Rastreio do desenvolvimento psicomotor: influência dos fatores de risco e contributo da psicomotricidade

Data
2015-02-12
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Resumo
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo que resulta das transformações que vão ocorrendo no ser humano ao longo da sua vida, e que depende da inter-relação entre os fatores genéticos e ambientais. Para se proceder à verificação e avaliação do desenvolvimento, é necessária a utilização de testes válidos, práticos e precisos que nos permitam obter resultados fidedignos, essenciais para que a criança cumpra em pleno o seu potencial de desenvolvimento e, caso seja necessário, o seu encaminhamento para áreas de intervenção especializadas. Neste sentido, todas as crianças devem integrar o programa de vigilância e o rastreio do desenvolvimento psicomotor, de modo a identificar possíveis atrasos e apurar os fatores de risco que podem influenciar a sequência típica do desenvolvimento psicomotor. Assim sendo, a presente pesquisa teve como objectivos: (i) identificar testes de rastreio do desenvolvimento psicomotor e conhecer a sua importância na deteção precoce de atraso de desenvolvimento; (ii) avaliar as capacidades psicométricas da Escala de Avaliação das Competências do Desenvolvimento Infantil (Schedule of Growing Skills-II - SGS-II); (iii) apurar os fatores de risco que podem influenciar a sequência típica do desenvolvimento psicomotor de crianças dos 0 aos 5 anos de idade, utilizando a versão validada da SGS-II; (iv) perspetivar o contributo da Psicomotricidade, enquanto área de intervenção, nesta problemática. Perante os resultados obtidos no presente trabalho pode concluir-se que a utilização de instrumentos de avaliação mais ajustados poderá permitir a deteção precoce na identificação de atraso de desenvolvimento e seu encaminhamento para equipas de intervenção especializadas. A análise das qualidades psicométricas da SGS-II evidenciou uma boa consistência interna dos itens e fiabilidade da escala, pelo que esta poderá auxiliar no rastreio de desenvolvimento de crianças portuguesas, quer em consulta de vigilância infantil, quer na consulta de pediatria, creches ou nos infantários. Quando avaliadas, as crianças classificadas com fatores de risco, apresentaram resultados abaixo do esperado para a sua idade, com maior incidência naquelas que foram classificadas com “alterações nas funções ou estruturas do corpo”. Contudo merecem especial atenção as crianças que procuram o serviço de pediatria por outros motivos, nomeadamente as que a priori não iriam apresentar atraso, uma vez que evidenciaram, na faixa etária dos 5 anos, níveis questionáveis e/ou significativos de atraso de desenvolvimento. Neste sentido, a avaliação formal mais precoce possibilitará a sinalização de crianças em risco de atraso de desenvolvimento, através de uma avaliação criteriosa, fiável e válida para a população em causa, sendo a SGS-II uma escala que poderá ser um bom auxilio no rastreio de desenvolvimento de crianças portuguesas. Uma adequada intervenção psicomotora poderá também ter um contributo na estimulação e aquisição de competências no desenvolvimento psicomotor, no sentido de prevenir, minimizar ou mesmo reverter o atraso de desenvolvimento psicomotor.
The psychomotor development is a dynamic and continuous process which results from the transformations that occur in the human being throughout his life, and depends on the interrelationship between genetic and environmental factors. To be possible to verify and evaluate the development, it is necessary the usage of valid, practical and precise tests which allow us to obtain reliable results, essential for the child to fulfil completely his/her development potential and, if necessary, his/her reference to the specialized intervention areas. In this sense, all children should integrate the psychomotor vigilance and screening program, in order to identify possible development delay and identify risk factors which may influence. Therefore, the present research had as goals the following: (i) identify screening tests of psychomotor development and know its importance in the precocious detection of development delay; (ii) evaluate the psychometric capacities in the Schedule of Growing Skills-II - SGS-II; (iii) evaluate risk factors which may influence the typical psychomotor development sequence in children between 0 and 5 years old, using the valid version of SGS-II; (iv) predict the contribution of Psychomotricity as an intervention area in this problem. According to the results obtained in the present work, we can conclude that the usage of more fitting evaluation instruments may allow an early detection in the identification of development delays and its referral to specialize intervention teams. The analysis of psychometric qualities of SGS-II showed evidence of a good internal consistency of the items and scale reliability, reason for why it may be of help in the screening of the development of Portuguese children, either in childhood surveillance, or in pediatrics consultation and daycares. When evaluated, children classified with risk factors, present lower results than the expected for their age, with a greater incidence in those classified as “function or body structure alterations”. However, special attention should be given to children who go to pediatrics for other reasons, such as those that would not present delays on a first evaluation, but, at the age of 5, presented questionable and/or significant development delay levels. In this sense, an earlier formal evaluation will allow signaling of children at risk of development delay, thru a criterions, reliable and valid evaluation for the population in cause, being SGS-II a scale which may be a good help in the screening of the development of Portuguese children. An adequate psychomotor intervention may also give a contribution to the stimulation and acquisition of skills in the psychomotor development, in the sense of preventing, minimizing or even reverting the psychomotor development delay.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
Palavras-chave
Desenvolvimento psicomotor , Crianças , Psicomotricidade
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