Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/4233
Title: A Educação Física desde o 1º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário. Perspetiva histórica em diálogo com a contemporaneidade
Authors: Moreira, Mónica do Carmo Ferreira Martins
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Pereira, Ana de Fátima da Costa
Keywords: Educação física
Desporto escolar
Ensino básico
Autoconceito
Issue Date: 28-Jan-2015
Abstract: O presente trabalho visa apresentar a sistematização do nosso pensamento, reflexão e investigação à volta da temática da Educação Física, numa perspetiva evolutiva ao longo da História, mas lançando sempre âncoras à contemporaneidade. Com efeito, é nosso particular foco de interesse determo-nos em questões que esta temática levanta na atualidade, propondo-se uma reflexão crítica sobre a forma como a Educação Física é ou deve ser encarada pelo legislador, pelos profissionais do seu ensino, pelos alunos, pela família e pela comunidade. Partiremos da importância da educação na estruturação do ser humano, visitaremos a área específica da Educação Física, constataremos as tendências do pensamento de alguns autores à volta desta temática, até chegarmos à problematização das temáticas que pretendemos colocar sob escrutínio e reflexão no presente trabalho. Procuraremos significar a importância, nem sempre reconhecida para a educação física enquanto prática e saber, na construção harmoniosa do indivíduo, e que se não circunscreve apenas ao ambiente escolar. Ou seja, dar jus à máxima latina mens sana in corpore sano, afinal uma máxima de saberia intemporal e atemporal. Porto de partida será igualmente a nossa experiência enquanto profissionais deste ramo do saber, bem como o percurso de valorização profissional já trilhado (Diploma de Estudos Avançados), com os quais julgamos poder contribuir para aprofundamento de investigação em áreas ainda pouco exploradas, como sejam as temáticas das “relações afetivas e o sucesso educativo no 1º Ciclo” e “o autoconceito e a afetividade nas aulas de Educação Física”.
The current study presents the systematization of our thoughts, research and reflection on the theme of Physical Education, in an evolutionary perspective throughout history, always dropping anchors to the present time. Indeed, it is our particular focus of interest to dwell on questions that this issue raises today, proposing a critical reflection on how Physical Education is or should be considered by the legislator, professionals of their teaching, students, families and the community. We will begin on the importance of education in shaping the human being and we will visit the specific area of physical education. We will also see trends of thought of some authors on this issue, until we reach the problematization of issues that we intend to put under scrutiny and reflection in this work. We will try to denote the importance, not always recognized, of Physical Education as a practice and knowledge, in the harmonious construction of the individual, that should not be limited to the school environment. We reinforce the well-known Latin motto mens sana in corpore sano, after all, a motto of timeless wisdom. Our experience while working in this branch of knowledge will be the starting point, as well as the path of professional development already trodden (Diploma of Advanced Studies).We firmly believe that we can contribute to previously unexplored areas, such as the themes of “affective relations and educational success in the 1st cycle” and “self-concept and affection in physical education lessons.”
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/4233
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_mcfmmoreira.pdf788,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.