Um contributo para a avaliação do desempenho do serviço de gestão de rsu do município de tarouca

Data
2008
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Resumo
Perante a ameaça que os novos riscos gerados pela própria actividade humana com que a sociedade moderna se defronta, quando agride equilíbrios naturais ou biológicos, com consequências ainda insuficientemente testadas, as questões ambientais têm ganho uma nova dimensão. Face ao crescimento acelerado e desequilibrado registado à escala mundial, a problemática da gestão ambiental tem assumido uma particular relevância na actualidade. Trata-se de uma área da Engenharia do Ambiente que assume uma importância estratégica, nomeadamente ao nível das ferramentas de apoio às entidades gestoras dos resíduos sólidos urbanos, visando avaliar a qualidade do serviço prestado aos utilizadores. Neste contexto, o objectivo principal da presente dissertação centrou-se na análise da qualidade de serviço prestado no sistema de resíduos sólidos numa determinada área geográfica, concelho de Tarouca, cuja entidade gestora em alta é a empresa Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., (RESIDOURO) e a entidade gestora em baixa é a Câmara Municipal de Tarouca. Neste contexto foram utilizadas duas metodologias. A primeira metodologia consistiu na análise de um inquérito aplicado a 3% do total de utilizadores do serviço. A segunda metodologia incidiu na aplicação do modelo de avaliação por sistema de indicadores de desempenho desenvolvido pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR), publicado para aplicação através do seu “Guia de Avaliação da Qualidade de serviços de Águas e Resíduos Prestados aos Utilizadores, Versão 4, 2008”. A principal evidência que resulta da presente tese é que, embora haja a preocupação de avaliar, ainda há muitas lacunas no Modelo de Avaliação do IRAR, não havendo também o devido feedback das entidades gestoras com os utilizadores do serviço, visando a procura constante da melhoria da qualidade.
Before the threat that the generated new risks for the proper human activity being with whom the modern society if confronts, when attack ecological or biological balance, with consequences still insufficiently tested, the ambient questions have profit a new dimension. Face to registed the growth sped up and unbalanced to the world-wide scale, in actuality the problematic of the environmental management has assumed a particular relevance. One is about an area of the Environmental Engineering that assumes a strategical importance, notably in the level of the tools of support to the managing body of the Municipal solid Waste, aiming at to evaluate the quality of service given to the users. In this context, the main objective of the present dissertation was centered in the analysis of the quality of service given in the system of solid waste in one determined area geographic, Commune of Tarouca, whose managing body in high is the company Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, s.a., (RESIDOURO) and the managing body in low is the Council House of Tarouca. In this context had been used two methodologies. The first methodology consisted of the analysis of an applied survey 3% of the total the users of the service. The second methodology happened in the application of the rating matrix for system performance evaluation developed for the Instituto Regulador de Águas e Residuos (IRAR), published for application through its “Guia de Avaliação da Qualidade de serviços de Águas e Resíduos Prestados aos Utilizadores, Versão 4, 2008”. The most important evidence that results of the present dissertation is that, even so it has the concern to evaluate, still has many gaps in the rating matrix of the IRAR, also not having had feedback of the managing body with the users of the service, aiming at the constant search of the improvement of the quality.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente
Palavras-chave
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