DMAT - Artigo publicado em Revista Científica não Indexada

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 3 de 3
  • ItemAcesso Aberto
    Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
    2017 - Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José António; Nascimento, Maria Manuel
  • ItemAcesso Aberto
    Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    2015 - Catarino, Paula; Campos, Helena; Vasco, Paulo
    Os avanços científicos e tecnológicos permitem-nos ter acesso a uma quantidade substancial de dispositivos eletrónicos, nos quais podemos instalar o mais variado software. Uma vez que muitos destes recursos já se encontram disponíveis nas escolas, e no dia a dia, entendemos que, sendo devidamente explorados, representam uma oportunidade para os alunos, considerados já nativos digitais, realizarem experiências diferentes utilizando as tecnologias, logo desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente denota-se alguma preocupação, por parte dos professores e investigadores, em efetuar mudanças nas metodologias dinamizadas no ensino e aprendizagem da Matemática, nomeadamente com o uso de diferentes tecnologias, com o intuito de consolidar e ampliar a aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Neste contexto, este trabalho resulta da dinamização de um workshop, inserido nas “VI Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença no desempenho escolar”, que proporcionou a abordagem de conteúdos geométricos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o software Google Earth Pro, desenvolvendo tarefas, que os participantes poderão implementar em sala de aula com os seus alunos, contribuindo, desta forma, para uma aprendizagem significativa de alguns conteúdos de índole geométrica.
  • ItemAcesso Aberto