DMAT - Artigo de Conferência em Revista Científica não Indexada

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 11 de 11
  • ItemAcesso Aberto
    Compreensão dos testes de hipóteses por alunos do curso de Engenharia Informática
    2015-03 - Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel
    Neste trabalho avalia-se a compreensão em testes de hipóteses de alunos do curso de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto. Para tal, uma amostra de 223 alunos responderam a um questionário sobre o tema, do qual analisamos neste texto duas questões que versam o estabelecimento/formulação de hipóteses e a identificação do teste de hipóteses. Os resultados mostram que os alunos, em geral, têm muitas dificuldades nas questões colocadas neste tema de testes de hipóteses, principalmente na interpretação das questões e em expressarem o seu raciocínio estatístico através da justificação escrita das respostas.
  • ItemAcesso Restrito
    A Note on Alto Douro’s Wine Coopers’s (FI)
    2014 - NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA
  • ItemAcesso Restrito
    Quando começa a formação do professor que ensina Matemática no Ensino Básico?
    2015 - Teixeira, Isabel; Costa, Cecília; Catarino, Paula; Nascimento, Maria Manuel
  • ItemAcesso Restrito
    Matemática Rural: Um olhar sobre o passado à luz da atualidade
    2015 - Catarino, Paula; Costa, Cecília
  • ItemAcesso Restrito
    As representações matemáticas nos sistemas de equações: análise de três manuais escolares de épocas diferentes
    2015 - Teixeira, Isabel; Costa, Cecília; Catarino, Paula; Nascimento, Maria
  • ItemAcesso Restrito
    A utilização da história da matemática no ensino: análise de um manual do final do séc. XX
    2015 - Teixeira, Isabel; Costa, Cecília; Catarino, Paula; Nascimento, M.
  • ItemAcesso Restrito
    Ciência Viva com Pedro Nunes: uma experiência com alunos do ensino secundário no ensino superior
    2015 - Catarino, Paula; Costa, Cecília; Nascimento, Maria Manuel
  • ItemAcesso Aberto
    Etnomatemática: Produção de recursos educativos em contexto cultural
    2015 - Serra, Lucinda; Costa, Cecília; Lopes, J. Bernardino; Catarino, Paula
  • ItemAcesso Restrito
    As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros
    2015 - Catarino, Paula; Nascimento, Maria Manuel; Campos, Helena
    Este artigo apresenta um estudo descritivo de dois livros de Geometria, usados em Portugal, aprovados e oficialmente autorizados, um para o ano letivo 1938-1939 e outro para o ano letivo seguinte de 1940-1941, em “harmonia com os programas” de Geometria da época. O objetivo deste estudo é o de analisar e registar o tipo de representações matemáticas aí existentes, primeiro em cada um deles e depois analisandoos comparativamente. Nestes livros constam os conteúdos de geometria ensinados à época aos alunos da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar e constata-se o uso sistemático, ao longo dos dois textos, de todas as representações matemáticas externas: linguagem escrita, as representações simbólicas, as icónicas e as ativas. Os dois livros são muito semelhantes, tanto na sua descrição geral, detalhada, organização e grafismo. De igual modo os conteúdos e as representações matemáticas externas analisadas se revelam similares. Nas partes dos dois livros dedicadas à 3.ª classe predominam a linguagem escrita e a representação pictórica, enquanto nas partes dedicadas à 4.ª classe, para além desses dois tipos de representação matemática externas, também se encontraram exemplos de representação simbólica.
  • ItemAcesso Aberto
    The use of Function Machine: an experience in the classroom
    2016 - Gandra, Ana Paula; Aires, Ana Paula; Catarino, Paula
    The transition from Arithmetic to Algebra is one of the great difficulties of the students and there are errors that occur and persist over time. The curricular guidelines set out in the Principles and Standards for School Mathematics [1] suggest that students should significantly learn Mathematics based on their math skills that were previously acquired. In Portugal, the Mathematics Program of Basic Education [2] considers that, in the 7th grade of basic school, students begin with formal study of algebra and when the students work with "letters" and points out, those students should understand the meaning of "letters", usually called variables and operations with them. The chapter "Functions" awaken the algebraic thinking and leads, for example, to the generalization. In the case in the teaching process, there is a consensus that the issue of "Functions" must has a central place in algebra education, particularly at primary (elementary) level [3]. This paper explores the use of an applet, named Function Machine, which allows students to observe patterns and regularities from pairs of numbers and make generalizations using words and symbolic rules. As a specific purpose it was intended to show how an educational experience based on the observation of numerical regularities, allows an expression of general and contributes to the development of algebraic thinking. Methodologically, we opted for a qualitative and interpretative research approach, based on a case study. Data collection was done through direct observation of a lesson and written productions of students. An activity was drafted with two issues and applied to two classes of the 7th grade of basic school during a mathematical class of fifty minutes, who answered individually to the data items and also interacted with the computer at the same time. The teacher is an author and assumed the role of observer. The results show that most of these students from the 7th grade of basic school are enabled to make generalizations, find an expression that translates the general structure of the displayed pattern and justify their answers using the current language, the language of mathematics, or a combination of both languages. Sometimes the Function Machine influences the choice of the general expression of a pattern, because the student can confirm whether it is correct or not by viewing this dynamic form of information on the computer screen. Overall, it is concluded that there was a significant improvement in student performance at the level of generalization.
  • ItemAcesso Aberto