“O ensino artístico e a sua didática como fatores determinantes da educação”: “o Conservatório Regional de Música de Vila Real”

Data
2015-01-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Através deste trabalho, pretendemos estudar a problemática do Ensino Especializado da Música em Portugal, com especial enfoque no papel dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e na forma como este género de ensino tem sido visto pela Tutela no decorrer dos últimos 30 anos, enquanto componente fundamental na formação dos nossos jovens. É abordado o papel que este desempenha no desenvolvimento dos jovens, bem como a problemática centrada na legislação, nas diferentes didáticas, metodologias e pedagogias no contexto dos Conservatórios. Para demonstrar que a capacidade da Música, através do seu ensino, pode funcionar como meio de desenvolvimento sustentado a nível social, económico e cultural de uma região, é apresentado o Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR) como Estudo de Caso e abordado o panorama cultural e musical do distrito de Vila Real, os seis anos de atividade e resultados financeiros do projeto citado, bem como o programa base que esteve na sua génese. Neste trabalho estão, ainda, plasmados processos metodológicos, configurados por uma análise documental, passando por uma metodologia qualitativa e quantitativa, estudo de caso e análise de dados, referentes ao números de alunos que frequentam este tipo de ensino, ao número de estabelecimentos de ensino e aos inquéritos efetuados sobre o impacte social e económico do trabalho realizado pelo CRMVR . Concluímos que o Ensino Especializado da Música, apesar do seu desenvolvimento, teve basicamente uma preocupação normativa, sem nunca ter refletido efectivamente sobre os conteúdos ministrados. Nos últimos oito anos tentou verter-se uma ideia de “massificação”, que apenas promoveu resultados nocivos, quer a nível pedagógico, quer a nível da sobrevivência financeira dos estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo que ministram este género de ensino.
Through this work, we intend to study the problem of Specialized Music Education in Portugal, with special focus on the role of Private and Cooperative Educational Institutions and how this kind of teaching has been seen by the Trusteeship over the past 30 years, as an influential part in the process of personal development of young people. It is presented the role it plays in youth development as well as the problems centered on legislation in the different teaching methodologies and pedagogies in the context of conservatories. To prove that the Music, through its teaching, can be as a means of sustainable development social, economic and cultural, of a region, is presented the Regional Conservatory of Music in Vila Real (CRMVR) as a Case Study and presented the cultural and musical landscape of the district of Vila Real, the six years of activity and financial results of the project mentioned, as well as the program that was based on its genesis. In this work are also described methodological processes, configured by a document analysis, through a qualitative and quantitative methodology, case study and analysis of data, concerning the numbers of students attending such schools, the number of schools and surveys carried out on the social and economic impact of the work done by CRMVR. With thos work we conclude that the Specialized Music School, despite its development, was essentially a normative concern, having never really reflected on the material taught. Over the past eight years has tried to shed the idea of a "mass", which promoted only harmful results in the pedagogical level and in the financial survival of the institutions of Private and Cooperative Education who teach this kind of teaching.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Música , Ensino , Didática , Educação
Citação