    2023-01-26 - Sales, Dinara Soares Chacon; Fontes, Susana de Fátima Póvoa Alves; Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves; Coelho, Sónia Catarina Gomes
    Nesta tese, desenvolvemos um estudo comparativo dos exames de acesso ao Ensino Superior em Brasil e Portugal, respectivamente o Exame Nacional do Ensino Médio e o Exame Nacional do Ensino Secundário, com o intuito de analisarmos a presença e o uso de gêneros textuais nas avaliações de Língua Portuguesa (como é oficialmente nomeada no Brasil) e de Português (como é oficialmente nomeada em Portugal). Propomo-nos a identificar e refletir sobre quais gêneros são utilizados nesses exames, a partir das normas e diretrizes educacionais de cada país e dos referenciais socioculturais que orientam as disposições genéricas de cada exame. Na perspectiva da Linguística Textual, pensamos os gêneros textuais enquanto tipos de enunciados relativamente estáveis, tendo por base as reflexões sobre gênero textual propostas por Bakhtin (1997; 2003; 2006); Maingueneau (2004; 2010); Marcuschi (2020); Bazerman (2011); Charaudeau (2004; 2010); Rojo (2015); Motta-Roth (2011); Schneuwly e Dolz (2004; 2011); Lopes e Carapinha (2013); Fávero e Koch (2008); Bentes (2012); Dell’Isola (2017); Koch (2021); Mussalim e Bentes (2008); e Adam (2022). Do ponto de vista metodológico, nosso corpus documental é composto pelos exames aplicados entre os anos de 2017 e 2021, a englobarem cinco anos de aplicação, privilegiando as edições mais recentes de ambos os exames. A partir da análise de conteúdo, conforme as proposições de Bardin (1995) e de Amado, Costa & Cruzué (2017), identificamos, categorizamos e analisamos os gêneros textuais presentes nos exames de acesso às universidades brasileiras e portuguesas, de modo a interpretarmos o aparecimento e os usos que são feitos dessas formações genéricas. Como resultado de nossa investigação, defendemos a tese que, em cada cultura, nomeadamente em Brasil e Portugal, o ensino formal conduz as práticas de linguagem em torno de gêneros mais consolidados em relação às expectativas da língua e, ao mesmo tempo, que as aprendizagens estão sob a influência de práticas de interação social relacionadas a gêneros coerentes com as demandas e dinâmicas de cada sociedade ao longo do tempo.
  • ItemAcesso Embargado
    Pedro e Inês: Simbologia de uma reflexão literária
    2022-04-21 - Afonso, Marisa de Jesus Neiva; Torre, Elisa Maria Oliveira Gomes da; Bravo, Alexia Dotras
    O presente trabalho incide nos aspetos simbólicos que marcaram o amor proibido entre Pedro, o Infante português herdeiro ao trono e a bela galega Inês de Castro, e que dele fizeram incontornavelmente um marco histórico em Portugal, que se expandiu universalmente. A tragédia da Castro inocente e do amor destruído prematuramente simboliza a mais sincera e verdadeira força do Amor e comove profundamente aqueles que ao longo dos séculos acreditam no Amor e em toda a sua força e esplendor, mesmo que a Morte o interrompa. Assim, Inês, em uníssono com o seu apaixonado Pedro, tomados ambos pelo Amor, são as personagens que melhor revelam a intemporalidade e a invencibilidade do sentimento, transformando-se, também eles, em personagens imortais. Num primeiro momento, abordaremos o mito e o seu conceito, a introdução do mesmo em Portugal, bem como mitos de amor que se tornaram marcos da Literatura. O segundo momento deste estudo e também a nossa proposta vai no sentido de ilustrar a imortalidade e a intemporalidade do amor de Pedro e Inês, o que inclui uma relação Amor-Morte e o poder do Amor sobre a Morte, através das imagens simbólicas que enriquecem as personagens e lhes permitem uma evolução temporal. E esta proposta passa por dar alguma relevância a aspetos de carácter simbólico que notámos em algumas obras previamente selecionadas pelo seu carisma e aspeto cronológico, das perspetivas de vários autores, para além da obra de António Ferreira que alicerça, a par de outras, toda a literariedade da história de Pedro e Inês. A nossa proposta centra-se definitivamente em realçar a simbologia incontornável que enriquece e enraíza literária e intemporalmente as personagens de Pedro e Inês de Castro, suscitando a curiosidade na leitura do conteúdo, sem esgotar o tema. Símbolos como a pomba ou falcão, ou os sonhos, transporte de inúmeros mistérios e indícios premonitórios, ou a bruxa, e até mesmo números, carregam em si uma energia simbólica riquíssima e plena de contornos que conseguem levaro leitor a uma transcendência intemporal que tem o poder de transformar a história,e de a enriquecer. Associados a esses arquétipos, também os números estão sempre presentes e também eles portadores de segredos e de presságios, com o intuito de divinizar as personagens, ou de as aproximar dos deuses, uma vez que muitos partilham uma estreita relação com imagens bíblicas.
  • ItemAcesso Aberto
    A influência da cultura local na recepção de peças publicitárias: dove e o discurso da real beleza no Brasil e em Portugal
    2022-02-24 - Zadinello, Alessandro Luchini; Antunes Junior, Fernando Simões; Ribeiro, Fábio
    Entender a realidade de uma sociedade, seja na organização da sua vida social ou em seus aspectos materiais, é fundamental para se compreender os efeitos gerados pela publicidade nela. Da mesma forma, o conhecimento das manifestações culturais de um povo se faz necessário para construir o elo entre a publicidade e seu consumidor. Portanto, a cultura é fruto da sociedade e confere significados à vida das pessoas e aos seus impulsos de consumo. Pretende-se, com esta tese, enxergar as semelhanças e diferenças de um discurso publicitário único por culturas distintas, desde sua emissão pelo enunciador até a recepção pelos sujeitos destinatários. Assim, busca-se como objetivo geral de estudo: compreender as estratégias discursivas do enunciador na emissão do discurso e a influência do contexto cultural do sujeito destinatário na interpretação e na recepção de peças publicitárias do segmento de beleza, de veiculação mundial, para consumidores de países distintos e com culturas diferentes, neste caso, Brasil e Portugal. Por meio do método hipotéticodedutivo, no qual são abordadas as Teorias do Discurso, a Semiolinguística e os Estudos Culturais, mediante os estudos de Dominique Maingueneau (2020, 2021), Patrick Charaudeau (2019), Stuart Hall (1997) e Jesús Martín-Barbero (2013), entre outros estudiosos, é inicialmente analisado o objeto de pesquisa, levando em consideração as teorias dos dois primeiros autores. Posteriormente, é realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais, em que são observados os efeitos gerados pelo objeto de pesquisa e suas relações com a cultura. Ao final da pesquisa, pode-se constatar como possivelmente verdadeiras as hipóteses propostas nesta investigação: 1) de que a publicidade dialoga com a cultura, a qual tem função preponderante na construção do discurso publicitário; 2) de que a publicidade recorre às emoções para ampliar seu alcance em diferentes culturas. Tornam-se, dessa maneira, visíveis as intenções capitalistas e os objetivos comerciais da narrativa publicitária da Dove, mesmo que por meio de um novo viés discursivo, o da desconstrução dos padrões de beleza propostos pela mídia. Também foi percebida a importância social e seus efeitos nos receptores do filme publicitário.
  • ItemAcesso Aberto
    Jacob Bensabat´s Portuguese, English, French and Italian grammars and manuals: a comparative study
    2022-03-16 - Beltram, Claudine Possoli; Fernandes, Gonçalo; Kemmler, Rolf
    The purpose of this work is to study foreign language manuals produced in Portugal in the 19th century by Jacob Bensabat, analyzing their parts and didactic concepts, especially concerning pedagogical and teaching method ideas. The Corpus is composed of four Portuguese manuals that have a very important position in the scope of the Portuguese language elaboration of grammars history, particularly for renewing the theory and the examples or to introduce comments on the use of the Portuguese language. The analyzed manuals are: Gramatica Inglesa Teórica e Pratica: um curso completo de exercícios, o Inglês sem Mestre em 50 lições, o Francês sem Mestre em 50 lições, o Italiano sem Mestre. It is understandable that the study of Jacob Bensabat´s work is part of a cultural history; that is why this work intends to observe how they were elaborated, understood and written. In these foreign language manuals, a comparison of definition, parts and examples are going to be demonstrated. This thesis intends to confirm if each individual work of the corpus could or could not be integrated in the teaching methodology grammatically oriented to teach foreign languages that are spread all over the world especially in the XIX century and it is now known as Grammar Translation Method. It is considered the concept of grammar, from its most broad sense, as a reference book to learn a Second Language: that is, of all types of grammars (epistemological, descriptive, normative, universal, general, etc.) only those destined to English Language Teaching (ELT) were the main object of study in this thesis.
  • ItemAcesso Aberto
    Questões de corpo e gênero nas poéticas visuais de Paula Rego e Nazareth Pacheco: representações (e identidades) culturais no feminino
    2021-04-08 - Fonseca, Luisa Maria Pereira Osório da; Soares, Maria Luisa de Castro; Ribeiro, Orquidea Maria Moreira
    A presente pesquisa aborda conceitos de cultura, memória e identidade, visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a análise de obras como processo gerador de dispositivos de memória e identidade. Apresenta-se um resgate teórico e histórico de representações do corpo da mulher na história da arte enquanto campo de estudo; destaca-se o construto teórico que fornece subsídios para elaboração de quadros comparativos e sua aplicabilidade nas artes visuais e se dá enfoque nas questões relacionadas ao corpo feminino na história da arte ocidental. Aborda-se a questão do feminino, elemento que possui divergências relacionadas a seu conceito, representação e narrativas visuais. Delimita-se a abordagem para a questão dos discursos imagéticos pela poética de duas artistas contemporâneas, Paula Rego e Nazareth Pacheco, e apresentam-se suas manifestações e características em temáticas femininas e sobre a mulher, que oferecem subsídios teóricos para o processo de análise e interpretação subjetiva em suas aproximações e diferenças. As metodologias selecionadas procuram obter subsídios para a análise e interpretação das obras de arte escolhidas, destacando o fato de que ambas as artistas possuem como foco de seu trabalho o corpo metamorfoseado ou ausente, grotesco ou antropomorforseado. Aplicam-se as metodologias escolhidas nas obras de Paula Rego e Nazareth Pacheco, e busca-se observar até que ponto atendem às demandas fenomenológicas nas narrativas e aos discursos sobre o corpo e o feminino das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise interpretativa dessas obras. Verificase, por fim, que o método fenomenológico consegue abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas e objetos e apontam-se indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas de fruição das obras de arte.
  • ItemAcesso Aberto
    O impacto do perfil linguístico em crianças de idade Pré-escolar no sucesso escolar no 1.º Ano de escolaridade
    2021-07-27 - Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida; Machado, José Barbosa; Assunção, Carlos
    A presente investigação teve como objetivo primordial identificar as competências ao nível da linguagem oral em idade pré-escolar que influenciam de forma mais significativa a aprendizagem dos processos de leitura e escrita, contribuindo para o insucesso escolar das crianças no 1.º ano de escolaridade. A amostra envolveu 96 crianças a frequentar o último ano da educação pré-escolar. As mesmas foram avaliadas em dois momentos distintos. O primeiro momento, de recolha de dados, aconteceu quando as crianças frequentavam o último ano da educação pré-escolar; o segundo momento decorreu após o ingresso das crianças no 1.º ano de escolaridade. Inicialmente, aplicou-se um breve questionário para recolha de dados sociodemográficos, de desenvolvimento global e percurso escolar da criança. Para avaliar as competências de linguagem oral, aplicou-se o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (Viana 2004). Com vista à análise da performance da leitura e escrita, recorreu-se à Prova de Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (Valido et al. 2011). Observaram-se diferenças estatisticamente significativas para as competências de linguagem oral e escrita em função do sexo, zona de residência, tipo de instituição de ensino e habilitações académicas dos pais. Observou-se uma correlação extremamente significativa positiva moderada para o conhecimento lexical e a compreensão de texto, escrita de grafemas, fluência e precisão leitora. Para as competências de conhecimento morfossintático, verificouse a existência de uma correlação extremamente significativa positiva moderada para a escrita de grafemas, compreensão de texto e precisão leitora. Quanto à memória auditiva, o estudo indica-nos a presença de uma correlação extremamente significativa positiva alta para a relação grafema/fonema e escrita de palavra. Ainda para a capacidade de memória auditiva, observouse uma correlação extremamente significativa positiva moderada para a nomeação de grafemas e fluência leitora. Quanto às capacidades de consciência linguística, aponta-se uma correlação extremamente significativa positiva moderada para a nomeação de grafemas, soletração de palavras, fluência e precisão leitora. Conclui-se que quanto melhor forem as competências ao nível das dimensões linguísticas em idade pré-escolar, melhor será a performance ao nível da relação grafema/fonema, nomeação de grafemas, soletração de palavras, escrita de grafemas, escrita de palavras, compreensão de texto, fluência e precisão leitora. Em suma, é fundamental que os níveis linguísticos sejam trabalhados precocemente e de forma holística, para prevenir e ou minimizar alterações no processo de leitura e escrita e facilitar o mesmo.
  • ItemAcesso Embargado
    Televisão Universitária, recepção e identidade: um Estudo de Caso das Representações Culturais na Televisão Unifor
    2021-06-10 - Santos, Helena Cláudia Fernandes; Moreira, Fernando Alberto Torres; Ribeiro, Fábio
    A presente tese de doutoramento tem como proposta o estudo sobre a Televisão Universitária e a representação das identidades culturais para seus públicos. Estabelece para a pesquisa um estudo de caso sobre a TV Unifor, emissora da Universidade de Fortaleza – Unifor, no estado do Ceará, Brasil, instituída em agosto de 2005. Pretende-se, desse modo, constatar como se dá a recepção da programação da emissora em seus conteúdos pelos atores sociais, considerados partícipes dessa construção, ou seja, alunos, professores e funcionários que compõem o escopo da instituição em questão. Procura-se perceber ainda como a concepção de cultura que a grade de programação propõe repercute para a comunidade acadêmica e como esta a identifica. Busca-se conhecer a audiência e a atenção dada à emissora pelo público indicado e como se dá a participação da academia na tessitura dos programas ali exibidos, diante do volume de conteúdo distribuído nos canais de exibição. A Universidade é tratada aqui como nascedouro dos processos de criação, reflexão e escoamento de informações diversas. Considera-se que, nesse espaço de ebulição de pensamentos e ideias, encontram-se elementos que justificam a ancoragem de uma emissora de televisão que dê vazão e visibilidade aos projetos ali desenvolvidos, no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão, tripé de base das Universidades.
  • ItemAcesso Aberto
    Heterotopia, liminaridade e vida quotidiana: O Boom Festival como epifenómeno de alteridade
    2021-03-23 - Pereira, Tiago André Moreira; Sacramento, Octavio José Rio do; Silva, Pedro Gabriel Gonçalves Pedro More...
    Tendo em conta a efervescência que o conceito festival ganhou ao longo das primeiras duas décadas do século XXI, a tese procura novos significados de festival à medida que se configura como fenómeno de massas e indústria, i.e., cujo volume de negócio aumentou exponencialmente, satisfazendo os movimentos de massas e as indústrias a ele ligadas. Partindo de perspetivas aportadas pelas ciências da cultura e explorando o conceito de festival transformacional são analisadas as circunstâncias sociais e os quadros culturais que configuram as disposições subjetivas e impulsionam a procura do Boom Festival, em Portugal. A Boomland, espaço onde se realiza o Boom Festival, afigura-se como um santuário e local de peregrinação muito concorrido para os aficionados de um movimento global denominado tribo psytrance. Este movimento alternativo, com origens nas correntes ditas contra-culturais da década de 1960, apresenta uma veia hedonista, uma tendência espiritual e um elevado interesse no comércio e consumo de psicadélicos. O psytrance, epifenómeno da EDMC, está na génese do Boom Festival e é a característica que demarca este festival dos demais no circuito internacional. É em torno da Boomland e do festival que nela tem lugar que esta investigação vai orbitar, procurando salientar o impacto que a experiência Boom Festival tem na vida de quem a vive. A tese observa as modulações identitárias associadas aos processos de socialização, práticas e fruições culturais entre indivíduos e grupos, em contextos de alteridade, promovidos durante o evento. Em simultâneo, são abordadas as propriedades no festival que lhe proporcionam uma feição heterotópica de espaço de transgressões, tendo em vista compreender de que modo os contextos sociais temporários de suspensão e liminaridade induzem processos transformacionais no regresso à vida normal. Os três eixos conceptuais centrais nos quais a tese assenta – neotribalismo/heterotopia/processo ritual – são essenciais para entender e situar o Boom Festival no contexto das transformações sociais e culturais da contemporaneidade, sobretudo no que diz respeito à influência da tecnologia e do digital nos processos sócio-culturais. Partindo desses três eixos, esta investigação implicou numa abordagem etnográfica, com recurso à etnografia digital e à autoetnografia, complementadas com entrevistas semi-dirigidas. A recolha de dados incidiu em três momentos relativos à edição de 2018 do festival – antes, durante e após o festival – , com base num grupo de discussão/observação composto por 20 pessoas, reunidas na plataforma digital Facebook, remetendo para um trabalho de campo no espaço digital e no espaço geográfico.
  • ItemAcesso Aberto
    Representações culturais e protagonismo sociocultural: estudo de caso na Fundação Casa Grande
    2021-03-15 - Silva, Adriana Helena Santos Moreira da; Ribeiro, Orquidea Maria Moreira
    A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri tem como propósito incentivar a formação e a qualificação de crianças e jovens da cidade de Nova Olinda (CE), Brazil, e sua região, por meio da vivência de gestão institucional e da compreensão, registro e disseminação dos conteúdos que envolvem Cultura, Patrimônio Cultural, Arqueologia Social Inclusiva, Gestão Social, Turismo Comunitário, Comunicação Social, Produção Cultural e Meio Ambiente, da pré-história à contemporaneidade. O município de Nova Olinda é localizado na Chapada do Araripe, na região metropolitana do Cariri, conhecido pela sua identidade cultural própria, sentimento de pertença e vocações econômicas complementares. Assinala-se, portanto, que a acepção ampla acerca das relações entre cultura e desenvolvimento econômico, instrumento de inclusão social, direito do cidadão e ação integrada com potencial transformador foi, em grande medida, preconizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciências e a Cultura (UNESCO), por meio de seus fóruns, fazendo evidenciar preceitos dessa natureza nas esferas políticas internacionais como segmento protagonista do desenvolvimento humano. Partindo do pressuposto de que a cultura é o âmbito básico no qual uma sociedade gera valores e os transmite de geração em geração, no qual os indivíduos podem se reconhecer mutuamente, cultivar-se, crescer em conjunto e desenvolver-se, atitudes como a responsabilidade mútua, cuidado com o bem-estar coletivo, melhoria na equidade da região podem colaborar no desenvolvimento, além de contribuir para o perfil final de uma comunidade. Dessa forma, a proposta desta pesquisa foi investigar as representações sociais de experiências de Cultura e Protagonismo Sociocultural a partir do discurso dos “jovens” da Organização Não-Governamental (ONG) Fundação Casa Grande – Memorial do Homem do Kariri. Para isso, foi realizado um estudo de caso cuja metodologia é de natureza qualitativa, mediante revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo, utilizando as representações culturais e sociais para compreender a atuação do imaginário cultural e social sobre o pensamento e a conduta de pessoas e grupos sociais. Com intuito de estabelecer classificações e identificar os elementos das representações culturais e sociais dos sujeitos pesquisados, foram identificadas algumas categorias empíricas que apareceram com mais frequência nos discursos dos jovens: Espaço do Brincar, Aprendizagem, Responsabilidade, Protagonismo, Coletividade e Cidadania. À guisa de conclusão, os resultados do estudo sublinham que a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri impõe-se como campo fértil de múltiplas e ampliadas possibilidades de aprendizado, que todas as atividades propostas e desenvolvidas possuem caráter formativo com a perspectiva de profissionalização; a forte vinculação entre a memória e a identidade possibilitou compreender como decorrem os processos de preservação das heranças simbólicas enraizadas e institucionalizadas. É nelas que as crianças e os jovens se moldam para edificar suas próprias identidades e para pertencer e se afirmar como parte da Fundação Casa Grande. Constatou-se que o desenvolvimento de habilidades nos jovens transcende as questões puramente de formação profissional, mas identificaram-se os sentimentos de autoconfiança, autoestima e visão do futuro. Há um respeito e valorização em ser um menino da Casa Grande na cidade de Nova Olinda, situação que impõe a cada um deles um sentimento de responsabilidade. Existe um estímulo frequente em desenvolver as habilidades de autonomia e protagonismo nos jovens para que estabeleçam relações interpessoais, possibilitando a superação de dificuldades e aprendizagens coletivas, tão importantes para a formação de gestores e líderes reconhecidos pela comunidade.
  • ItemAcesso Aberto
    Heterotopia, liminaridade e vida quotidiana;: O Boom Festival como epifenómeno de alteridade
    2021-03-23 - Pereira, Tiago André Moreira; Sacramento, Octavio José Rio do; Silva, Pedro Gabriel Gonçalves Pedro More...
    Tendo em conta a efervescência que o conceito festival ganhou ao longo das primeiras duas décadas do século XXI, a tese procura novos significados de festival à medida que se configura como fenómeno de massas e indústria, i.e., cujo volume de negócio aumentou exponencialmente, satisfazendo os movimentos de massas e as indústrias a ele ligadas. Partindo de perspetivas aportadas pelas ciências da cultura e explorando o conceito de festival transformacional são analisadas as circunstâncias sociais e os quadros culturais que configuram as disposições subjetivas e impulsionam a procura do Boom Festival, em Portugal. A Boomland, espaço onde se realiza o Boom Festival, afigura-se como um santuário e local de peregrinação muito concorrido para os aficionados de um movimento global denominado tribo psytrance. Este movimento alternativo, com origens nas correntes ditas contra-culturais da década de 1960, apresenta uma veia hedonista, uma tendência espiritual e um elevado interesse no comércio e consumo de psicadélicos. O psytrance, epifenómeno da EDMC, está na génese do Boom Festival e é a característica que demarca este festival dos demais no circuito internacional. É em torno da Boomland e do festival que nela tem lugar que esta investigação vai orbitar, procurando salientar o impacto que a experiência Boom Festival tem na vida de quem a vive. A tese observa as modulações identitárias associadas aos processos de socialização, práticas e fruições culturais entre indivíduos e grupos, em contextos de alteridade, promovidos durante o evento. Em simultâneo, são abordadas as propriedades no festival que lhe proporcionam uma feição heterotópica de espaço de transgressões, tendo em vista compreender de que modo os contextos sociais temporários de suspensão e liminaridade induzem processos transformacionais no regresso à vida normal. Os três eixos conceptuais centrais nos quais a tese assenta – neotribalismo/heterotopia/processo ritual – são essenciais para entender e situar o Boom Festival no contexto das transformações sociais e culturais da contemporaneidade, sobretudo no que diz respeito à influência da tecnologia e do digital nos processos sócio-culturais. Partindo desses três eixos, esta investigação implicou numa abordagem etnográfica, com recurso à etnografia digital e à autoetnografia, complementadas com entrevistas semi-dirigidas. A recolha de dados incidiu em três momentos relativos à edição de 2018 do festival – antes, durante e após o festival – , com base num grupo de discussão/observação composto por 20 pessoas, reunidas na plataforma digital Facebook, remetendo para um trabalho de campo no espaço digital e no espaço geográfico.
  • ItemAcesso Aberto
    A Identidade Cultural Europeia
    2020-01-16 - Santos, Rui Manuel Soares Monteiro Carneiro dos; Ribeiro, Orquidea Maria Moreira
    Ao longo das últimas décadas, sobretudo nas duas últimas, tem-se assistido ao interesse por parte dos europeus, pelo conceito de identidade. Uma significativa parte desse interesse prende-se com os desafios colocados por um mundo cada vez mais global, assim como pelo fluxo de indivíduos oriundos do exterior da Europa que chega até ela em números nunca antes conhecidos. Movidos pelos mais diversos motivos, os imigrantes que buscam a Europa representam um desafio para quem vive nela. A integração das comunidades imigrantes numa sociedade de acolhimento representa, sempre, uma série de desafios para a sociedade europeia. Diferentes formas de estar, pensar, comunicar, chegam à Europa e abalam a estrutura cultural do continente. A globalização trouxe novos hábitos, novas formas culturais que são visíveis em todo o território europeu. O paradigma pelo qual a Europa se regia é colocado em causa com a vinda de diferentes culturas. O temor pelo desequilíbrio do padrão que era a norma é notório. Enquanto tal acontece, a Europa vive um momento único na sua História com a existência da União Europeia que junta em si praticamente todos os países da Europa. Novos desafios necessitam de novas abordagens e é ao olhar-se para o passado que se pode compreender o presente e delinear estratégias para o futuro. A realização deste trabalho teve como objetivos verificar se a identidade cultural europeia existe, em que moldes e em que consiste, assim como o que pensam as elites e a povo europeu sobre a sua existência e, caso exista, sobre o que significa ser europeu.
  • ItemAcesso Aberto
    Cultura Organizacional nas Organizações Familiares
    2019-10-29 - Ferreira, Jorge Paulo Rocha; Rodrigues, João Bartolomeu
    Este estudo surge com o problema de que forma a cultura organizacional influencia os diferentes processos de gestão e os comportamentos de uma organização familiar. A cultura organizacional tem-se destacado como uma variável contextual que poderá explicar o sucesso, ou mesmo o fracasso, das iniciativas de gestão. A importância da cultura organizacional na gestão é extensamente referida em literatura, mas tem sido realizada pouca investigação sobre esta temática, particularmente, nas micros, pequenas e médias empresas familiares. Os objetivos do estudo são o relacionamento entre diferentes perfis de culturas organizacionais, o uso de práticas de gestão e a análise da cultura organizacional nos resultados do desempenho da empresa. A metodologia utilizada foi a exploratória e o estudo foi desenvolvido em empresas familiares, com recurso ao método quantitativo e qualitativo. Foram identificadas dimensões de cultura organizacional, de gestão e desempenho, onde posteriormente, se construiu o instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário. A amostra são funcionários que ocupam cargos de gestão ou equiparado em empresas com atividade económica nas áreas da agricultura, indústria extrativa, indústria transformadora, construção civil, comércio por grosso e a retalho, alojamento e restauração, transportes e comunicações, nas zonas geográficas de Porto, Vila Real e Bragança. Os dados evidenciaram que o desenvolvimento da cultura é o desenvolvimento da própria organização. A cultura influencia e é influenciada pela organização, sendo uma consequência da gestão. A transferência do conhecimento para dentro da empresa é feita pela gestão e esta tem impacto ao nível da cultura organizacional. O conhecimento reflete-se em valores que sustentam as rotinas organizacionais, sendo estas a determinar as orientações e as estratégias.
  • ItemAcesso Aberto
    Patativa do Assaré, leitor de Camões. Da identificação glosante à contestação global
    2019-07-08 - Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga; Soares, Maria Luisa De Castro
    Este estudo destina-se a analisar a leitura, a partir das interações do livro-texto com o leitor particular, com especificidades de ser humano e indivíduo participante de uma sociedade. O encontro do (ser) leitor com o texto corresponde, nesta tese, em apresentar o poeta popular do interior do Ceará-Brasil como leitor do poeta renascentista português Luís de Camões. Diante do exposto, o título da tese é PATATIVA DO ASSARÉ, LEITOR DE CAMÕES. DA IDENTIFICAÇÃO GLOSANTE À CONTESTAÇÃO GLOBAL. Nesse sentido, considerou-se válido analisar a presença de Portugal em Patativa do Assaré, poeta popular do Nordeste brasileiro, intérprete de um povo e de um tempo-memória, um poeta que solda razão e emoção, enunciação e performance, tradição e contemporaneidade, a partir dos reflexos mais ou menos visíveis de Camões. A obra do poeta e compositor Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, faz essa ponte entre a oralidade e a escrita, entre o tradicional e a consciência crítica, em uma ação ética e estética permeada pela luta social, representando através de sua linguagem, ora culta, ora matuta, a cultura popular, herdeira de várias civilizações. Suas composições dão fruto em poemas com forte performance oral, marcados pelo ritmo e pela musicalidade, seja com melodias recorrentes na cantoria sertaneja, seja de autoria do próprio poeta. Diante disso, o objetivo geral é compreender em que medida a obra de Patativa do Assaré traz em si possibilidades de saltos estéticos e de consciência crítica e transformadora, representada através de sua linguagem. O propósito, também, é o de apresentar uma leitura da poética de Patativa do Assaré, partindo de um estudo do seu caráter popular e social. Sendo agricultor no interior do Ceará, o poeta observou e vivenciou a dramática realidade da região nordestina, reconhecendo-se, dessa forma, como portavoz de seu povo. Com isso, o legado literário deixado por Patativa será analisado pelo viés do discurso e da identidade, com o propósito de estabelecer vínculos que evidenciem a presença desses traços pós-coloniais e subalternos utilizados pelo escritor em sua produção poética, característica que o torna um dos principais expoentes da literatura e cultura popular brasileiras. Enfim, evidenciam-se através da literatura de Patativa do Assaré as vozes encontradas na sua poética, designadamente, a voz dos clássicos e, dentre eles, a de Luís de Camões.
  • ItemAcesso Aberto
    The effects of readers theatre on the oral reading fluency of grade-six portuguese-speaking efl learners
    2019-06-12 - Welch, Graça Maria de Oliveira Simões; Belo, José Manuel Cardoso
    Although extremely important, oral reading fluency is often lacking among a great many EFL students. As a result, these students may become discouraged and feel overwhelmed when presented with the task of reading. Research studies have indicated that an effective tool for increasing oral reading fluency in first language (L1) settings and more recently in L2/FL settings is Readers Theatre. This study was undertaken to investigate the effectiveness of Readers Theatre reading instruction as a means for facilitating and improving grade-sixth Portuguesespeaking EFL students’ oral reading fluency development, when embedded as an instructional component of the English as a Foreign Language curriculum. A total of 44 participants and their EFL teacher took part in this five-week quasiexperimental research study which followed a pretest, intervention and posttest schedule. The participating students belonged to two separate Portuguese-speaking sixth-grade EFL intact classes consisting varying levels of reading proficiency. One intact class was selected to serve as the experimental group (n=21, 12 males and 9 females), while the other group comprised the control group (n=23, 13 males and 10 females). It was hypothesised that the use of Readers Theatre would provide improvements in students’ oral reading fluency. The data collected consisted of scores obtained from both the Curriculum Based Measurement: Oral Fluency Test (CBM-ORF) as well as the Multidimensional Fluency Scale (MFS). The quantitative results reveal that over the course of this study, the students who participated in Readers Theatre made significant progress and growth in their accuracy, automaticity and prosodic scores, outperforming the control group who partook in the regular grade-six reading instruction via the existing grade-six EFL syllabus. These findings align with existing research on the teaching of fluency instruction and support the importance and effectiveness of fluency-based interventions to develop and increase students' oral reading fluency.
  • ItemAcesso Aberto
    As identidades do homem no discurso da ficção científica: as manipulações da era tecnocientífica e o devir do pós-homem
    2019-04-05 - Teresinho, Luís Filipe Cunha; Oliveira, Anabela Dinis Branco de
    Ao longo desta tese, analisamos como a ficção científica constrói o seu discurso tendo como referência o Homem e o seu entorno tecnocientífico. Observamos como ele surge retratado face a diferentes desafios e como o próprio género engendra mecanismos simbólico-narrativos para imaginar realidades alternativas, tendo sempre como premissa original, o presente histórico. Para isso, não raras vezes, a ficção científica recorre a mitos e arquétipos para analisar o binómio Homem/tecnociência. Ela é devedora da mitologia, na qual procura motivos, figuras e mitemas para tornar o seu discurso mais alegórico e profícuo. Notamos como perdura uma relação próxima entre a mitologia e a ficção científica, sendo capaz de reconceptualizar e reatualizar os velhos mitos e arquétipos da antiguidade, assim como criar novos mitos. No decurso deste estudo recorremos a documentos literários e fílmicos incontornáveis na história do género, de modo a decompor como o ser humano é retratado em diferentes cenários. Assinalamos como a proposição do super-homem de Friedrich Nietzsche teve um grande impacto na ficção científica, ao ambicionar que o ser humano se liberte dos grilhões da natureza e de Deus, assumindo o destino com as suas próprias mãos. Os desenvolvimentos na área da engenharia genética, como a introdução da técnica da clonagem ou a seleção criteriosa do ADN abrem caminho à criação de uma raça superior de humanos mais apta, forte e inteligente. O sonho de Nietzsche parece estar mais próximo. O mesmo é dizer mediante a integração do ser humano e dos últimos progressos em robótica, em computação, nanotecnologia e na emergência de novos dispositivos de Inteligência Artificial. A ficção científica vai ao encontro da tecnociência na projeção de uma nova estirpe humana, super-inteligente, o Homem 2.0., ou do pós-Homem que, abandonando o seu corpo efémero, poderá viver para sempre num ambiente virtual, alcançando a transcendência. Porém, este admirável mundo novo encerra muitas questões, não só em termos técnicos, mas, sobretudo ao nível da ética. A promessa de um futuro auspicioso para a humanidade esbarra nas pretensões das elites em se tornarem cada vez mais poderosas e sujeitarem os seus concidadãos à miséria. O género alude ao perigo da tecnociência levar a humanidade para o abismo, ao reforçar ainda mais as desigualdades sociais existentes entre as elites e o povo. Esta noção alcança uma nova matriz à luz do género utópico com o qual a ficção científica revela uma forte cumplicidade e ligação. A tecnociência aspira a tornar-se o novo messias do novo mundo, mas com graves custos para a humanidade. Escritores e cineastas denunciam o lado negro do progresso tecnocientífico, ao vislumbrarem no surgimento de armas de destruição massiva, no surgimento de meios de vigilância e de controlo, além de governos e ideologias tirânicas um futuro sombrio para a humanidade que poderá desencadear o apocalipse civilizacional do Homem.
  • ItemAcesso Aberto
    A excelência no desporto: estudo centrado nas histórias de vida de atletas campeões olímpicos brasileiros
    2019-02-27 - Silva, Maria Ione da; Pereira, Antonino Manuel de Almeida; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Rodrigues, João Bartolomeu
    O presente estudo teve como objetivos conhecer quais os aspetos que os atletas medalhistas olímpicos brasileiros consideram importantes para o desenvolvimento da excelência no desporto; identificar quais os aspetos que os profissionais de Educação Física consideram determinantes para a o desenvolvimento da excelência no desporto; confrontar as opiniões dos profissionais de Educação Física e dos atletas olímpicos. Para tal, a recolha de dados se deu por meio da entrevista semiestruturada e como técnica de investigação foi utilizada as Histórias de Vida, com 09 atletas medalhistas olímpicos. Foram também estudados 15 professores de Educação Física, com vivências no esporte rendimento, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados resultantes das entrevistas, aplicamos a análise de conteúdo. A associação dos resultados evidencia que: i) a compreensão de excelência do esporte, de acordo com as análises das falas dos sujeitos investigados, se configura como uma manifestação cultural, que exige uma formação integral da pessoa enquanto ser social: ii) os fatores primários são distribuídos em quatro dimensões (Psicológica, cognitiva, emocional e desempenho pessoal; iii) os fatores secundários correspondem a seis dimensões (socioafetivo, financeiro, políticas públicas, socioprofissional, socioinstitucional; socioeducacional); iv) a trilogia educação/escola/esporte está diretamente ligada ao processo de formação do atleta; v) a dimensão da espiritualidade, Deus, fé e a crença são os alimentos que ajudam para o enfrentamento das maiores dificuldades dos atletas; vi) há uma entrega da família, mães, pais, avós, irmãos, professores e técnicos, aos objetivos dos atletas; vii) as políticas públicas contribuem para a formação de um atleta de excelência; viii) o alcance da excelência demanda uma articulação de todas as dimensões presentes no processo de formação do atleta. Tendo em conta os resultados obtidos, chegamos as seguintes conclusões: i) os aspetos que os atletas medalhistas olímpicos brasileiros consideram importantes para o desenvolvimento da excelência no desporto transitam entre os fatores primários e secundários, tendo como destaque a espiritualidade e políticas públicas; ii) os aspectos que os profissionais de Educação Física consideram determinantes para o desenvolvimento da excelência no desporto contemplam os fatores primários e secundários; iii) ao confrontar as opiniões dos profissionais de Educação Física e dos atletas olímpicos destacam-se nas suas falas, aspectos das políticas públicas e a espiritualidade como fatores determinantes para a excelência no desporto. Em síntese, tanto os atletas quanto os professores consideram os fatores primários e secundários determinantes para a construção de carreira de um atleta medalhista olímpico, havendo uma ênfase atribuída aos fatores da espiritualidade, políticas públicas e socioeducacionais. Essas evidências mostram que alcançar a excelência no desporto é um processo transdimensional.
  • ItemAcesso Aberto
    Mulher, cultura e representação na publicidade: a identidade cultural da mulher gaúcha pós-moderna a partir do Anuário das Senhoras
    2019-01-11 - Brum, Caroline de Franceschi; Fonseca, Daniela Esperança Monteiro Da; Ribeiro, Orquidea Maria Moreira
    Este estudo parte de uma observação empírica da alteração de matriz identitária e representacional das jovens gaúchas contemporâneas, que vem a assumir cada vez mais uma postura contrária aos valores e sistemas do fluxo da circulação cultural estabelecidos durante a modernidade. Surgiu, então, a necessidade de compreender o que ainda perdura dos padrões representacionais femininos, culturalmente formatados pelas gerações anteriores na representação utilizada e aceite pelas mulheres gaúchas da contemporaneidade. Estabeleceu-se como base representacional da mulher brasileira moderna a que aparece nos anúncios publicitários d’O Anuário das Senhoras. Noutro domínio, foram as mulheres gaúchas pós-modernas/contemporâneas inquiridas de modo a poder sistematizar um perfil identitário específico que permita responder à questão inicial deste trabalho: Qual a relação existente entre a identidade cultural da mulher gaúcha pósmoderna e a representação da mulher presente nos anúncios publicitários, das edições de 1949- 1954 da publicação Anuário das Senhoras? A discussão teórica estabeleceu-se a partir de três pontos fulcrais: cultura, mulher e comunicação publicitária na imprensa feminina com recurso a autores como Cuche (1999), Woodward (2009), Butler (2013), Fujisawa (2006), Miguel e Rial (2016), Sant’Anna (2016), Arend (2016), Scott (2016), Buitoni (2009) e Pinsky (2016). Para além das componentes teóricas, este trabalho estabelece os seguintes objetivos: identificar a representação cultural da mulher brasileira moderna nas comunicações publicitárias em cada uma das categorias de produtos e serviços anunciados nas edições, a partir do estabelecimento da relação texto-imagem; contrastar as representações culturais da mulher brasileira moderna presentes nos anúncios analisados com os padrões estabelecidos por Buitoni (2009) e Pinsky (2016); comparar os cotidianos delimitados pelos modos de fazer femininos veiculados nos anúncios e os modos de fazer indicados pelas mulheres gaúchas contemporâneas participantes do inquérito; verificar o nível de identificação das respondentes em relação às mulheres representadas nos anúncios disponibilizados via questionário; relacionar os perfis apresentados pelas respondentes e o das mulheres representadas nos anúncios; identificar e sistematizar os traços gerais e geracionais da identidade cultural da mulher gaúcha pósmoderna/contemporânea, baseados nas mulheres gaúchas participantes do inquérito. A base metodológica utilizada materializa-se numa triangulação que combina a análise semiótica dos anúncios publicitários veiculados nas edições estudadas, inspirada em Roland Barthes (1990), Silva (2001) e Souza e Santarelli (2008); a análise de conteúdo dos anúncios e nas respostas das mulheres gaúchas, inspirada na análise temática proposta em Bardin (2015); e na utilização de inquérito via questionário realizado a um conjunto de mulheres contemporâneas.