Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/4256
Title: O papel interventivo do yoga na promoção da saúde e cultura de paz no ambiente escolar
Authors: Gomes, Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Keywords: Ioga
Promoção da saúde
Masculinidade
Cultura de paz
Issue Date: 12-Feb-2015
Abstract: As escolas públicas do Município de Fortaleza estão dominadas por uma onda de violência masculina sem precedentes, dificultando, tanto a aprendizagem dos alunos, como também as relações intra e interpessoais. A violência é hoje, junto ao desemprego, a maior preocupação da população brasileira (Pontes, 2002). Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a contribuição do Yoga na promoção da saúde e cultura de paz no ambiente escolar, e como objetivos específicos investigar se, com a prática do Yoga, houve mudanças na vida de alunos de escola pública e examinar se houve redução da violência no ambiente escolar produzida pela inclusão do Yoga na vida dos estudantes. Este estudo quantiqualitativo caracteriza-se na sua abordagem quantitativa como um estudo quase-experimental e na abordagem qualitativa como uma pesquisa-ação. Participaram, como sujeitos na pesquisa quantitativa, nove alunos do sexo masculino e seis do sexo feminino no grupo experimental, nove alunos do sexo masculino e sete do sexo feminino no grupo controle e oito professores, totalizando 39 pessoas. Na pesquisa qualitativa, responderam à entrevista os nove estudantes do sexo masculino que participaram das aulas de Yoga. Foram utilizados cinco instrumentos de coleta de dados: 1) Questionário sobre atitudes e comportamentos dos estudantes na escola adaptado para os alunos, 2) Questionário sobre atitudes e comportamentos dos estudantes na escola adaptado para os profesores, 3) Questionário sociodemográfico, com intuito de conhecer o perfil destes adolescentes, 4) Entrevista semiestruturada sobre a percepção de mudanças de comportamento após um ano letivo com a prática do Yoga e 5) Diário de campo, no qual todas as falas e comportamentos foram registrados no decorrer do ano, após se deixar a escola. Os resultados evidenciaram mudanças significativas nos escores de percepção de violência dos cinco grupos investigados: do grupo experimental, antes (49,11 ± 7,57) e depois (40,56 ± 2,83) da intervenção; do grupo controle do sexo masculino, antes (51 ± 7,35) e depois (42,11 ± 5,69); grupo experimental feminino, antes da intervenção, foram (38,83 ± 3,97) e depois (34,83 ± 2,48); grupo controle feminino, antes (53,71±7,57) e depois (43,57±4,04), grupo de professores antes da intervenção os escores foram (72,5 ± 8,16) e depois (52,87 ± 15,21). Utilizou-se a análise de discurso para interpretar os dados qualitativos e três macrocategorias foram criadas com base nos discursos recorrentes dos sujeitos: O que representa o Yoga; De lodo a lótus: benefícios e mudanças percebidas; e O Yoga na promoção da saúde e paz na escola. Para preservar a identidade dos alunos, foram utilizados codinomes. Evidenciamos uma mudança no comportamentos dos sujeitos entrevistados. Concluiu-se que houve uma mudança significativa no comportamento agressivo dos alunos, porém, o grupo-controle também reduziu o percentual de violência. Acreditou-se que este resultado sucedeu em razão da mudança de comportamento do grupo experimental haver desencadeado mudanças nos grupos controle.
Public schools in the city of Fortaleza are dominated by a wave of unprecedented male violence, hindering both student learning and intra-and interpersonal relationship. Today, violence is the biggest concern of the Brazilian population, along with unemployment (Bridges, 2002). The general objective of this research aims to evaluate the contribution of Yoga to promote health and the culture of peace in the school environment, and the specific objectives investigate whether there were changes in the life of public school students with the practice of Yoga and examines whether there was a reduction of violence in the school environment caused by the inclusion of yoga in students' lifes. This quantitative and qualitative study is characterized in its quantitative approach as a quasi-experimental research, and in the qualitative approach as an action research study. Participated as subjects in the quantitative reseach nine male students and six female students in the experimental group, nine male students and seven female students in the control group and eight teachers, totaling 39 people. In the qualitative research , nine male students who participated in yoga classes were interviewed. Five instruments of data collection were used: 1) Questionnaire, suited to students, on attitudes and behaviors of students in the school, 2) Questionnaire, adapted to the instructors, on attitudes and behaviors of students in school, 3) Sociodemographic questionnaire, in order to discover and define the profile of these students, 4) Semi-structured interview on perceptions of behavior changes after a school year with the practice of Yoga and 5) Field diary , in which all speeches and behaviors were recorded during the year, after the researcher left the school. The results showed significant changes in the scores of perceived violence of the five investigated groups: the experimental group before (49.11 ± 7.57) and after (40.56 ± 2.83) the intervention, the control group males before (51 ± 7.35) and after (42.11 ± 5.69), the female experimental group before the intervention (38.83 ± 3.97) and after (34.83 ± 2.48), the female control group before (53.71 ± 7.57) and after (43.57 ± 4.04), the group of teachers before the intervention scored (72.5 ± 8.16) and after (52.87 ± 15 , 21). We used discourse analysis to interpret qualitative data and 3 macro-categories were created from the recurring subjects' speeches: What Yoga represents, From mud to Lotus: benefits and perceived changes, and Yoga in promoting health and peace in school. To protect students' identities, code names were used. We saw a change in the behavior of the subject interviewed. We concluded that there was a significant change in the students' aggressive behavior, however, the control group also reduced the percentage of violence. We believe that this result was due to the change of behavior in the experimental group, that induced changes in the control groups.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/4256
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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