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Title: A dimensão ética e educativa na obra de Miguel Torga: um poeta do dever
Authors: Maia, Carlos Fernandes
Advisor: Veiga, Manuel Alte da
Keywords: Torga, Miguel (1907-1995)
Ética
Educação
Issue Date: 1999
Abstract: Dirigir-se a um poeta e pedir-lhe uma sistematização filosófica seria tarefa de algum modo condenada ao fracasso. Mas procurar uma perspectiva ética e educativa diferente e mais entusiasmante já é outra questão: os poetas da antiga Grécia eram os mestres de ética; e os poetas dizem também o que os outros não conseguem e o que dizem é mais apaixonante do que a secura dos sistemas filosóficos. Pois o autor foi procurar a legitimidade de pedir tal favor a Miguel Torga. Achando legítimo procurar um logos num orfeu, visitou-o no seu tempo e na sua obra e pediu-lhe razões para uma nova convicção sobre ética e sobre educação. Mas quem dirige uma pergunta a um poeta tem uma preocupação mais vasta do que a expressa na denotação da pergunta; e recebe respostas que abrem novas perspectivas. Foi o que sucedeu. E, assim, o autor não só recebeu indicações no sentido da identidade educativa e da liberdade ética, mas também sentiu a força de uma vida orientada e assente no dever. Com esse apoio, procurou-se englobar o pensamento de Torga numa ética e numa pedagogia do dever e especificar a forma de realizar no sentido inevitável do quotidiano o sentido indispensável da existência humana, e especialmente da existência do professor.
Addressing to a poet and asking him for a philosophic systematization would be a task somehow condemned to failure. But searching an ethical and educational perspective which was different and more motivation is no doubt another question: the ancient Greek poets were the ethics masters; and the poets also say what the others are no able to, and what they say is more impassioning than the coldness of the philosophic systems. And yet the author tried to get legitimary to ask such a favour from Miguel Torga. Considering it was legitimate to ask for a ‘logos’ in an ‘orpheus’, he visited him in his age and work, and asked to be given the grounds for a new conviction on ethics and education. However, he who asks a question to a poet has a deeper concern than that expressed by the denotation of the question: and he receives answers which open new perspectives. It was that happened. Thus, not only did the author receive indications towards educational identity and ethical freedom, but he also felt the power of a life guided by and based on duty. With that support it was tried to include Torga’s thought in an ethics and pedagogy of duty and specialy the form to achieve the essencial sense of human existence, and specially that of the teacher’s, in the inevitable sense of daily life.
Se diriger à un poète en lui demandant une systématisation philosophique serait une entreprise vouée à l’échec. Mais chercher une nouvelle perspective éthique et éducative et une perspective plus enthousiasmante c’est déjà une autre question: les poètes de l’ancienne Grèce étaient les maitres en matière d’éthique; en outre, les poètes ont la capacité de formuler ce que les autres n’arrivent pas à exprimer et ce qu’ils disent est plus passionant que la froideur des systèmes philosophiques. De toute façon l’auteur a cherché la légitimité de demander une telle faveur à Miguel Torga. Considérant légitime chercher un logus chez un ‘orphée’, il l’a visité dans son temps et dans son oeuvre et lui a demandé ses raisons pour une nouvelle conviction au sujet de l’éthique et de l’éducation. Mais celui qui questionne un poète le fait d’un souci plus ample que celui exprimé dans la simple dénotation de la question; et en même temps il reçoit des réponses qui ouvrent de nouvelles perspectives. C’est exactemente ce qui c’est passé: l’auteur a non seulement reçu des indications dans le sens de l’identité éducative et de la liberté éthique, mais aussi il a expérimenté la force d’une vie orientée et basée sur le devoir. Avec cet appui, on a cherché insérer la pensée de Miguel Torga dans une éthique et dans une pédagogie du devoir et aussi spécifier la frome de réaliser, dans le sens inévitable du quotidien, le sens indispensable de l’existence humaine et, en particulier, de l’existence du professeur.
Description: Tese de Doutoramento em Educação, área de Filosofia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/44
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:OLD - Teses de Doutoramento

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