SEE - Comunicação em Conferência

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 2 de 2
  • ItemAcesso Aberto
    Desenvolvimento de competências em literacia de informação e pensamento crítico: um mosaico de ideias em torno do trabalho colaborativo em contextos escolar e universitário
    2017-11-10 - Carvalho, Maria Margarida Melo de; Morais, Teresa Maria
    Neste artigo pretendemos caracterizar e descrever um projeto experimental de colaboração entre duas bibliotecas (Escolar e Universitária) a desenvolver ao longo do ano letivo 2017-2018 em Vila Real. Considerando que as bibliotecas são a anima das escolas e das universidades, que apoiam as organizações através da partilha de recursos, de conhecimentos e de competências às comunidades envolventes, estas devem desenvolver estratégias e ferramentas de trabalho que contribuam proactivamente para o desenvolvimento sustentável, agindo como catalisadores da inovação, de inclusão e de proximidade. É um projeto transversal temático e metodológico, que integra professores e alunos dos três níveis de ensino, básico, secundário e superior e que se desenvolverá em 5 módulos: estratégias de pesquisa, avaliação e seleção de fontes; organização e uso da informação; plágio, referências e citações; recursos para apresentação de trabalhos; comunicação e avaliação. Criar, em contexto, ambientes propícios à aprendizagem colaborativa encorajando a inovação e o pensamento crítico, aumentando as capacidades literácicas é o nosso propósito.
  • ItemAcesso Aberto
    O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
    2017-10-27 - Carvalho, Maria Margarida Melo
    No universo da informação a tríade SUJEITO-DOCUMENTO-CONHECIMENTO assume particular relevância no sentido da total redefinição das missões exigidas às bibliotecas. As formas e os suportes convencionais em que assenta a transmissão do saber disciplinar, componentes fundamentais integrados num processo multissecular de exigentes práticas cientificas. técnicas e culturais, acusam, nos nossos dias, uma relativa inadequação face à enorme quantidade e à ininterrupta circulação de informação. a um tempo. determinante da reformulação das práticas de inquirição e de pesquisa do saber como da sua organização e difusão. Nos seus múltiplos objectos/formas/instrumentos. o saber disciplinar especializado. estando submetido como está a uma transformação e actualização permanentes. impõe um ritmo acelerado de difusão nas comunidades restritas dos seus utilizadores. As novas tecnologias de informação servem de meio simultaneamente. à dispersão informativa especializada e à abertura de possibilidades de intercomunicação globalizante. Entre a dispersão informativa e a comunicação formadora desenha-se toda uma problemática filosófica de expressão ôntico­gnosiológica em que as questões próprias do domínio do conhecimento objectivo apelam a uma correspondente conduta e exigente investigação subjectiva-existencial. As bibliotecas enquanto organismos vivos, enquanto microcosmos essenciais no devir do saber são instrumentos activos desta problemática. razão pela qual se deverá pensar e redefinir o seu estatuto no processo de decifração do mundo e da ilustração do homem.